Os Bancos de Dados Avançados
Por: willdeglan • 13/7/2020 • Trabalho acadêmico • 719 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
Questão 01 (1,0 ponto)
Um DBA atribui por engano a capacidade de atualizar registros na tabela TB_RESULTADOS_EXAMES para o usuário XPTO. Considerando que a modelagem do sistema está aderente a todos os requisitos necessários para uma auditoria pergunta-se:
a) Qual a primeira providência a ser tomada pelo DBA?
R. Remover a permissão atribuída por engano.
b) O que ele deverá fazer em seguida para identificar o que ocorreu, em termos de persistência de dados, em decorrência de sua falta de atenção?
R. Verificar se o usuário XPTO realizou alguma alteração nos dados.
c) Como reverter essa situação?
Não esqueça de escrever os comandos a serem executados, caso existam.
R. Removendo a permissão dada erroneamente ao usuário XPTO
Revoke update on [TB_RESULTADOS_EXAMES] from [XPTO] cascade.
Questão 02 (1,0 ponto)
Explique o que vem a ser Chave Primária, Chave Secundária e Chave Candidata, exemplificando a utilização de cada uma delas. (Não copie definição. Estamos solicitando que você explique o que entendeu)
Chave primaria, Primary Key ou PK: é uma Constraint que identifica a unicidade do registro, impedindo que os dados daquela coluna tenham repetições em registros diferentes e assim tornando-o único. É uma espécie de organizador.
Chave estrangeira, Foreign Key ou FK: é a uma PK ou Unique de outra tabela que marca a relação entre as tabelas, é o ponto de ligação de uma tabela A com a Tabela B.
Chave candidata ou Candidate Key: é a coluna que contem registro que podem ser um PK, pois os registros não vão se repetir, um bom exemplo de chave candidata é o CPF para pessoas, Registro da Unidade Consumidora para concessionarias de energia.
Questão 03 (1,0 ponto)
Discorra sobre as Propriedades Relacionais e descreva a importância e finalidade de, pelo menos, cinco delas. (Não copie definição. Estamos solicitando que você explique o que entendeu)
Questão 04 (1,0 ponto)
Discorra sobre os seguintes termos, comuns no projeto de um banco de dados: Célula, Atributo Simples, Atributo Não Simples, Dependência Funcional Completa e Dependência Funcional Transitiva, citando exemplos para cada um dos termos. (Não copie definição. Estamos solicitando que você explique o que entendeu)
Célula, é um campo, é o cruzamento da coluna com o registro como [Primeiro nome], [NomeDoMeio]
Atributo Simples, são os atributos que só tem um campo, como [CPF], [País], etc.
Atributo Não Simples, são os atributos que tem mais de um campo, como [nome completo] que tem [PrimeroNome] e nome [NomeDoMeio], ou endereço que tem os campos [Rua], [bairro], [cidade], etc.
Dependência Funcional Completa é quando uma tabela tem as informações de todos os campos que a compõe relacionada a outra tabela, se em uma tabela cadastro tiver o campo nome, matéria e telefone e o campo nome for recuperada de uma tabela aluno e matéria de uma tabela de curso e telefone de uma tabela com formas de contato.
Dependência
...