Os Sistemas Distribuídos
Por: Iuri Vepo • 17/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 915 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
QUESTIONÁRIO 1
1. RESPOSTA: O termo “recurso” caracteriza o conjunto de coisas que podem ser compartilhadas demaneira útil em um sistema de computadores interligados em rede. Recursos de hardware: discos, impressoras, memória, processador, switch. Recursos de Software: arquivos, banco de dados, objetos de dados de todos os tipos, protocolo de comunicação, ip. Exemplos: compartilhamento de um arquivo mp3 através do torrent, compartilhamento de uma impressora entre diversas pessoas na rede.
2. As grandes vantagens em se desenvolver aplicações disponibilizadas via Web estão associadas à fácil acessibilidade: as aplicações ficam disponíveis a uma cada vez mais ampla gama de usuários da Web e elas podem ser acessadas de praticamente qualquer lugar (de casa, do trabalho, ou mesmo em trânsito, através da computação móvel). Somada a estas vantagens, ainda existe a independência de plataforma das aplicações Web. No entanto, as tecnologias básicas da Web (HTTP e HTML) ainda impõem algumas limitações no que diz respeito à interação com as aplicações. Dentre estas limitações, destacam-se:
- Falta de controle sobre a aparência da interface.
- Dificuldade na construção de UIs independentes de plataforma.
- O protocolo HTTP não suporta o conceito de sessão.
- Lentidão de realimentação (feedback).
- A aplicação não tem como interromper a atividade do browser para alguma comunicação assíncrona.
- O HTTP não garante taxa de transmissão mínima.
URLs é um endereço virtual com um caminho que indica onde está o que o usuário procura, e pode ser tanto um arquivo, como uma máquina, uma página, um site, uma pasta etc. Url também pode ser o link ou endereço de um site.
3. A Web é um sistema aberto: ela pode ser ampliada e implementada de novas maneiras, sem perturbar a funcionalidade ja existente. Por exemplo, existem muitos tipos de navegadores, em muitos casos , implementados em várias plataformas; e existem muitas implementações de servidores Web. Qualquer navegador pode recuperar recursos de qualquer servidor, desde que ambos utilizem os mesmos padrões em suas implementações . Em sua forma mais simples, um recurso da Web é uma página ou algum outro tipo de conteúdo que possa ser armazenado em um arquivo e apresentado ao usuário, como arquivos de programas, arquivos de mídia e documentos em PostScript ou Portable Document Format (Pdf). Um de seus componentes básicos principais é a URLs que significa “Uniform Resource Locators” ou em português “Localizador padrão de Recursos”, que identificam os documentos e outros recursos armazenados como parte da Web. Com isso alguns recursos da Web podem ser identificados: como o MAILTO:email@servidor.com.br que se refere a endereços de email, o FTP://ftp.nome.com.br que identifica um local de armazenagem de arquivos, o TEL usado para especificar um número de telefone a ser discado, o que é particularmente útil ao se navegar em um telefone celular, e TAG usado para identificar uma entidaed arbitrária.
4.
Reatividade (tempo de resposta): Os sistemas devem ter poucas camadas de software e minimizar transferência de dados entre o cliente-servidor.
Taxa de rendimento (Capacidade do sistema realizar o trabalho): Implantar computadores que consigam dar conta das requisições e ter uma boa infra-estrutura de rede.
Balancemento de carga (Aplicativos e processos de serviço executem concomitantemente): Deve-se evitar disputa do mesmo recurso e explorar as capacidades computacionais disponiveis, pode-se também usar migração de tarefas parcialmente concluidas.
5. Recursos podem ser transferidos entre os varios servidores porque existe uma transparencia de quem possui o recurso, ou seja, o compartilhamento dos recursos acontece em um nível de abstração mais alto e é transparente ao usuário.
É interessante o multicast dos usuários entre os varios servidores do sistema, caso esses de fato possuam o mesmo serviço (como por exemplo a redundância de dados) pois os servidores correm menos risco de ficarem sobrecarregados, além da tolerância à falhas caso algum dos servidores pare de funcionar por falha de rede ou de processo.
...