Pim Unip 2017
Por: edudomenicalli • 20/2/2019 • Trabalho acadêmico • 665 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
Introdução
O desmatamento tem sido uma grande preocupação, pois por conta de alguns fatores ao longo dos anos com a falta de atenção da sociedade perdemos uma grande e significativa parte da nossa mata atlântica, e por isso temos sofrido as consequências dos nossos próprios atos.
Hoje temos algumas organizações como sós mata atlântica que com o seu trabalho tem ajudado a conscientizar a sociedade dos cuidados que devemos ter para que possamos melhorar o nossa atenção com algo que é tão importante e que faz total diferença nas nossas vidas, pois os nossos atos de hoje vão refletir no nosso amanhã.
Temos melhora em alguns aspectos, mas ainda temos muitos o que fazer, entre 2013 e 2016, muitas coisas mudaram, mas é importante que continuemos mantendo o foco nessa batalha que tem que continuar para o resto de nossas vidas, e ser passada de geração em geração.
Desmatamento no estado de São Paulo
Em São Paulo, em especifico na nossa mata atlântica as 4 principais causas de desmatamento são Pecuária, agricultura, queimadas e a expansão urbana.
[pic 1]
A pecuária e a agricultura no interior de São Paulo são de certa for os grandes vilões neste caso, mesmo sabendo que precisamos de plantios e de espaço para cuidados de gados até por conta do comercio e exportação, hoje quando vamos para o interior de São Paulo vemos aquelas grandes áreas a perder de vista abertas, muitas áreas com canaviais outras com vários gados, e não percebemos que naquele mesmo lugar tinha uma grande extensão de mata atlântica.
[pic 2]
As queimadas também em algumas épocas do ano são uma grande preocupação, pois pode ser causada por causas naturais, mas também pode ser por ações humanas. O grande problema das queimadas é que um foco de incendo pode se alastrar por um grande espaço em segundos, é difícil controlas pois muitos incêndios são em mata fechada não possibilitando a ação rápida para apagar o fogo.
[pic 3]
A expansão urbana é um problema difícil de resolver, com as pessoas que migram do interior para as grandes cidades o crescimento urbano tem que ser quase que obrigatório, as construção de prédios e avenidas, tudo para melhorar nosso conforto e comodidade, tem como consequência a retirada das florestas, e com isso percebemos as consequências no nosso meio ambiente.
Consequencias
As consequências são várias, com a larga produção o solo acaba ficando improdutivo, o impacto no nossos ar, com a diminuição do CO2, com a invasão da urbanização a quantidade de espécies sendo ameaçadas, as nascentes de águas sendo destruídas, a falta de chuva, cooperando com a diminuição da nossa água, essas são algumas da consequência
Desmatamento estado de São Paulo 2013-2016
tem cerca de 22,9%(cerca de 3,9 milhões de hectares) da mata atlântica original.
O estado de São Paulo possui uma áreas de 24.821.183 ha, e tem cerca de 22,9%(cerca de 3,9 milhões de hectares) da mata atlântica original.
A diferença do nível de desmatamento entre esses dois anos é significativa pois em 2013 a áreas que foi desmatada foi de aproximadamente 61ha e em 2016 chegamos a 45ha observe a diferença no gráfico abaixo:
Como podemos ver a queda foi um ótimo avanço, resultado de um trabalho feito pelo mapeamento do grupo SOS MATA ATLANTICA, que tem ajudado a monitorar através de imagens captadas por satélites.
Esses estudos tem evoluído muito, e só tem agregado melhoras para a diminuição do desmatamento, nessas imagens abaixo podemos ver a evolução das imagens, a evolução foi feita de 3 hectares para 1, tendo em vista que isso melhorou muito ao longo dos anos, pois no inicio eram mapeadas áreas de 40 hectares.
...