PIM IV ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Por: Diogolima21 • 28/11/2022 • Trabalho acadêmico • 805 Palavras (4 Páginas) • 136 Visualizações
2 - ENGENHARIA DE SOFTWARE
A Engenharia de Software é uma área da computação voltada à produção, por meio da análise, coleta e processamento de dados, especificação, desenvolvimento, manutenção e criação de software, com a aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade. Atualmente essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões de projeto de software, processo de software, qualidade de software. Além disso, a engenharia de software deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento de um sistema computacional de qualidade e que atenda às necessidades de um requisitante de software.
3- DEFINIÇÃO DO SISTEMA
Iremos desenvolver um software para cadastro de pacientes com o vírus COVID-19, para acompanhar todos os pacientes que derem positivo, separá-los e monitorá-los. E também identificar os que tiverem comorbidade, como por exemplo, pressão alta,
diabetes, bronquite, etc. Aqueles pacientes que têm comorbidades correm mais risco de agravamento da doença.
O projeto foi feito utilizando a linguagem de programação C que é uma linguagem imperativa e procedural para implementação de sistemas, desenvolvida para ser uma linguagem de alto nível, para maior reaproveitamento do código.
O “primeiro passo” para programar é incluir as bibliotecas necessárias para determinadas funcionalidades (está etapa na verdade não é feita como o primeiro passo, mas sim quando o projeto necessitar de alguma funcionalidade, o programador irá importar a biblioteca necessária para realizar esta funcionalidade.
Bibliotecas usadas no desenvolviemento do programa.
#include<stdio.h>
#include<locale.h>
#include<string.h>
#include<stdlib.h>
#include<windows.h>
#include <time.h>
Definição de acesso
As senhas fazem parte da acessibilidade e autenticação do usuário ao sistema, é ela quem irá garantir a segurança de acesso ao sistema, hoje em dia a maioria dos acessos são realizados mediante a um cadastro para que o acesso possa ser controlado.
Pensando nisso foi desenvolvido, sistema de validação de acesso, e para essa validação foi realizado cadastros testes com dados fictícios.
1 – Passo deve ser preechido o login do usuario (“User”)
2 – Passo deve ser preenchido a senha (“123”)
[pic 1]
O acesso é realizado por meio da TelaLogin, cujo as primeiras linhas de código são variáveis declaradas para capturar o valor que o usuário digitou na tela. Após isso, é verificado se o login e senha condizem com o dado pelo programa, se sim, o usuário é encaminhado para a continuação dele.
[pic 2]
Se não, uma mensagem de “dados inválidos” é emitida e voltara a pedir os dados necessarios para o login, enquanto não for digitados os dados corretamente a mensagem de erro voltara a ser exibida.
[pic 3]
DEFINIÇÃO DAS FUNCIONALIDADES
O Sistema deverá atender as necessidades do usuário, compreendendo com as seguintes funcionalidades:
Cadastro dos pacientes.
Armazenamentos de dados.
Gerar relatórios das classes de riscos de pacientes.
Armazenar as informações dos pacientes, em prontuário eletrônico possibilitando o controle e o acompanhamento de seu tratamento.
Após o acesso autorizado a tela MostrarMenu será exibida, cujo como o próprio nome diz, irá mostrar o menu de opções para o usuário (cadastro de pacientes ou sair do sistema).
...