Relatório Laboratório de Redes de Computadores
Por: alraccruz • 27/1/2017 • Artigo • 943 Palavras (4 Páginas) • 547 Visualizações
Relatório Laboratório de Redes
Carla Cristina da Cruz Araujo; Karlyanne Paoola Silva Braga
Curso de Bacharelado em Ciência da Computação – Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Belém
alrac.cruz@gmail.com, braga.paoola@gmail.com
Este é o segundo relatório da disciplina de Laboratório de Redes, em que utilizaremos o analisador de PDUs para extrair informações pertinentes a essa simulação, assim como veremos o funcionamento do protocolo ARP e suas aplicabilidades e iniciaremos o estudo das peculiaridades na utilização de um switch em uma topologia de rede local.
Essa segunda implementação consistiu em colocar na área de trabalho um Switch e 5 terminas PCs que são os elementos de topologia da nossa simulação.
Topologia Estrela
[pic 1]
Utilizando Switch diferente do Hub do primeiro relatório, o Switch funciona de maneira independente, segmentando assim o domínio de colisão, ele envia a mensagem diretamente para o destinatário, nos garantindo mais desempenho por ter menos colisão e mais segurança por evitar o envio de dados para computadores não destinatários.
Configuração Lógica dos PCs
Para a configuração lógica dessa simulação utilizaremos IPs classe A diferente do anterior em que usamos IP classe C. Os PCs foram renomeados de 1 a 5 e foram dados a eles os seus respectivos IPs da classe solicitada, como mostram as figuras abaixo:
Pcs 1 e 2 e sua configuração lógica com IPs classe A
[pic 2]
Pcs 3 e 4 e sua configuração lógica com IPs classe A
[pic 3]
PC 5 e sua configuração lógica com IPs classe A
[pic 4]
Após a configuração lógica foi utilizado o comando ipconfig/all para preencher a tabela1.
Informações do PC1
[pic 5]
Informações do PC2
[pic 6]
Informações do PC3
[pic 7]
Informações do PC4
[pic 8]
Informações do PC5
[pic 9]
Agora que nossa rede está configurada, passaremos para fase de simulações, começaremos com um envio do PC1 para o PC2 com filtro referente apenas a eventos aos protocolos ARP e ICMP. Mas antes de capturar vamos analisar o PDU da lista de saída do PC1 (ARP)
PDU OSI Model
[pic 10]
Outbount PDU Details
[pic 11]
Podemos notar no OSI Model que o PDU foi criado em duas camadas indicando MACs e IPs fonte e destino. E no Outbount podemos ver o conteúdo do ARP com o endereço IP e o endereço MAC no cabeçalho tanto o de origem quando o de destino. Após fazer a captura do evento verificamos novamente o PDU e o resultado está nos prints abaixo.
[pic 12]
[pic 13]
Outbount PDU Details
Assim podemos perceber no OSI Model que no In Layer o pacote foi recebido na porta especificada na camada 1 e será analisado na camada 2 e, no Out Layer voltará novamente para acamada um e seguirá para as portas especificadas e então seja feita a transmissão, perceba também o conteúdo não se altera, nem mesmo o cabeçalho. Foi verificado no decorrer da captura e analisada o PDU.
Comutação Direcionada
Abriremos o CLI no Switch e utilizaremos primeiro o comando enable para que o Switch# o comando show mac-addres-table. Onde recebemos como informação uma tabela de endereços MAC onde contém o tipo, a porta e o Vlan. Que são informações fornecidas pelo Switch.
CLI Switch
[pic 14]
Depois vamos executar no pronpt de cada termanal o comando arp –a.
Comando arp –a PCs 1 e 2
[pic 15]
Comando arp –a PCs 3 e 4
[pic 16]
Comando arp –a PC 5
[pic 17]
Agora vamos dar um reset na simulação para ver se nossos dados mudam.
[pic 18]
Faremos novamente a execução do comando show no Switch e do arp –a nos cinco terminais.
Comando no CLI
[pic 19]
E agora o comando arp –a nos terminais.
Comando arp –a PCs 1 e 2
[pic 20]
Comando arp –a PCs 3 e 4
[pic 21]
Comando arp –a PC 5
[pic 22]
Comando arp- d para esvaziar a tabela ARP
...