Questionário - UNIP Engenharia de Software I
Por: alexnb06 • 28/2/2017 • Trabalho acadêmico • 2.277 Palavras (10 Páginas) • 4.551 Visualizações
Página 1 de 10
ULTIPLA ESCOLHA
- Dentro do método Scrum existem três papéis desempenhados pelos envolvidos no projeto. O papel que é responsável por definir e priorizar as funcionalidades da aplicação em desenvolvimento é:
- Scrum Layer
- Product scrum
- Procut owner
- Scrum máster
- Time scrum
- Em relação a UML – Unified Modeling Language – na modelagem de um sistema, é correto afirmar:
- É uma técnica de modelagem de sistemas
- É uma técnica de construção de software
- Só pode ser utilizada com RUP
- Não é uma ferramenta de comunicação entre os desenvolvedores.
- É uma representação gráfica da modelagem orientada a objetos.
- A modelagem ágil busca identificar um meio-termo entre a total falta de documentação proposta pelo XP e a documentação formal dos métodos tradicionais, baseada no fato de que os extremos não são bons. Fundamentado nas afirmações a seguir, marque a opção mais correta em relação a esse conceito:
- Simplicidade é um valor considerado
- Suficientemente preciso, consistente e detalhado.
- Os princípios do XP não são considerados.
- Somente a II está correta
- II e III estão corretas
- Somente a III está correta
- I e II estão corretadas
- Somente a I está correta
- Definir processo, papeis e trazer o comprometimento da equipe para os objetivos do projeto são metas do processo.
- TSP
- ESP
- CMMI
- PSP
- RSP
- O processo unificado divide o processo de desenvolvimento de software em quatro fases. Qual opção apresenta essas fases corretamente?
- Concepção, elaboração, codificação e testes
- Concepção, construção, transição e elaboração
- Analise, projeto, implementação e testes
- Concepção, Elaboração, construção e transição
- Concepção, elaboração, construção e testes
- Em relação ao modelo de ciclo de vida incremental, identifique qual das alternativas a seguir está correta:
- O cliente vê o resultado somente ao final do projeto
- As entregas parciais permitem monitorar a evolução do desenvolvimento
- Necessidades não especificadas no início do projeto podem ser feitas no incremento
- Somente a I está correta
- I e II estão corretadas
- Somente a III está correta
- Somente a II está correta
- II e III estão corretas
- A Engenharia de Software foi criada para resolver a questão da crise de software das décadas de 1960 e 1970 e trouxe vários ganhos para o desenvolvimento de software. Com base nessa afirmativa, qual a opção mais correta?
- A Engenharia de Software inclui métodos e processos para melhoria da qualidade do software
- A Engenharia de Software burocratiza o desenvolvimento do software
- Usado a Engenharia de Software, a qualidade de um software é garantida.
- A Engenharia de Software não suporta o desenvolvimento de softwares complexos.
- Não está previsto processo de gestão de projetos em Engenharia de Software.
- Quanto ao método ágil DSDM (Dynamic Systems Development Method), marque a alternativa correta em relação as afirmativas a seguir:
- Adaptação ao negocio
- Utiliza tempo fixo para os incrementos
- Trabalha com equipes pequenas
- Somente a II está correta
- II e III estão corretas
- Somente a III está correta
- I e III estão corretas
- Todas estão corretadas
- A fase do ciclo de vida que corresponde as atividades de testes de homologação do cliente é chamada de:
- Elaboração
- Manutenção
- Operação
- Concepção
- Transição.
- São atividades que ocorrem em ordem cronológica no método Scrum:
- Planejamento do Sprint, execução do Sprint, retrospectiva a e reunião de revisão.
- Sprint, planejamento, reunião de revisão e retrospectiva.
- Planejamento do Sprint, execução do Sprint, Planejamento do Sprint e retrospectiva.
- Planejamento do Sprint, analise do Sprint, reunião de revisão e retrospectiva.
