Organização de computadores Relatorio
Por: Petrick Arysson • 23/6/2015 • Relatório de pesquisa • 1.577 Palavras (7 Páginas) • 196 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS[pic 1]
Av. Ary Coelho, nº 829 – Cidade Salmen – Rondonópolis MT
CEP 78705-050 – (66) 3411-7600
Organização de Computadores Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets
RONDONÓPOLIS – MT
2015
PETRICK ARYSSON DA SILVA DE SOUZA - RA: 2484719005
CURSO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
1ª Série – 1º Bimestre
Organização de Computadores Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets
Trabalho desenvolvido durante a Etapa 1 na disciplina de Organização de Computadores – 1° semestre do Curso de Ciências da Computação, Anhanguera Educacional – Rondonópolis/MT como parte da avaliação da disciplina. Prof. Pierre Inacio |
RONDONÓPOLIS - MT
2015
Organização de Computadores Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets
- Introdução à arquitetura de computadores.
Qualquer máquina capaz de manipular informações binárias pode ser qualificada de computador. Nos tempos de hoje vêm se observado uma atuação cada vez maior dos computadores nas diversas atividades do nosso dia a dia. As operações bancárias, as telecomunicações, uso pessoal e o manuseio de muitos aparelhos eletrodomésticos são as facilidades trazidas pela utilização dos computadores. A evolução da informática foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores mais acessíveis e baratos ao usuário principalmente na interação entre o homem e maquina. Um dos principais fatores que tornaram o computador mais acessível foram os primeiros computadores com mause e teclado eles eram mais compactos, e também sistemas operacional em janelas.
- Computadores pessoais e equipamentos portáteis.
Um computador pessoal ou PC (do inglês Personal Computer) é umcomputador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de indivíduos. A expressão "computador pessoal" (ou sua abreviação em inglês PC, de "Personal Computer") é utilizada para denominar computadores de mesa (desktops), laptops, PDAs ou Tablet PCs, executando vários Sistemas Operacionais em várias arquiteturas.
Wikipédia. Computador pessoal. Disponível em:
Computadores pessoais são caracterizados pelo seu grande porte e principalmente por ficarem nas residências. E para transportes são menos eficientes para desmontar, comparados a dispositivos porteis como ultrabook ou tablets, ou seja, são mais difíceis de transporta por haverem muitos cabos e serem maiores. Já os dispositivos portáteis são mais leveis e mais fáceis para transporta por geralmente serem menores e por não haverem cabos só na hora que for carregar.
A história dos computadores pessoais e equipamentos portáteis têm inicio em torno de 1917 com a criação do primeiro microchip da Intel, o 4004, que era bem rudimentar comparado às tecnologias de hoje em dia, porém na época de sua criação era um grande avanço tecnológico onde o microchip processava instruções de 8 bits, que transferia apenas 4 bits por ciclo e operava a 740 kHz, sendo cerca de 15 vezes mais rápido que o ENIAC. Pouco tempo depois foi criado o Altair que custava 439 dólares, onde era necessário que soldasse manualmente cada componente, foram vendidos 4000 unidades, mesmo que não tivesse muita utilidade prática além de fonte de aprendizado de eletrônica e programação, serviu também para mostrar que a informática podia exercer um grande mercado de computadores pessoais.
Em 1976, foi criado o Apple I, era baseado no processador 6502, clone do Motorola 6800, fabricado pela MOS Tecnology, um processador de 8 bits que operava a 1MHz, mas não fez grande sucesso vendendo apenas 200 unidades mesmo que dispensasse a compra de um terminal de vídeo. Na época, as fitas K7 eram utilizadas para guardar dados e programas, no
Apple I os programas eram lidos a 1500 bits por segundo, ou seja, o grande problema das fitas K7 era a lentidão e baixa confiabilidade. O Apple II vinha com 4Kb de .memória e mais 12 Kb de memória ROM que armazenava um interpretador BASIC e o software de bootstrap. O BASIC era a linguagem mais popular na época, pois tinha sintaxe mais simples comparado ao C ou Assembly. O Apple II se tornou tão popular que sobreviveu até o início dos anos 90, quase uma década depois do lançamento do Macintosh. O último lançamento foi o Apple IIC Plus, que utilizava um processador de 4 MHz (ainda de 8 bits) e vinha com um drive de disquetes de 3.5", já similar aos drives atuais.
Na década de 50 surgiram as memórias core, onde eram utilizados anéis de ferrite (material que pode ter seu campo magnética alterado através de impulsos elétricos , armazenando equivalente a um bit 1 ou 0). O Apple I inovou com as memórias DRAM (dynamic RAM), onde é utilizado um único transistor para cada bit de dados, já que o Altair utilizava chips de memória SRAM (static RAM), que eram rápidos e confiáveis, mas caros demais.
Já na década de 70 houve a criação do Atari 800, que foi mais vendido como um console de videogame, mas podia ser usado também como um computador poderoso se comparados aos da época, sua principal função era o desenvolvimentos de programas em BASIC, assim era muito utilizado em escolas e universidades.
- Arquiteturas RISC e CISC.
Algumas das principais características da arquitetura CISC são: reduzir as dificuldades de escrita de compiladores, reduzir o custo global do sistema, reduzir os custos de desenvolvimento de software, reduzir drasticamente o software do sistema, reduzir a diferença semântica entre linguagens de programação e máquina, fazer com que os programas escritos em linguagens de alto nível corressem mais eficientemente, melhorar a compactação do código e facilitar a detecção e correção de erros.
...