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Processador

Por:   •  27/5/2016  •  Seminário  •  2.527 Palavras (11 Páginas)  •  533 Visualizações

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CONTEÚDO

  • Introdução

  • Evolução dos processadores

  • Anatomia de um processador

  • Funções básicas da UCP

  • Instruções de máquina

  • Funcionamento da UCP

  • Linguagem de máquina

INTRODUÇÃO

  • Processador é responsável pela atividade-fim do sistema

  • Computar

  • Calcular

  • Processar

FUNÇÕES BÁSICAS DA UCP

  • Para executar um Programa

  • As instruções devem estar armazenadas
    em células sucessiva, na memória principal

  • O endereço da primeira instrução do programa
    deve estar armazenado na UCP para que o
    processador  possa buscá-la

  • Ciclo de Instrução (Como o processador executa um programa)

  • Busca uma instrução na memória (leitura)

  • Interpreta a operação da instrução

  • Busca os dados onde estiverem armazenados e os traz à CPU

  • Executa a operação com os dados, guarda o resultado

  • Reinicia o processo buscando nova instrução

FUNÇÕES BÁSICAS DA UCP

FUNÇÕES DE PROCESSAMENTO

  • Processamento de Dados

  • Ação de manipular um ou mais valores (dados) em uma certa seqüencia de ações, de modo a produzir um resultado útil

  • Tarefas

  • Operações Matemáticas

  • Somar, Subtrair, Multiplicar, Dividir

  • Operações Lógicas

  • AND, OR, NOT, XOR

  • Movimentação de dados

  • Memória – UCP, UCP – Memória, Registrador – Registrador, etc

  • Operações de Controle (desvio)

  • Alteração na seqüencia de execução de instruções

  • Operações de entrada e saída

  • Leitura e escrita em um dispositivo

FUNÇÕES DE PROCESSAMENTO

  • UAL (Unidade Aritmética e Lógica)

  • Registradores

  • Barramento interno

UNIDADE ARITMÉTICA E LÓGICA – UAL

  • Executa as operações matemática com os dados

  • Soma

  • Subtração

  • Multiplicação

  • Divisão

  • Lógica AND

  • Lógica OR

  • Lógica XOR

  • Complemento (NOT)

  • Descolamento à direita

  • Descolamento à esquerda

  • Incremento

  • Decremento

REGISTRADORES

  • Memória auxiliar básica da UAL

  • Local de armazenamento temporário para um dado poder ser transferido à UAL (Unidade Aritmética e Lógica)

  • Registradores de Dados

  • Registradores de Controle

REGISTRADORES

  • Registradores de Dados

  • Armazenam dados temporariamente

  • Registradores de Controle

  • RI (Registrador de Instrução)

  • CI (Controlador de Instrução)

  • REM (Registrador de Endereços de Memória)

  • RDM (Registrador de Dados de Memória)

  • Registradores Especiais de Estado

  • PSW (Program Status Word)

  • Auxiliam e completam operações matemáticas pela UAL

A INTERFERÊNCIA DO TAMANHO DA PALAVRA

FUNÇÃO DE CONTROLE

  • Projetada  para entender o que fazer, como fazer e comandar quem vai fazer no momento adequado

  • Atividades

  • Busca da instrução que será executada

  • Interpretação das ações a serem desencadeadas com a execução da instrução

  • Geração de sinais de controle apropriados para ativação das atividades requeridas para a execução propriamente dita da instrução identificada

  • Dispositivos

  • Unidade de Controle, Decodificador, Registrador de Instrução, Contador de Instrução, Relógio, Registrador de Endereço de Memória e Registrador de Dados da Memória

A UNIDADE DE CONTROLE (UC)

  • Dispositivo mais complexo da UCP

  • Lógica para realizar a movimentação de dados e de instruções para a UCP

  • Iniciados por

  • Microprogramação

  • Programação prévia diretamente no hardware

  • Início de um ciclo de instrução

  • Buscar (fetch) a referida instrução e trazer uma cópia sua da MP para o processador

  • Iniciada na UC

O RELÓGIO

  • Dispositivo gerador de pulsos

  • Ciclo

  • Duração de um pulso do relógio

  • Freqüência

  • Quantidade de pulsos em um segundo

  • Define a velocidade da UCP

  • Medida em Hz (Hertz)

  • 1 Hz = 1 ciclo por segundo

REGISTRADOR DE INSTRUÇÃO (RI)

  • Instruction Register (IR)

  • Função específica de armazenar a instrução a ser executada pela UCP

  • Quando iniciado um ciclo de instrução, a UC emite sinais de controle em seqüência no tempo, processa a realização de um ciclo de leitura para buscar a instrução na memória

  • Ao término do ciclo de leitura a instrução desejada é armazenada no RI, via barramento de dados e RDM

CONTROLADOR DE INSTRUÇÃO (CI)

  • Program Counter (PC)

  • Função é armazenar o endereço da próxima instrução a ser executada

  • Quando a instrução que vai ser executada for lida da memória para a UCP, o sistema efetiva a modificação do conteúdo do CI armazenando o endereço da próxima instrução na seqüência

