O Sistema de Fila
Por: phiapus • 18/12/2020 • Relatório de pesquisa • 911 Palavras (4 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1]
CIRCUITO INTEGRADO
Tarcisio de Freitas Botelho, Kevin Evangelista Santos.
Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR
Avenida Luis Eduardo Magalhães, 1305 – CEP 45028-440 – Vitória da Conquista, BA
tarcisio_botelho@hotmail.com, kevin_evangelista@hotmail.com
Resumo. O projeto consiste na criação de um sistema, utilizando circuitos integrados, onde foi solicitado um sistema com três entradas e duas saídas independentes. O problema proposto foi a utilização de sensores de presença para acender dois LEDs diferentes de acordo com a necessidade apresentada. O sistema consiste em um interruptor (entrada um), um sensor A (entrada dois) e um sensor B (entrada três), um LED verde (saída um) e um LED vermelho (saída 2).
1. INTRODUÇÃO
Circuito integrado (ou simplesmente C.I.) é um circuito eletrônico que incorpora miniaturas de diversos componentes (principalmente transistores, diodos, resistores e capacitores), "gravados" em uma pequena lâmina (chip) de silício. O chip é montado e selado em um bloco (de plástico ou cerâmica) com terminais que são conectados aos seus componentes por pequenos fios condutores.
Foi solicitado um circuito com três entradas e duas saídas independentes. O problema proposto a ser resolvido foi o seguinte:
Um estabelecimento bancário com três caixas de atendimento sofre com problemas de espaço, visto que os clientes não respeitam a faixa que indica o limite para se aguardar na fila. Foi proposta a criação de um sistema com um interruptor (entrada um) que aciona dois sensores de presença (entradas dois e três), que dependendo da localização do cliente, acenderá um LED vermelho indicando que ele deve dar um passo atrás, ou um verde, indicando que ele está no local correto.
- METODOLOGIA
Primeiramente o problema foi contextualizado e visualizado. Foi feito um desenho do local, com a localização de todos os componentes que eram necessários (Figura 1).
[pic 2]
Figura 1
Logo após a contextualização do problema, foi feita a tabela verdade com as três entradas e duas saídas (Figura 2).
[pic 3]
Figura 2
Após a tabela verdade construída, foi simulado através do software Logisim, o funcionamento do circuito integrado (figura 3). Depois foi feita a conversão para apenas portas NAND também utilizando o Logisim (figura 4).
[pic 4]
Figura 3
[pic 5]
Figura 4
Após testar todas as possibilidades e verificar que o sistema funciona corretamente utilizando o Logisim, foi utilizado o Software Tinkercad para simular o sistema completo, desta vez já incluindo os LEDs, fonte de alimentação, resistores, e os CIs. (figura 5).
[pic 6]
Figura 5
Para simular o sistema no software Tinkercad, foram utilizados 2 LEDs (Vermelho e Verde), uma Fonte de alimentação, dois resistores, um interruptor com 4 entradas (foram utilizadas apenas 3 para a simulação), e 4 CI’s modelo 74HC00. Após realizar a simulação no Tinkercad, utilizou-se outro software chamado Eagle para organizar e fazer as trilhas e deixar o material pronto parar ser impresso na placa (figura 6).
[pic 7]
Figura 6
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
A seguinte expressão foi retirada da tabela verdade resultante do projeto:
...