Pesquisa de modelos métricos para estimar um Software
Por: rfesta • 16/9/2017 • Projeto de pesquisa • 738 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
A proposta desta atividade será efetuar uma pesquisa de um dos modelos de Métrica Tradicional, estudados na unidade II, que são utilizadas hoje com retorno satisfatório e/ou insatisfatório para as corporações.
Em seguida você deverá produzir um relatório com suas palavras explicando o motivo do “abandono das métricas”.
A importância da medição de software é necessária para identificar sua complexidade indicando que caminho seguir e o que fazer para solucionar um problema durante o projeto de desenvolvimento. As métricas podem medir cada estágio do desenvolvimento e diversos aspectos do produto, elas auxiliam na compreensão do processo utilizado e na implementação do sistema. O processo deve ser medido com o intuito de melhorá-lo e o produto para ampliar sua qualidade.
As medidas provem o exame da qualidade e o rendimento do processo de desenvolvimento e manutenção do produto de software já implementado. Logo, “as empresas devem estabelecer métricas apropriadas e manter procedimentos para monitorar e medir as características de suas operações que possam causar impacto significativo na qualidade de seus produtos” (CÔRTES, 2001).
A escolha das características importantes associadas no emprego das métricas de software requer certos requisitos:
- Quais objetivos são pretendidos atingir com a utilização das métricas?
- Devem ser simples de atender e utilizadas na verificação de atendimentos dos objetivos e auxiliar processos na tomada de decisões;
- Devem ser objetivas, reduzindo ou minimizando a necessidade do julgamento pessoal na coleta, cálculo e análise dos resultados obtidos.
Seguem os objetivos de uma organização dedicada ao desenvolvimento de software ou ao suporte de um software já implementado dependendo de sua maturidade:
- Melhoraria da qualidade no planejamento do projeto, no processo de desenvolvimento e no produto resultante;
- Redução dos custos de retrabalho no processo e de falhas externas;
- Aumento na produtividade do desenvolvimento, na satisfação dos clientes e usuários do software;
- Aperfeiçoamento contínuo dos métodos de gestão do projeto, do processo e do produto;
j) Avaliação do impacto de atributos no processo de desenvolvimento, como novas ferramentas e determinação de tendências relativas a certos atributos do processo.
O LOC (Line of Code), é um dos modelos mais antigos, pode ser aplicado na estimativa do custo do software ou especificar igualdade de analogia, sua definição de linhas de código não é muito clara.
Em casos de programas recursivos, esse modelo é falho, pois a recursividade torna o programa mais curto. O modelo LOC é uma técnica muito genérica e considerada superficial.
Outro problema da técnica LOC refere-se à linguagem de programação utilizada, que impossibilita a utilização de dados já obtidos de um determinado projeto para outros projetos que não utilizam a mesma linguagem.
Algumas vantagens no uso do modelo insatisfatório de “Linhas de Código”:
- Facilidade na obtenção das métricas;
- Geralmente utilizado por muitos modelos de estimativa de software como valor básico de entrada;
...