O que é o software livre?
Projeto de pesquisa: O que é o software livre?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andersonmendes42 • 20/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.036 Palavras (5 Páginas) • 328 Visualizações
FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA
ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
PROJETO INTEGRADOR
ARTUR AFONSO TEOBALDO DE SOUSA
ANDERSON ANDRÉ MENDES MIGUEL
SOFTWARES LIVRES
FORTALEZA
2014
ARTUR AFONSO TEOBALDO DE SOUSA
ANDERSON ANDRÉ MENDES MIGUEL
SOFTWARES LIVRES
Relatório apresentado ao Curso Superior de Graduação Tecnológica em Analise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO) como requisito para aprovação na disciplina Projeto Integrador, sob a orientação do Professor Ernani Andrade Leite.
FORTALEZA
2014
SUMÁRIO
Introdução 04
1 O que é Software Livre? 05
2 Por que Utiliza-lo? 05
3 Código aberto 05
4 As vantagens 06
7 Considerações Finais 07
8 Metodologia 07
Referencias 08
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como foco levantar informações sobre os Softwares Livres que tendem a liderar o mercado de Softwares. Contudo, veremos mais amplamente sobre o que é software livre, o que o software tem a oferecer, com toda sua facilidade e como devemos nos preparar para as utilizações e saber como desfrutar dessa nova tendência no mercado.
1. O QUE É SOFTWARE LIVRE?
O termo Software Livre se refere aos softwares que são fornecidos aos seus usuários com a total liberdade de estudar, repassar e executar sem que o usuário precise modifica-lo com a permissão do autor do programa. Contudo, o software livre parece basta com o domínio publico, embora haja certas diferenças, Software de Domínio Público é um software Livre.
2. POR QUE UTILIZÁ-LO?
O Software Livre é muito importante na computação. De forma rápida, o programa terá seu código fonte disponibilizado para qualquer usuário, ele terá o poder de alterar para utilizar em suas necessidades e tudo isso sem ter que pagar nenhuma taxa ao seu criador.
O Sistema Operacional Linux vem ganhando muita força no mercado de softwares, pois ele é um sistema bastante confiável e de baixo custo. Com ele o usuário tem o poder de modifica-lo e utiliza-lo para suas necessidades do dia-a-dia e sem ter que pagar por um sistema fraco e com muitas limitações. O software livre possui tanta importância que, se não fosse assim, o Linux não existiria ou ficaria restrito.
Hoje em dia existe uma grande quantidade de programadores e colaboradores que buscam um sistema confiante e dinâmico e que esteja no alcance de todos os usuários. Para eles, todos podem mostrar suas ideias e participar cada vez mais de todo o processo.
3. CÓDIGO ABERTO
O código aberto é um software que disponibiliza seu código-fonte a todos os usuários. Apesar do software possui uma ótima qualidade e o fato do mesmo se gratuito principal atrativo. Ainda existem certos critérios para do código aberto:
• Redistribuição livre: A licença do código aberto não deve de nenhuma forma cobrar qualquer custo para venda.
• Código fonte: O software deve agregar o código-fonte e deve permitir a distribuição na forma de código fonte e compilada.
• A licença: Não deve discriminar qualquer tipo pessoa ou ramos de empreendimentos específicos.
Os programas mais utilizados do mundo que possui o seu código aberto é o Mozila Firefox, Perf, Apache HTTP Server, Linux, OpenOffice, Gimp e Amule.
4. AS VANTAGENS
Um programa é livre quando todas essas características. Então o usuário deve ser livre para redistribuir copias, modificadas ou não, gratuitamente. Ser livre para fazer tudo isso significa (entre outras coisas) que você não deve ter que pedir ou pagar pela permissão para fazê-lo. O usuário também pode ter a liberdade de modificar o programa e utiliza-lo privativamente para seu lazer ou na sua área de trabalho,
...