Processo de desenvolvimento de software
Trabalho acadêmico: Processo de desenvolvimento de software. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adstecnologia201 • 20/5/2014 • Trabalho acadêmico • 4.236 Palavras (17 Páginas) • 347 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANALÍSE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
REINAN LIMA DA SILVA
ESTÁGIO CURRICULAR – TCC
SÃO FÉLIX DO CORIBE-BA
NOVEMBRO/2012
REINAN LIMA DA SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
TCC 2
Projeto de estágio apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Parana, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
SÃO FÉLIX DO CORIBE-BA
NOVEMBRO/2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 5
3. OBJETIVOS 6
3.1 OBJETIVO GERAL 6
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
4. REFERENCIAL TEÓRICO 7
4.1 Processo de desenvolvimento de software 9
5. METODOLOGIA 11
6. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 12
7. TECNOLOGIA 13
8. LEVANTAMENTO DE REQUISITOS 14
9. DIAGRAMA DE CASO DE USO 15
10. DIAGRAMA DE CLASSE 16
11. DIAGRAMA DE SEQUENCIA 17
12. DIAGRAMA DE ATIVIDADES 19
13. DIAGRAMA DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO 20
14. TELAS DO SISTEMA ( PROTOTIPAÇÃO) 21
15. CÓDIGO FONTE 25
16. CRONOGRAMA 62
17. CONCLUSÃO 63
18. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 64
1. INTRODUÇÃO
Buscando aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de análise e desenvolvimento de sistema, da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná procuramos, a empresa Imperial Calçados e Confecções, que tem sua sede na cidade de Tabocas do Brejo Velho, e desempenha papel importante na comercialização de calçados e confecções em sua região, empresa na qual iremos desenvolver um sistema para automatizar o controle de contas a receber e contas a pagar. A implantação deste sistema facilitará e agilizará o atendimento aos clientes, bem como facilitará o pagamento em dia de seus títulos bancários.
2. JUSTIFICATIVA
Há muitos anos podemos contar com o apoio das tecnologias para agilizar, aprimorar, aperfeiçoar atividades do cotidiano. Por ser verdade então decidimos emparceria com a proprietária da empresa Imperial Calçados e confecções, desenvolver um sistema de automação para auxiliar no desenvolvimento de suas tarefas diárias.
Sem o uso de um sistema para o controle de recebimentos e contas a pagar, tem havido perda financeira na cobrança dos juros, demora no atendimento para recebimentos das contas dos clientes, e atrasos nos pagamentos das contas da empresa, por não poder ter em mãos todos os dias as datas de vencimento dos títulos, Justifica-se a implantação do sistema em questão para solver todos estes problemas.
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Desenvolver um sistema de controle de Contas a Receber, e contas a Pagar, utilizando linguagens de programação de alto nível.
Há muitos anos podemos contar com o apoio das tecnologias para agilizar, aprimorar, aperfeiçoar atividades do cotidiano. Por ser verdade então decidimos em parceria com a proprietária da empresa Imperial Calçados e confecções, desenvolver um sistema de automação para auxiliar no desenvolvimento de suas tarefas diárias.
Sem o uso de um sistema para o controle de recebimentos e contas a pagar, tem havido perda financeira na cobrança dos juros, demora no atendimento para recebimentos das contas dos clientes, e atrasos nos pagamentos das contas da empresa, por não poder ter em mãos todos os dias as datas de vencimento dos títulos, Justifica-se a implantação do sistema em questão para solver todos estes problemas.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver o sistema para aperfeiçoar o uso dentro do ambiente de trabalho de forma que, as atividades sejam executadas de forma geral, melhorando assim sua aplicação.
Identificar os objetivos reais da empresa e suas reais necessidades de forma que o sistema desenvolvido supra suas necessidades.
Desenvolver um sistema de acordo as necessidades do cliente, adequando-o dentro do ambiente daempresa, facilitando assim seu uso.
4. REFERENCIAL TEÓRICO
Sistemas consistem num conjunto de partes que estão constantemente interagindo e se integrando, sempre com o propósito de atingirem objetivos e alcançar resultados. (REZENDE; ABREU, 2003). Nenhum sistema sozinho pode fornecer todas as infor-mações que uma empresa necessita. Os sistemas formam um todo unificado. Eles recebem insumos e, como trabalham em um propósito comum, seus componentes inter-relacionados produzirão resultados mediante um processo organizado de trans-formação. Laudon e Laudon (2007) explicam que estes sistemas podem contribuir para a solução de vários problemas empresariais, independentemente do seu tipo ou do seu uso. É bastante difícil ter sistemas que não gerem algum tipo de informa-ção. Turban, Rainer Jr. e Potter (2005) esclarecem que o uso da TI nos sistemas de in-formação agrega recursos de processamento de dados, gerando informações para clientes, fornecedores e usuários, utilizando um hardware, um software, procedimen-tos e pessoas. Nos sistemas de informação empresariais, está implícito o uso de TI. Os sistemas de informações empresariais têm o foco para o principal negócio da organização. Segundo Rezende e Abreu (2003), os atuais sistemas de informação têm alguns pontos em comum, independentemente do negócio da empresa, como lidar com grande volume de informação, processamentos complexos, interligação de diversas tecnologias e auxílio na qualidade,
...