Questões - A ciência como forma de conhecimento
Por: moratori • 12/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 542 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
ATIVIDADE
Leia o texto A ciência como forma de conhecimento para responder as questões abaixo:
Questão 01.
O autor, em seu texto, afirma que conhecer é uma busca humana ao longo de sua trajetória, mas que as dinâmicas e os processos são diferentes. Identifique as diferentes formas de conhecimento e suas principais características.
Conhecimento Popular ou Senso comum - superficial, sensitivo, subjetivo, imediatista, assistemático, valorativo, reflexivo, verificável, falível, Inexato e acrítico;
Conhecimento Teológico ou Religioso - Valorativo, sistemático, inspiracional, não verificável, não falseável, infalível e exato;
Experiencia Artística - Subjetivo, não objetivo,
Conhecimento Filosófico - Valorativo, racional, sistemático, não verificável, Infalível e exato;
Ideologia - Composta de enunciados que justificam relações de poder;
Conhecimento Científico - Factual, contingente, sistemático, verificável, falível, aproximadamente exato;
Questão 02
Explique, baseado na leitura do texto, o que é ciência e quais os fundamentos epistemológicos que caracterizam o fazer científico.
Após entender sobre os demais tipos de conhecimento, o homem buscou uma forma de se aprofundar no mundo, de buscar confrontar as limitações impostas por estes conhecimentos. Essa nova abordagem, assim como a necessidade de precisão para a troca de informações deu início a construção de novos sistemas de estruturação e organização do conhecimento. Daí o início do conhecimento cientifico e da ciência.
Questão 03
Discorra sobre os principais questionamentos sobre a ciência que emergiram com a pós-modernidade e explique de que modo tais questionamentos trouxeram outras bases para se pensar e fazer ciência na pós-modernidade.
O paradigma dominante, modelo do sec. XVI, caracterizado pela luta contra todas as formas de dogmatismo e autoridade, pela busca de leis e da objetividade e pelo uso da matematica como instrumento privilegiado de analise passa sofrer um processo de perda de confiança. Descobertas de Einstein, Heisenberg e Bohr, Gödel, Prigogine, entre outros, começaram a derrubar os pilares do paradigma dominante. Outro fator que veio para mudar a ciência foram as condições sociais, como as duas grandes guerras, experiencias totalitárias, desastres ecológicos, submissão da ciência aos serviços militares. Esses dois fatores fizeram a ciência deixar de ser voltada para o conhecimento do funcionamento da natureza e passou a focar na resolução dos problemas causados pela ciência moderna e suas tecnologias.
Questão 04
No texto, Gressler apud Araújo ressalta o “projeto científico como uma forma específica de conhecer a realidade” (p. 133). Discorra sobre os fundamentos da investigação científica.
Gressler acredita que, desde a idade antiga, já houvesse preocupações em fundamentar uma linguagem técnica baseada em argumentações logicas. O método dedutivo de Descartes, a indução experimental de Francis
...