Os Processos de software
Por: Bruno Beckhauser • 13/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.057 Palavras (5 Páginas) • 343 Visualizações
- O que é um processo de software?
Um conjunto de atividades realizadas por pessoas cujo objetivo é desenvolvimento ou evolução de software e sua documentação. Um modelo de processo de software é uma representação abstrata das atividades, papéis e artefatos.
- Explique as 5 atividades metodológicas de um processo de software (Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção, Entrega)
Comunicação: Uma conversa franca com o cliente para apurar a necessidade dos requisitos, e como obtê-los de uma melhor forma.
Planejamento: Planejamento é a parte onde a equipe de criação do software discute como irão fazer a criação do mesmo.
Modelagem: São esboços criados para se ter uma melhor noção de como irá ficar o projeto, como tal problema vai se desenvolver e como resolvê-lo.
Construção: Essa é a fase onde o corpo do software é produzido, e também são realizados alguns testes para encontrar falhas na programação.
Entrega: Fase em que o cliente avalia o software pronto e retorna um feedback.
- O que é um padrão de processo? Explique razões para adotar padrões de processo.
Padrão de processos são templates, uma forma de resolver problemas comumente encontrados em projetos de software, e uma razão para se adotar os padrões de processo é a rapidez e facilidade (nem sempre as soluções são rápidas e fáceis) com que eles oferecem uma forma de resolver seus problemas.
- O que é um modelo de processo de software? Explique a importância de modelos de processo de software.
Modelo de processo de software são paradigmas encontrados na Engenharia de Software. Tentam obter ordem ao longo de seus processos. Um dos motivos para eles serem importantes é porque “definem” como o processo vai ser realizado, geralmente sendo em modelo cascata, ou o iterativo e incremental.
- O que são modelos de processo prescritivo?
São “roteiros”, com atividades metodológicas, tarefas, produtos de trabalho, garantia de qualidade e mecanismos de controle de mudanças para cada projeto, criados para serem executados em específicas situações.
- Faça uma análise comparativa entre os modelos prescritivos (cascata, incremental, evolucionário, concorrentes). Construa um quadro comparativo apresentando para cada modelo prescritivo: definição; situações em que é aplicável; vantagens; limitações)?
- Faça uma análise comparativa entre os modelos de processo especializado (desenvolvimento baseado em componentes, métodos formais, desenvolvimento de software orientado a aspectos). Construa um quadro comparativo apresentando para cada modelo de processo especializado: definição; situações em que é aplicável; vantagens; limitações)?
- Caracterize o Unified Processo em termos de suas fases e fluxos de trabalho.
Iterativo e incremental: O processo do projeto é divido em várias fases, que ao serem concluídas podem ser incrementadas para uma melhor qualidade/aceitação.
Casos de uso: O processo unificado é dirigido por casos de uso, que são usados para refinar requisitos e iterações, que serão usadas durante todo o processo.
Centrado na arquitetura: O processo unificado diz que a arquitetura para dar forma ao sistema do software deve ser um dos principais esforços da equipe de desenvolvimento do projeto, já que não há apenas uma forma de se estruturar um modelo para cobrir todos os aspectos do sistema.
Focado no risco: Processo unificado é muito focado em tratar dos riscos do projeto a partir do seu início de ciclo de vida. Cada entrega de iteração deve focar primeiramente nos maiores riscos, segundo o processo unificado.
- Explique o PSP e o TSP.
Processo de Software Pessoal: Enfatiza a medição pessoal, tanto do artefato de software quanto da qualidade resultante dele. Além disso, responsabiliza o profissional pelo planejamento dos projetos, dando-lhe poder para controlar a qualidade dos artefatos de software desenvolvidos. O modelo PSP define 5 atividades estruturais, sendo elas: planejamento, projeto de alto nível, revisão de projeto de alto nível, desenvolvimento, autópsia.
Processo de Software em Equipe: O objetivo do TSP é criar uma equipe de projetos que se organize por si mesma para produzir um software de alta qualidade. Uma equipe autodirigida possui um bom entendimento de suas metas e objetivos globais, repassa papéis e responsabilidades a cada um de seus membros, monitora a produtividade e qualidade do projeto, identifica processo de equipe mais apropriado a situação e a estratégia de implementação do processo. Também define padrões locais que sejam aplicáveis ao trabalho de engenharia da equipe, continuamente avalia e reage aos riscos do processo, acompanhando, gerenciando e gerando feedbacks sobre a situação do projeto.
...