Programação de bancos de dados
Seminário: Programação de bancos de dados. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: regislieggio • 12/11/2014 • Seminário • 766 Palavras (4 Páginas) • 236 Visualizações
Programação em banco de dados
Usando o comando SELECT no SQL
Através do comando SELECT podemos recuperar os dados existentes no BD, de acordo com os critérios desejados. Para exemplificar, vamos criar uma pequena tabela e inserir alguns dados na mesma.
create table aluno (
codigo_aluno int not null primary key,
nome varchar (50),
nota int,
sexo char (1)
);
insert into aluno values (1, 'Ana Paula', 7, 'F'), (2, 'Henrique', 5, 'M'), (3, 'Joana', 4, 'F'), (4, 'Marcos', 8, 'M'), (5, 'Cláudio', 9, 'M');
1 – Mostre todos os registros da tabela aluno.
Podemos recuperar todas as colunas de uma tabela utilizando o asterisco *. O comando ficará: select * from aluno;
2 – Mostre os nomes de todos os alunos.
Nesse exemplo, quero recuperar todos os nomes de alunos existentes na tabela. Então, coloco o comando SELECT, o nome do campo que quero selecionar da tabela, que no caso é NOME e FROM ALUNO que é o nome da tabela.
select nome from aluno;
3 – Mostre os nomes de todos os alunos do sexo feminino / masculino.
Nesse exemplo, quero recuperar nome de alunos do sexo feminino. Por isso, temos uma condição a verificar: alunos do sexo feminino. Utilizo, então, a cláusula WHERE, que é um operador de restrição. Então o comando ficará: select nome from aluno where sexo='F';
E para recuperar os nomes de todos os alunos do sexo masculino, basta substituir sexo=’F’ por sexo=’M’.
4 – Mostre o total de alunos matriculados.
Nesse exemplo, quero recuperar a quantidade de alunos matriculados na tabela. Então, entro com o comando SELECT, comando COUNT para trazer o total, e como quero verificar todos os registros da tabela, uso o asterisco e FROM ALUNO que é a tabela selecionada. Resultado: 10 alunos matriculados.
select count (*) as total_alunos_matriculados from aluno;
5 – Mostre o total de alunos do sexo feminino / masculino.
Nesse exemplo, quero recuperar o total de alunos que sejam do sexo feminino. Então, entro com o comando SELECT, comando COUNT para trazer o total e como quero verificar todos os registros da tabela, uso o asterisco, FROM ALUNO que é a tabela selecionada, adicionando a condição/restrição WHERE SEXO=’F’.
select count (*) as meninas from aluno where sexo='F';
6 – Mostre a soma global das notas dos alunos.
Nesse exemplo, quero recuperar a soma geral das notas dos alunos. Então, entro com o comando SELECT, comando SUM que significa soma e entre parênteses coloco o nome do campo que quero recuperar a soma, que no caso é NOTA e FROM ALUNO que é a tabela selecionada. Resultado: a soma das notas de todos os alunos é 62.
select sum (nota) as soma_notas from aluno;
7 – Mostre a soma global das notas das meninas / meninos.
Nesse exemplo, quero recuperar a soma das notas dos alunos que sejam do sexo feminino. Então, entro com o comando SELECT, comando SUM da soma e entre parênteses coloco o nome do campo que quero recuperar a soma, que no caso é NOTA, FROM ALUNO que é a tabela selecionada e, adiciono ainda, a restrição/condição dessa soma, que são alunos do sexo feminino: WHERE SEXO=’F’. Resultado: a soma das notas dos alunos do sexo feminino é 23.
select sum (nota) as soma_notas_meninas from aluno where sexo='F;
8 – Mostre a média da turma.
Nesse exemplo
...