PROGRAMAÇÃO BANCOS DE DADOS
Por: davichaves • 7/4/2015 • Trabalho acadêmico • 5.011 Palavras (21 Páginas) • 220 Visualizações
ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ETAPA 1
Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação
Série: 3/4 - Turma: AD Turno: Matutino
Disciplina: Programação em Banco de Dados
Professor: Rodrigo Hagstrom
Alunos:
Bruna Aracelle 6814002278
Francisco de Assis Souza 7250608955
Roberto Ferreira da Paixão 7092569280
Vilma Nunes de Andrade 7250607083
Taguatinga (DF) – FACNET
04 de Outubro de 2014
Trabalho desenvolvido na disciplina Fundamentos de Programação em Banco de Dados, infraestrutura de tecnologia da informação apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação de Atividades Práticas Supervisionadas, sob a orientação do Professor Rodrigo Hagstrom.
R E S U M O
Este Relatório apresenta e especifica as funcionalidades de Banco de Dados. O Banco de Dados (BD) é normalmente a peça mais importante de um sistema, por isso, seu projeto deve ser metódico e bem detalhado para evitar retrabalho e facilitar a manutenção futura. Este relatório também contém: A metodologia utilizada que envolve o estudo bibliográfico relacionado aos temas.
Palavras-chaves Banco de Dados, Análises dos requisitos da estrutura do BD, Projeto Conceitual do BD, Projeto Lógico e Projeto Físico.
SUMÁRIO
Introdução 5
1. Banco de Dados ou Bases de Dados (BD) 6
1.1 Sistema de Gestão de Banco de Dados (SGBD) 6
1.2 Sistema de Bases de Dados 7
1.3 Sistema de Bases de Dados x Sistema de Arquivos 7
1.4 Componentes de um Sistema de Bases de Dados 8
1.5 Objetivos de um Sistema de Bases de Dados 8
2. Análise de Requisitos 9
2.1 Requisitos Funcionais 14
2.2 Requisitos Não Funcionais 14
2.3 Projeto Conceitual do BD 15
2.4 Projeto Lógico do BD 16
2.5 Projeto Físico do BD 18
3. Desafio 18
4. Conclusão 20
5. Referência Bibliográfica 21
INTRODUÇÃO
Este relatório foi realizado na intenção de facilitar a compreensão sobre o conceito de Banco de Dados Relacionais tendo em vista como base para o projeto proposto. Será realizada a implementação de um Banco de Dados para uma tradicional padaria de São Paulo. Sabendo-se da necessidade de utilizar a linguagem de programação SQL para criação de tabelas e módulos de entrada e saída de dados, torna-se essencial o conhecimento da prática de Construção, Gestão e Manutenção de um BD através do projeto.
Serão abordados os conceitos de Análise de Requisitos, Projeto Conceitual, Projeto Lógico e Projeto Físico.
1. BANCO DE DADOS OU BASES DE DADOS (BD)
São coleções organizadas de informações (dados) que se relacionam de forma a criar um sentido e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo. Bases de Dados podem ser definidas como uma coleção de dados inter-relacionados representando informações sobre um domínio específico. Um BD representa um mini-mundo. São operados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD). Exemplos: lista telefônica, controle do acervo de uma biblioteca, sistema de controle dos recursos humanos de uma empresa.
“Banco de dados é uma coleção de unidades de dados físicos que são relacionados entre si de uma maneira específica” (GUIDE-SHARE, 1970);
“Um banco de dados consiste de todas as ocorrências de registros controlados por um esquema específico” (CODASYL, 1971);
“Um banco de dados é uma coleção de dados, organizados e integrados, que constituem uma representação natural de dados, e que possa ser utilizada por todas as aplicações relevantes sem duplicação de dados” (PALMER, 1975).
- SISTEMA DE GESTÃO DE BANCO DE DADOS (SGBD)
É um software com recursos específicos para facilitar a manipulação das informações dos bancos de dados e o desenvolvimento de programas aplicativos. Exemplos: Oracle, MySQL, SQL Server, InterBase, Ingres, Paradox*, Access*, DBase*.
...