  • CI é armazena o endereço da próxima instrução

REGISTRADOR DE DADOS DE MEMÓRIA (RDM)
REGISTRADOR DE ENDEREÇOS DE MEMÓRIA (REM)

  • Registradores utilizados pela UCP e memória para comunicação e transferência de informações

  • Registrador de Dados da Memória (RDM)

  • Memory Buffer Register (MBR)

  • Tamanho (bits) igual ao do barramento de dados (tamanho da palavra do processador)

  • Registrador de Endereços de Memória (REM)

  • Memory Address Register (MAR)

  • Tamanho (bits) igual ao dos endereços da memória (barramento de endereços do sistema)

  • Pelo seu tamanho, calcula-se qual o espaço máximo de endereçamento da memória principal

INSTRUÇÕES DE MÁQUINA

  • Formalização de uma operação básica (primitiva) que o hardware é capaz de realizar diretamente

  • Grupo de bits que indica ao processador uma operação ou ação que ele deve realizar

  • Exemplo

  • X = A + B * C

  • É realizada pela UCP

  • T = B * C

  • X = A + T

  • Tecnologias

  • CISC (Complex Instruction Set Computers)

  • RISC (Reduced Instruction Set Computers)

FORMATO DAS INSTRUÇÕES

  • Código de Operação (C.Op.)

  • Campo da instrução cujo valor binário é a identificação (código) da operação a ser realizada

  • Cada instrução possui um único código, que serve de entrada no decodificador da área de controle

  • Campo Operando (Op.)

  • São os campos da instrução cujo valor binário indica a localização dos dados que serão manipulados durante a realização da operação

  • Desvio

  • É uma alteração forçada da seqüência de execução de um programa

FUNCIONAMENTO DA UCP

FUNCIONAMENTO DA UCP

        Iniciar

        RI ← (CI)                        Buscar a instrução, cujo endereço está em CI

        (CI) ← (CI) + 1                Conteúdo de CI é incrementado para o endereço da próxima instrução

        Interpretar o C.Op.                O decodificador recebe os bits do C.Op. e gera uma saída para a UC

        Buscar Op. (se houver)

        Executar a instrução

        Retornar

FUNCIONAMENTO DA UCP

Características de um processador simples a ser utilizado nos exemplos

1 – Palavra: 12 bits

2 – Endereços: 8 bits (256 células de memória)

3 – Células de 12 bits

4 – Instruções de 1 operando apenas, com C. Op. = 4 bits e campo operando = 8 bits

5 – Campo operando sempre indica o end. De memória do dado, exceto em instruções de desvio

6 – A UCP possui apenas um registrador de dados, o ACC, com 12 bits de tamanho, o RI, também com 12 bits de tamanho, o CI e o REM com 8 bits cada um e o RDM com 12 bits também

    C. Op.       Operando

4 bits            8 bits   

8 – Instruções disponíveis

FUNCIONAMENTO DA UCP

C. Op.        Sigla                Descrição

0                HLT                Para a execução do programa *** Halt, em inglês

1                LDA Op.        ACC ← (Op.) *** Load, em inglês

2                STR         Op.        (Op) ← ACC *** Store

3                ADD Op.        ACC ← ACC + (Op.)

4                SUB Op.        ACC ← ACC – (Op.)

5                JZ Op.                Se ACC = 0, então: CI ← Op.

6                JP Op.                Se ACC > 0, então: CI ← Op.

7                JN Op.                Se ACC < 0, então: CI ← Op.

8                JMP Op.        CI ← Op.

9                GET Op.        Ler dado da porta da entrada e armazená-lo em (Op.)

A                   PRT Op.                Colocar na porta referente à impressora o valor armazenado                         em (Op.)

LINGUAGEM DE MONTAGEM

  • Uma linha de instrução em Assembly é composta de quatro partes

  • Rótulo

  • Indica um endereço significativo do programa (início do programa), o endereço de desvio em um loop e outros

  • PROG, A, B, C, X

  • Operação

  • Contém o mnemônico predefinido para simbolizar a operação

  • ADD, SUB, LDA, STR

  • Operando

  • Onde são inseridos os símbolos representativos dos endereços de memória ou dos registradores utilizados pela instrução para armazenar os respectivos dados referidos pela instrução

  • A, B, C, X representam endereços de memória (onde estão os dados)

  • Comentários

  • Campo opcional, serve apenas para auxiliar na interpretação

BIBLIOGRAFIA

  • MONTEIRO, M. A.. Introdução à Organização de Computadores. 4 ed. Rio
            de Janeiro: LTC, 2005.

  • PATTERSON, D. A.; HENNESSY, J. L.. Organização e projeto de
            computadores: a Interface Hardware/software.
     3.ed. Rio de Janeiro:
            CAMPUS, 2005.

  • STALLINGS, William. Arquitetura e Organização de Computadores. 5.ed.
            São Paulo: PRENTICE HALL BRASIL, 2002

  • http://www.computerhistory.org

  • http://www.ime.usp.br/~song/mac412/lei-moore.jpg

  • http://www.olhardigital.com.br

  • http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?p=3682782

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