Os Algoritmos e Computação
Por: pedrofelipeo2378 • 16/11/2017 • Projeto de pesquisa • 1.849 Palavras (8 Páginas) • 222 Visualizações
1. Introdução
Se você sonha em ser um desenvolvedor ou está se aventurando no mundo da programação, este ebook foi feito totalmente para você, nele iremos abordar o básico sobre algoritmos computacionais, o objetivo é que assim você possa ter uma maior facilidade para aprender as mais variadas linguagens de programação.
2. Algoritmos e Computação
Os algoritmos fazem parte do dia-a-dia das pessoas. Exemplos de algoritmos:
Instruções para o uso de medicamentos;
Indicações de como montar um aparelho;
Uma receita de culinária.
2.2 O que é um Algoritmo?
Um algoritmo é uma sequência finita de passos que levam a execução de uma tarefa, os algoritmos representam soluções para problemas.
Conceito base: Sequência de ações executáveis para a obtenção de uma solução para um determinado tipo de problema.
Segundo Dijkstra, um algoritmo corresponde a uma descrição de um padrão de comportamento, expresso em termos de um conjunto finito de ações.
2.3 O que são dados?
Dados são elementos conhecidos de um problema, os dados organizados a fim de transmitir conhecimento se tornam informação.
DADO
INFORMAÇÃO
R D O A M A G R O R P
P R O G R A M A D O R
2.4 Como podemos representar os algoritmos?
Existem 3 principais formas de representar um algoritmo, as representações são o mais alto nível da programação, saber o funcionamento de cada uma é essencial.
Descrição narrativa: É utilizada a linguagem natural para expressar diretamente um algoritmo.
Fluxograma: É um diagrama estruturado a fim de fornecer uma representação esquemática de um algoritmo.
Pseudocódigo (Portugol): É uma forma genérica de escrever um algoritmo, sua finalidade é trazer a essência de um código para que o mesmo possa ser passado para as mais diversas linguagens de programação.
2.5 O que deve ser padrão em um algoritmo?
Um algoritmo computacional deve ser uma sequência de instruções que manipulam dados.
Instruções : comandos que determinam a forma pela qual os dados devem ser tratados.
Dados : informações / fornecidas por diversos meios e que serão processadas pelo computador através das instruções.
3. Tipos de dados
Existem algumas propriedades para os tipos de dados de um algoritmo, são elas:
Classificação quanto à variação:
Constantes: são dados que não sofrem variação no decorrer do tempo.
Variáveis: são o inverso de uma constante, seus dados variam ao longo da execução de um programa.
Classificação quanto ao nome e o tipo:
O nome da variável é único, não podendo existir uma outra variável com seu mesmo nome.
O tipo da variável deve se adequar ao valor que a mesma irá armazenar.
Numérico (Inteiro ou Real).
Literal (Caracter ou String).
Lógico (Verdadeiro ou Falso).
Observação:Toda variável ocupa um espaço de endereçamento na memória de um programa.
3.1 Algumas considerações sobre os tipos de dados
Numérico:
Inteiro: não possui componente decimal ou fracionário, podendo ser positivo ou negativo.
Real: pode possuir componentes decimais ou fracionários, positivos ou negativos.
Literal:
Caracter: pode ser representado por letras, dígitos ou símbolos especiais. (‘A’,’B’,’C’,’D’...)
String: É um conjunto de caracteres. (“HELLO WORLD”)
Lógico:
Verdadeiro: ‘True’ ou 1.
Falso: ‘False’ ou 0.
3.2 Tipos de dados em C
4. Operações básicas com números
Operação
Descrição
Exemplo
Resultado
+
Soma
20 + 5
25
-
Subtração
20 - 5
15
*
Multiplicação
20 * 5
100
/
Divisão
20 / 5
4
%
Resto da divisão inteira (Módulo)
20 % 5
0
Observação: “21/4.0” “21/4”. Sempre que existir ao menos um número real na divisão, o resultado será do tipo real.
4.1 Operadores incrementais
Algumas vezes podemos usar uma forma reduzida para realizar instruções mais longas
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