- Planejamento do Sprint, execução do Sprint, reunião de revisão e retrospectiva.
- A comunicação é parte integrante da Engenharia de Software desde a fase de levantamento de requisitos. A pratica de boa comunicação tem princípios básicos que precisam ser exercidos para reduzir os conflitos em um projeto. Qual das opções a seguir é um princípio dessa boa comunicação.
- Preocupar-se com suas perguntas
- Não precisa de facilitador
- Gastar mais tempo para entender o problema
- Fazer a comunicação por e-mail é o suficiente
- Negociar sempre para obter ganhos.
- A prototipação é uma ferramenta que pode ser usada em qualquer modelo de software e tem por finalidade principal:
- Listar os requisitos.
- Obter novos requisitos.
- Obter melhor identificação dos requisitos junto a equipe do projeto
- Permitir o entendimento e a validação dos requisitos
- Somente entender os requisitos.
- São características do modelo Cleanroom para desenvolvimento de software.
- Usa-se muito teste unitário durante a codificação
- Especificações formais e testes estatísticos são utilizados
- As técnicas de Cleanrom substituem as demais técnicas da Engenharia de Software
- Foca nas ações corretivas dos defeitos
- Usa uma linguagem de programação especifica.
- O modelo baseado em componentes tem ênfase em criar software que envolva a composição de componentes, permitindo que sejam incluídos, alterados e substituídos com baixo impacto na aplicação. É uma vantagem do modelo de desenvolvimento baseado em componentes:
- Tornar o processo de desenvolvimento engessado.
- Precisa fazer testes complexos no sistema quando um componente é alterado
- Reduzir os custos de manutenção do software
- Os componentes são reusados somente na aplicação que foram criados.
- Não permite uso de componentes de terceiros.
- A técnica de reunião JAD – Joing Application Development – é uma das principais utilizadas no mercado corportavio. Analise as afirmativas a seguir sobre as práticas de JAD e marque a opção correta:
- Reuniões devem ser agendadas com antecedências e todos os envolvidos comunicados
- As reuniões JAD podem durar o dia todo, com intervalos programados.
- As reuniões devem durar até 120 minutos.
- Somente a I está correta.
- I e III estão corretas.
- Somente III está correta.
- I e II estão corretas.
- Somente a II está correta.
- O processo ágil que preconiza: “Os testes devem ser escritos antes da codificação”, é chamado de:
- DSDM = Dynamic Systems Development Method
- BDD – Behavior Driven Development
- FDD – Feature Driven Development
- TDD – Test Driven Development
- ASD = Adptative System Development.
- Em relação ao BPM – Bussiness Process Modeling, é correto afirmar:
- É compreensível a todos os usuários do negócio.
- É de difícil compreensão para leigos em informática
- Substitui a UML.
- É construído apenas pelo usuário de negócio.
- Representa o fluxo de atividades de um programa.
- O planejamento é uma pratica de Engenharia de Software coberta pelo gerenciamento de projetos, que é organizado conforme as boas práticas do PMBOK. Em relação ao gerenciamento de projetos, quais são as fases de um projeto?
- Iniciação – Planejamento – Execução – Controle – Encerramento
- Iniciação – Planejamento – Controle – Execução – Encerramento
- Iniciação – Planejamento – Execução – Encerramento
- Iniciação – Planejamento – Monitoração – Controle – Encerramento
- Iniciação – Planejamento – Controle – Encerramento
- O Extremme Programming (XP) é um método ágil de desenvolvimento e estabelece 12 praticas para o desenvolvimento de sistemas. De acordo com as afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta:
- O planejamento é feito como nos processos tradicionais.
- Os testes devem ser contínuos e evoluir junto com o código
- O código é de propriedade individual
- Somente a II está correta
- II e III estão corretas
- Somente a III está correta
- I e III estão corretas
- Somente a I está correta
- O Manifesto Ágil, que reúne os valores básicos dos métodos ágeis são quatro: foco nos indivíduos e suas interações, entrega de software funcionando, colaboração do cliente e...
