Propósito do Sistema Operacional - MacOS
Por: junior.apollo • 19/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 3.708 Palavras (15 Páginas) • 751 Visualizações
1. Propósito do Sistema Operacional
O Mac OS X é o sistema operacional da Apple baseado em UNIX. Foi lançado em 2001 e sucedeu do chamado sistema operacional "clássico".
Os primeiros esforços da Apple para produzir um sucessor para o Mac OS vêm desde o final da década de 1980. O projeto "Pink" foi o primeiro projeto da Apple de um sistema operacional orientado a objeto baseado em microkernel. Ele usava C++ para rodar softwares já existentes para Mac OS. Infelizmente, o projeto Pink estava competindo com a equipe System 7 e estava evoluindo tão lentamente, que ficou muito para trás. Portanto, foi terminado em 1991.
A princípio isso não parecia importar, já que o Mac OS era o melhor sistema operacional do mercado.
Porém, com o lançamento do Windows 95 em 1995, a Microsoft lançou um sistema que era quase tão fácil e confortável de usar quanto o Mac OS, já que tinha uma boa cópia da interface gráfica (GUI) do Mac OS. O fato de que os sistemas operacionais da Apple já tinham todas essas características quase dez anos antes não parecia importar já que a Microsoft tinha um mercado significantemente maior que estava esperando ansiosamente pelo novo sistema deles.
Enquanto isso, a Apple estava desenvolvendo outro SO de última geração, o projeto "Copland". O problema do projeto Copland era que a administração da Apple esperava uma significante melhoria na estabilidade, muitas características novas e 100% de compatibilidade com o antigo, mas não deu tempo suficiente à equipe.
Assim, quando a Apple anunciou o Copland, ele ainda estava longe de ser terminado. Quando eles perceberam o que havia acontecido, decidiram descontinuar o projeto. Em 1996, as coisas estavam bem ruins para a Apple. A plataforma Windows estava constantemente progredindo e a Apple tinha acabado "descontinuar" as suas esperanças para a sua próxima geração de sistema operacional.
Muitas das novas tecnologias do projeto Copland foram inclusas no Mac OS 8, mas a Apple não teve mais nenhum projeto de sistema operacional de próxima geração.
Entretanto, em 1997 a Apple anunciou a tomada da NeXT, Inc. e adquiriu a tecnologia do sistema operacional NextStep. O NextStep foi baseado em UNIX e pareceu cumprir as expectativas da Apple para seu novo SO.
Em 1998, Steve Jobs, que retornou a Apple devido ao negócio da NeXT, anunciou estrategicamente o Rhapsody. O Rhapsody combinou as forças dos OpenStep (anteriormente NeXTStep) tais como BSD-UNIX, Mach-kernel, memória protegida ou multitarefa pre-emptivo com o Mac GUI. Entretanto, as primeiras liberações de Rhapsody pareciam mais como NeXTStep do que com um Mac OS e tiveram muito poucas características marcantes. A Apple também teve dificuldades em encontrar o tempo certo para cumprir seus prazos. Além disso, os desenvolvedores ficaram céticos sobre o novo sistema desde que o mercado da Apple começou a cair continuamente e embora o Rhapsody oferecesse 100% de compatibilidade de retorno, o novo código Yellow Box significou que todos os aplicativos existentes teriam que ser reescritos desde o início a fim de obter um novo sistema operacional completamente vantajoso.
Em 1998 no WWDC, a Apple anunciou que o Rhapsody se transformaria no Mac OS X. O Mac OS X teve uma programação firme e caracterizou uma nova importante biblioteca de sistema, a “Carbon". Carbon significou para os desenvolvedores que eles teriam que reescrever somente aproximadamente 10% de seus aplicativos. A Yellow Box foi rebatizada "Cocoa" e a Apple adicionou suporte a Java. A Apple decidiu também em usar PDF para dispor a saída em vez do DisplayPostScript. Como o Rhapsody, o Mac OS X retornava 100% de compatibilidade com aplicações clássicas de MacOS.
