Projeto de Interface com Usuario
Por: notim • 26/6/2016 • Trabalho acadêmico • 3.192 Palavras (13 Páginas) • 247 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A busca constante pela melhoria da qualidade do atendimento ao cliente, da eficiência produtiva e da redução dos custos operacionais tem sido uma constante entre as organizações, independente do porte ou produto comercializado, o que torna as novas tecnologias uma ferramenta estratégica para se alcançar o sucesso almejado no mercado, pois elas trazem consigo uma visão de que maiores benefícios podem ser obtidos, o que motiva e faz as empresas continuarem os investimentos em ferramentas e sistemas de gerenciamento. Ao longo do tempo, tem-se observado a dificuldade de algumas empresas em manter um controle de estoques eficaz ao ponto de evitar desvios, dar segurança aos gestores na definição de políticas de manutenção, garantir aos proprietários a apuração correta dos custos dos produtos e que o valor da conta estoques espelha a realidade. O capital normalmente investido nos estoques e a utilidade que este ativo tem para a maioria das empresas fazem com que o estoque seja digno de apreço, sugerindo a necessidade de controles internos adequados de forma que seja possível definir quando e quanto
comprar, qual o fluxo de entrada e saída dos materiais, porém, nota-se a dificuldade de encontrar um sistema informatizado que atenda aos requisitos da empresa de forma plena. Um sistema de gerenciamento de estoques tornou-se uma ferramenta indispensável ao administrador do pequeno ou grande negócio, que deseja ter o controle efetivo sob as mercadorias comercializadas e conquistar seu espaço no mercado, pois através dessa gestão, toda operação é simplificada, proporcionado maior confiabilidade ao gestor
1.2 Problema de pesquisa
A falta de informatização e imprecisão das informações, principalmente no que diz respeito ao controle de estoque, causou sérias limitações a um empreendimento da cidade de Unai - MG, impedindo a empresa de evoluir e alcançar melhores resultados no mercado em que atua. Diante deste contexto, foi observado a necessidade de se iniciar um estudo sobre o processo de implantação de um sistema de informação aplicado ao processo de controle de estoque nessa empresa.
1.3 Objetivos
1.3.1 Objetivo geral
Esse estudo teve como objetivo geral o processo de implantação de um sistema de informação aplicado ao controle de estoque na empresa Raiz insumos Agricolas LTDA, buscando informatizá-la, trazendo à empresa uma melhor gestão dos processos como: controle de estoque, cadastro de clientes e caixa, o que proporcionará melhoria nas tomadas de decisões.
1.3.2 Objetivos específicos Especificamente pretendeu-se:
a) conhecer e descrever o processo atual de estocagem da empresa,
b) aprimorar a estrutura de rede e informática da
empresa,
c) pesquisar um sistema de controle de estoque, estudá-lo e implantá-lo,
d) povoar o sistema com os dados da empresa específica;
e) analisar o desempenho da empresa antes e após a implantação.
1.4 Hipótese
Este trabalho parte da hipótese de que a implantação de um sistema de controle de estoque de insumos trará vários benefícios à empresa, como: agilidade no atendimento, maior precisão nas tomadas de decisão, confiabilidade nos processos e eficiência operacional.
1.5 Justificativa
Justifica-se a análise e implementação de um sistema de controle de estoque na empresa para que dessa forma a mesma possa alcançar vantagem competitiva, melhorar seu desempenho no mercado de atuação e consequentemente alavancar os resultados. A Raiz insumos Agricolas LTDA é uma empresa que atua há mais de 10 ano no mercado de Unaí e região , ela é dividida em loja com vendas de mercadorias e deposito. A empresa conta com 20 funcionários na loja e 43 no deposito. Em seu estoque há mais de 50 tipos de fertilizantes (entre adubos, corretivos de solo), e 85 tipos de Agrotóxicos e com preço e qualidade a empresa tem se destacado e aumentado a venda de Insumos agrícolas. Pensando assim a empresa se propôs a informatizar o controle de suas mercadorias para oferecer maior agilidade dos funcionários e melhorar seu controle de mercadorias. Portanto, a informatização traz benefícios e dados que servem para um maior controle de todos os itens em seu estoque, tendo assim a noção do que deve ser remanejado ou comprado, levantando também informações suficientes para realizar promoções em seus produtos de alto giro. A empresa conta com um estoque muito grande e há a necessidade de um controle mais preciso pois, com estoque parado a empresa está sofrendo um grande risco na liquides de seu caixa, não vendendo o que está parado e perdendo venda do produto não comprado. O controle de estoque facilita as atividades da empresa, gerando agilidade em consultas evitando a locomoção do vendedor ao estoque e mais segurança nas vendas, pois poderão ofertar o que realmente possui e assim dedicando um tempo maior ao cliente trazendo até a fidelização do mesmo.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Estoque
Segundo Silva (2013) estoques são materiais e suprimentos que uma empresa utiliza para a produção, venda ou simplesmente suprimir sua própria necessidade. Nos estoques muitas vezes é possível encontrar matérias-primas, suprimentos, componentes, materiais em processo ou produtos acabados, que geralmente é sempre feito a rigor um controle, tanto de processo como de disponibilidade dos itens. Já Corrêa (2001) define que estoque é um elemento gerencial essencial na administração das empresas. Segundo Sanvicente (2007): “Existem vários tipos de estoques ao longo da cadeia produtiva, analisados do ponto de vista financeiro, com maior liquidez e possibilidades de transformação em dinheiro. Em primeiro lugar, com maior liquidez estão os produtos acabados, que podem ser vendidos rapidamente e possuem um maior valor agregado; em segundo lugar, a matéria prima, que pode ser utilizada por outra empresa; em terceiro e último o produto em processo, pelo fato de exigir processo adicional” Os estoques têm papel importante nas empresas, pois funcionam como reguladores do fluxo dos negócios.
...