PLACA DE VÍDEO
Tese: PLACA DE VÍDEO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: orlei • 2/11/2014 • Tese • 1.334 Palavras (6 Páginas) • 250 Visualizações
TRABALHO
ISTITUIÇÃO: CEDUP
DISIPLINA: ISTALAÇÃO DE COMPUTADORES
PROFESSOR: ILVACIR FRANCESCHI
ALUNO: ORLEI
PLACA DE VIDEO
placa de vídeo o início, as placas gráficas tinham o simples objetivo de transformar os dados em imagens. O tempo passou e as placas de vídeo ganharam mais responsabilidades. Atualmente elas processam pixels, texturas, polígonos, vértices e diversos outros elementos que fazem parte de jogos e aplicativos gráficos.
Todavia, as placas de vídeo não evoluíram apenas em hardware, mas em software também. Assim, elas se tornaram mais do que simples dispositivos para brincar no computador. Hoje, os processadores dessas placas são capazes de assumir parte das tarefas da CPU, utilizar uma infinidade de instruções e entregar resultados visuais absurdamente detalhados.
• 3D Surround: extensão da tecnologia 3D Vision que permite utilizar múltiplos monitores para jogar e assistir a filmes com qualidade e profundidade envolvente. No Brasil, é conhecida como 3D Vision Surround.
• 3D Vision: tecnologia da NVIDIA para executar jogos com recursos tridimensionais. Tal recurso só pode ser ativado com o uso de uma placa gráfica NVIDIA, os óculos da fabricante e um monitor compatível.
• 3dfx: fabricante de processadores gráficos (GPUs) e placas de vídeo. Fundada em 1994, foi responsável pelas famosas placas Voodoo e também pelo método de interconexões entre duas ou mais placas gráficas — método SLI, utilizado atualmente pela NVIDIA.
• 3DLABS: fundada em 1983, essa empresa foi responsável por fabricar diversos processadores gráficos voltados a dispositivos de mão. Além disso, também criou diversas placas gráficas para computadores, sendo a pioneira no ramo de placas capazes de trabalhar com gráficos 3D
• Adaptive VSync: tecnologia da NVIDIA que trabalha de forma inteligente, habilitando e desabilitando o VSync conforme o desempenho da placa gráfica. Esse recurso visa oferecer alta qualidade gráfica e evitar o efeito de screen tearing.
• AFOX: uma das montadoras mais bem conceituadas do momento. Trabalha com placas gráficas da AMD e NVIDIA. Já ganhou alguns prêmios por conta do alto desempenho de suas placas top de linha. Poucos produtos dessa montadora estão disponíveis no Brasil.
• AGP: é um barramento de computador que possibilita conectar uma placa de vídeo à placa-mãe. Foi o padrão mais rápido até o surgimento do recente PCI-Express. O acrônimo vem de Accelerated Graphics Port, ou seja, Porta Gráfica Acelerada.
Apesar de placas AGP não serem fabricadas atualmente, muito usuários ainda desfrutam desse barramento. A NVIDIA parou de dar suporte à série GeForce 7000. Já a AMD manteve placas alternativas até a linha Radeon HD 3000.
• All-in-Wonder: nome da série de placas ATI Radeon que unia processador gráfico 3D e um sistema para captura de vídeo. Produtos dessa linha contavam com um sintonizador de TV, possibilitando que o utilizador captasse canais no PC e gravasse o que desejasse.
• AMD: segunda maior fabricante de chips gráficos do mundo. Compete diretamente com a NVIDIA, tanto no ramo de placas gráficas para desktops quanto para notebooks. A AMD fabrica chips gráficos do tipo onboard, presentes em uma grande quantidade de placas-mãe.
A AMD, no entanto, nem sempre trabalhou no ramo de chips gráficos. A marca migrou para esse mercado quando comprou a ATI, que vinha brigando há muitos anos com a NVIDIA.
• Anisotropic: método de filtragem de imagem para aprimorar a qualidade das texturas em jogos tridimensionais. O Anisotropic Filtering (também conhecido como AF) trabalha em superfícies inclinadas, as quais receberam texturas bem definidas, mas que tiveram os detalhes distorcidos devido ao ângulo em que a câmera está posicionada. O Anisotropic acaba com objetos e texturas embaçados, possibilitando que o jogador veja tudo com alta nitidez.
• Anti-aliasing: filtro que diminui os serrilhados (quebra de curvas em pequenas retas) nos contornos dos objetos. Também conhecido como AAF, ele usa um conjunto de cálculos e procedimentos que suavizam a transição visual entre os modelos exibidos e o ambiente.
• API: uma biblioteca que contém especificações de rotina, classes de objetos e variáveis que serão usadas no desenvolvimento de jogos. A Interface de Programação de Aplicativos serve para oferecer padrões aos desenvolvedores. Um exemplo de API é o DirectX.
• APU: é uma unidade de Processamento Acelerado que combina CPU e GPU num único chip, sendo uma peça de baixo consumo energético.
• ArtX: empresa fundada em 1997 por engenheiros da antiga Silicon Graphics, os quais haviam trabalhado no desenvolvimento do chip gráfico do Nintendo 64. Fabricava GPUs de alto desempenho e com preços razoáveis, mas não teve grande sucesso ao competir com a 3dfx. Foi adquirida em 2000 pela ATI, que utilizou parte dos projetos da ArtX para criar o chip gráfico R300 (presente nas Radeon 9700).
• Aspect Ratio: este termo é comum na configuração de jogos e monitores. A
...