- Desenvolvimento interativo
- Respostas às mudanças
- Uso de ferramentas
- Definição do processo
- Negociação de contratos
- O modelo codifica-remenda surgiu com a necessidade de construção de software na década de 1950. Não é um processo propriamente dito, pois os desenvolvedores começam a codificar logo no início do projeto e vão corrigindo os erros à medida que os encontra. Isso trona o processo de construção caótico. Entre as opções a seguir, qual afirmativa mais correta?
- O planejamento básico é feito
- Envolve testes planejados
- Torna o trabalho impossível de ser gerenciado
- Existem revisões por pares na codificação
- A arquitetura é validada
- O modelo de ciclo de vida criado na década de 1960 para organizar e melhorar o trabalho de desenvolvimento de software é o:
- Espiral
- Codifica-remenda
- Cascata
- Incremental
- RAD
- A Engenharia de Software é dividida em quatro camadas, cada uma com seu objetivo especifico. A camada cujo objetivo é fornecer as informações técnicas para o desenvolvimento do software é a de:
- Processo
- Engenharia
- Ferramentas
- Método
- Qualidade
- O FDD (Feature Driven Development) é um método ágil de desenvolvimento que preconiza algumas melhores práticas no desenvolvimento de software. De acordo com as afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta.
- Inspeções são realizadas para garantir a qualidade.
- O código é de propriedade coletiva.
- Desenvolvimento por funcionalidade.
- Somente a II está correta
- II e III estão corretas
- Somente a III está correta
- I e III estão corretas
- Somente a I esta correta
- O ciclo de Especular-Colaborar-Aprender e a utilização da técnica de reunião JAD são características de qual método ágil?
- XP
- ASD
- DSDM
- Scrum
- Crystal
- Entre as afirmativas a seguir, qual é a única que pode ser considerada especifica do modelo de ciclo de vida espiral?
- Realizar planejamento
- Analisar o risco
- Desenvolver o Software
- Avaliar o software
- Codificar o sistema
- Sistemas de processamento de transações são aqueles que coletam, guardam, modificam e recuperam informações de negócios de uma organização por meio de transações. Sobre esse conceito, assinale a alternativa que é um tipo de sistema transacional:
- Aplicações de acesso à internet, como browsers.
- Site bancário para acesso a sua conta-corrente
- Site da internet de uma organização
- Site banário com informações institucionais.
- Aplicação local para edição de texto.
- O processo de desenvolvimento é um conjunto de atividades coerentes e consistentes para especificar, projetar, implementar e testar um software. Apresente duas justificativas para que uma empresa adote a utilização de um processo de software no desenvolvimento de software.
Com um processo de desenvolvimento conseguimos aumentar as chances de desenvolver um software de qualidade e melhorar o processo de entrega, cumprindo com os contratos do desenvolvimento.
- Existem vários processos de desenvolvimento de software que foram criados a partir da década de 1960 para adaptar e melhorar o processo de construção de uma aplicação, como o modelo cascata, que definiu a estrutura básica composta das fases de analise, projeto, implementação e testes. Essas fases são base para todos os demais processos desenvolvidos até hoje. Dentre esses modelos, temos o modelo incremental e o modelo RAD – Rapid Application Development. Descreva como as duas abordagens são diferentes na construção de um software.
O modelo incremental aborda a utilização de entregas parciais de N incrementos até a finalização do software, o modelo RAD busca um ciclo de desenvolvimento mais rápido, sequencial linear com ciclos curtos e a utilização de prototipação interativa.
- A modelagem do software é a parte integrante de um processo de desenvolvimento de software. Entre elas, a modelagem orientada a objetos é a mais empregada no mercado, utilizando a UML como notação padrão. Quais são as três categorias de diagrama da UML? Cite um exemplo para cada uma.
Estático, dinâmico e arquitetural.
Diagrama de Caso de Uso, diagrama de atividades e diagrama de componentes.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com