Em 5 de Março de 1999, a Apple lançou o Mac OS X Server 1.0. O Mac OS X Server foi o 1° lançamento público do Mac OS X e caracterizado como o novo Darwin Unix core, mas como o Rhapsody, o usuário de Mac OS X teve uma muito pouco atrativa interface como a do NeXT. Conseqüentemente, muitos usuários adorariam saber qual futura aparência o GUI do Mac OS iria ter.
Em janeiro 2000 na MacWorld SF, a Apple demonstrou para a surpresa de peritos e usuários sua nova interface gráfica para Mac OS X, o "Aqua". Baseado em tecnologias como QuickTime, OpenGL e Quartz, o Aqua somente olhado como espetacular, mas também como um GUI muito poderoso, porém ainda tinha maneira fácil de usar famosa do Apple. O Aqua foi completamente configurado para esconder o UNIX dos olhos do usuário. Steve Jobs anunciou também uma versão beta pública do Mac OS X para o verão de 2000.
Em março de 2001, a Apple liberou finalmente a primeira versão oficial do Mac OS X. O Mac OS X 10.0 era ainda muito lento (muito mais lento do que o OS clássico), mas suas expressivas características novas, Aqua e a estabilidade ganharam cumuladamente uma impressão positiva. A chave do sucesso, entretanto, era a disponibilidade das aplicações. A Apple fez tudo possível para convencer os colaboradores dos aplicativos mais importantes do Mac a liberarem o mais rápido possível versões carbonizadas de seus softwares. Em novembro de 2001, a Microsoft liberou seu Office para Mac OS X e em abril 2002, o Adôbe seguiu liberando Photoshop 7 para Mac OS X.
O primeiro update principal para Mac OS X foi liberado em setembro 2001. O Mac OS X 10.1 era significativamente mais rápido que o 10.0 e adicionou características novas que faltaram no 10.0 como dados de CDs gravados ou playbacks de DVD.
Em julho de 2003 foi anunciado o Mac OS X 10.3, o primeiro Mac OS projetado para computadores de 32 e 64-bits. O novo Power Macintosh G5 foi o primeiro computador 64-bit da Apple que necessitou de softwares otimizados a fim de propiciar a melhor performance. Não menos que o OS X 10.3 era compatível com todos os Macs G3/G4 de 32-bit.
O Mac OS X é um sistema operacional super moderno que oferece o poder do UNIX com a simplicidade e elegância do Macintosh.
Projetado para conduzir a plataforma Macintosh ao longo da próxima década, o Mac OS X combina as novas tecnologias de padrão aberto que o transformam, não apenas no mais estável, compatível e interoperacional sistema operacional de mesa disponível, como também no mais inovador e instigante.
2. Visão Geral
Segundo a Apple o Mac OS X deverá ganhar mercado nas empresas que trabalham com editoração e produção gráfica, atingindo também as escolas.
O nome "Apple Computer"
Muita gente se pergunta de onde o nome "Apple Computer" surgiu, já que ele é um nome não muito comum para uma companhia no mundo dos computadores, no que diz respeito à sua formação.
Steve Jobs teve a idéia do nome no começo de 1976. Naquele tempo, ele freqüentemente visitava e trabalhava em uma pequena fazenda de um amigo. Era um lugar onde alguns encontros hippies aconteceram e onde Steve passou alguns meses do ano.
Quando ele retornou de uma daquelas visitas, ele comentou com Steve Wozniak sobre a sua idéia. Jobs estava temporariamente trabalhando em plantações de maçãs. Alguns dizem que foi um tributo a Apple Records, a gravadora musical dos Beatles. Woz sabia que eles teriam problemas de copyright com a Apple Records, mas como eles não podiam achar um nome que soava melhor que Apple Computer, o nome foi escolhido.
As preocupações de Woz foram justificadas. A Apple Computer, Inc. foi processada pela Apple Records sob quebras de copyright em 1989.
...