Unip Análise e Desenvolvimento de Sistemas PIM IV - Sistema de Vendas de Passagens
Por: Alexandre de Carvalho • 5/9/2016 • Trabalho acadêmico • 5.206 Palavras (21 Páginas) • 1.964 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Sistema de Venda de Passagens
Polo XXXXXXX/UF
Ano
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Sistema de Venda de Passagens
NomeNomeNomeNomeNomeNome
RA: 00000000000
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Semestre: 01
Polo XXXXXXX/UF
Ano
Resumo
Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema de venda de passagens de ônibus. O sistema foi desenvolvimento na linguagem de programação C com a utilização da ferramenta DEV C++. Utilizando os conhecimentos e técnicas adquiridos ao longo do primeiro trimestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi possível desenvolver o aplicativo de forma a atender os requisitos do projeto. As funções foram modularizadas sempre que possível a fim de tornar futuras manutenções mais simples. Foram adicionados comentários por todo o código a fim de facilitar sua compreensão.
Abstract
This project aims to develop a bus tickets sale system . The system has been developed in the C programming language with the use of DEV C ++ tool. Using the knowledge and skills acquired during the first quarter of the course in Systems Analysis and Development was possible to grow the application to meet project requirements . The functions are modularized wherever possible in order to make future maintenance easier. Comments have been added throughout the code in order to make understanding easier.
Sumário
Introdução………………………………………………………………………… 5
1 – Dos Requisitos………………………………………………………………... 6
2 – Do Modelo de Desenvolvimento……………………………………………... 6
2.1 – Do Protótipo………………………………………………………………… 7
2.2 – Da Modelagem………………………………………………………………10
3 – Da Implementação das Funcionalidades……………………………………… 11
3.1 – Da Implementação dos Veículos……………………………………………. 14
3.2 – Da Implementação das Vendas……………………………………………... 16
3.3 – Da Implementação do Fluxo de Caixa……………...……………………… 18
Conclusão……………………………………………………………………...…. 21
Referências……………………………………………………………………….. 22
Introdução
O sistema desenvolvido neste projeto é capaz de emitir um ticket contendo informações como data e horário da viagem, número da poltrona, número do ônibus e destino. Também deverá ser capaz de permitir até duas passagens gratuitas para idosos e fornecer desconto de 50% para estudantes. Deverá ser capaz de evitar a venda de uma mesma poltrona para mais de um passageiro. Por fim, deverá ser capaz de exibir as movimentações do caixa.
Ao longo deste texto, detalharei como foi o processo de desenvolvimento do sistema e as soluções adotadas para que fosse possível atender aos requisitos.
1 – Dos Requisitos
O sistema desenvolvido neste projeto deverá ser capaz de administrar vários aspectos da venda de passagens de ônibus.
O primeiro requisito é que o sistema leve em consideração uma tabela de tarifação com o valor das passagens. A partir daí, deverá permitir que estudantes compre passagens com 50% de desconto. Também deverá permitir que até duas passagens tenham gratuidade de 100% para idosos.
Após a finalização da venda, deverá ser emitido um ticket contendo a data e hora da partida do ônibus, o local de destino, o número do ônibus e o número da poltrona.
O sistema não poderá permitir que a mesma poltrona seja vendida à mais de um passageiro.
Não podem ser vendidos mais lugares do que os disponíveis no veículo.
Deverá fazer a gestão do caixa, armazenando todas as movimentações do dia e o saldo do fechamento.
2 – Do Modelo de Desenvolvimento
Considerando o pequeno tamanho do projeto, optei por seguir o conceito dos métodos ágeis, no sentido iniciar o projeto com um protótipo, de intercalar o planejamento com a escrita do código e de focar no funcionamento, mais do que na documentação. O desenvolvimento também se deu de forma incremental, pois após a inclusão de funcionalidades o processo retornava à fase análise das necessidades, passando por nova modelagem, codificação e testes.
Para construção do protótipo, primeiramente foram definidos os menus e opções necessários. Assim, foram desenvolvidas as principais telas a serem exibidas pelo aplicativo porém sem as funcionalidades que seriam implementadas posteriormente.
Toda a modelagem foi realizada por meio de descrição narrativa. As tarefas necessárias foram definidas e depois foram gradativamente detalhadas e transformadas em tarefas menores. Assim que estivessem suficientemente detalhadas, as funções eram então codificadas.
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