PIM I DP - PROJETO DE CONDOMÍNIOS EMPRESARIAIS SUSTENTÁVEIS
Por: alexsko77 • 23/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.413 Palavras (10 Páginas) • 488 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO DE CONDOMÍNIOS EMPRESARIAIS SUSTENTÁVEIS
PIM I DP
Polo de Itaquaquecetuba
2016
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO DE CONDOMÍNIOS EMPRESARIAIS SUSTENTÁVEIS
PIM I DP
Alex Skopek Abrão | RA: 1514095 |
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
Semestre 3 |
2016
Resumo
O Projeto integrado Multidisciplinar I DP (PIM I DP) apresenta a aplicação dos conhecimentos das disciplinas de Desenvolvimento sustentável, Estatísticas, Lógica e Fundamentos de Sistemas Operacionais. Neste trabalho será apresentado um projeto para construção de condomínios empresariais sustentáveis. Estes condomínios serão construídos em 10 grandes cidades e estarão equipados com mecanismos modernos e eficientes que valorizam, ações e práticas de sustentabilidade, desde a simples reciclagem de materiais, até a adequação de datacenters para a diminuição do consumo de energia.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, Condomínios empresariais, TI verde.
Abstract
Integrated Project Multidisciplinary I DP (PIM I DP ) presents the application of knowledge of sustainable development, Statistics, Logic and Operating System Fundamentals disciplines. In this work will be presented a project to build sustainable business condominiums. These condominiums will be built in 10 major cities and will be equipped with modern and efficient mechanisms that value actions and sustainability practices, since the simple recycling of materials, until the adequacy of data centers to reduce energy consumption .
Keywords: Sustainable Development, Business Condos, green IT.
Sumário
Introdução
Este trabalho tem como objetivo, aplicar os conteúdos aprendidos nas disciplinas de Fundamentos de Sistemas Operacionais, Estatísticas, Lógica e Desenvolvimento sustentável. Para isso, será apresentado um estudo a respeito de condomínios empresarias com características sustentavelmente ambientais.
No estudo, a construtora Green Life, que é referência em projetos ambientais sustentáveis, planeja construir um conjunto de condomínios empresariais que valorizem questões relacionadas à sustentabilidade.
Foi definido que esses condomínios serão construídos em 10 grandes cidades do país. Mediante a isto, foi apresentada uma pesquisa de campo para decidir em quais cidades os investimentos seriam feitos. Foram adotados os seguintes critérios para a escolha:
- Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM);
- Industrialização da cidade;
- População da cidade;
- Proximidade à aeroportos;
- Renda per capita do município;
- Mobilidade urbana;
- Incentivos do poder público a construções ambientalmente sustentáveis.
Foram apresentadas ações, práticas e recursos sustentáveis que serão disponibilizados nos condomínios, bem como o uso de sistemas operacionais e computadores que atendem e favorecem as questões de sustentabilidade.
Desenvolvimento
- Desenvolvimento sustentável
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu na Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento e está relacionado com o desenvolvimento econômico e o respeito o meio ambiente. É a prática de continuar progredindo economicamente, preservando os recursos naturais para as próximas gerações.
Precisamos ter em mente a importância da disponibilidade dos recursos naturais de nosso planeta e em contrapartida respeitar o desenvolvimento econômico das nações. Para isso se faz necessário o estudo do conceito de desenvolvimento sustentável e das técnicas de preservação, entendendo a relação entre o homem e a natureza e uma solução para tornar essa interação harmônica e benéfica para ambos.
Historicamente, a interação do homem com a natureza não tem sido harmônica. O que sabemos é que essa interação trouxe vários prejuízos ao meio-ambiente, prejuízos muita das vezes irreversíveis, onde o homem com seus anseios, agride ao meio ambiente para satisfazer suas vontades.
Felizmente, este tipo de atitude e pensamento está sendo modificado. Segundo Camargo (2005):
“a ideia de um novo modelo de desenvolvimento para o século XXI, compatibilizando as dimensões econômica, social e ambiental, surgiu para resolver, como ponto de partida no plano conceitual, o velho dilema entre crescimento econômico e redução da miséria, de um lado, e preservação ambiental de outro. O conflito vinha, de fato, arrastando-se por mais de vinte anos, em hostilidade aberta contra o movimento ambientalista, enquanto este, por sua vez, encarava o desenvolvimento econômico como naturalmente lesivo e os empresários como seus agentes mais representativos.”
Compromissada com o desenvolvimento sustentável, a construtora Green Life criou um projeto para a construção de condomínios comerciais sustentáveis. Esses condomínios serão construídos em 10 grandes cidades do país. O projeto será apresentado a seguir.
- Escolha das cidades
Para a escolha das cidades foram adotados os seguintes critérios:
- Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM);
- Industrialização da cidade;
- População da cidade;
- Proximidade à aeroportos;
- Renda per capita do município;
- Mobilidade urbana;
- Incentivos do poder público a construções ambientalmente sustentáveis.
- Índice de Desenvolvimento Humano Municipal
O IDHM brasileiro é uma média composta de três indicadores do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. Embora leve em consideração os três indicadores do IDH Global, adequa a metodologia global ao contexto brasileiro e a disponibilidade dos indicadores, tornando-se mais adequado a avaliar o desenvolvimento dos municípios brasileiros.
O índice varia de 0 a 1, quanto mais próximo de 1, maior é o desenvolvimento humano da região. Os municípios que possuem o IDH entre 1 e 0,8 são considerados de IDHM muito alto, entre 0,799 e 0,7 são considerados de IDHM alto, entre 0,699 e 0,6 são considerados médio, de 0,599 a 0,5 são considerados de baixo IDHM e de 0,499 a 0,4 muito baixo.
...