Relatorio De Alcool
Trabalho Universitário: Relatorio De Alcool. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/9/2014 • 464 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
Processo de produção da cerveja
Gustavo Gaidzinski
Unesc
“A cerveja é uma bebida de ampla difusão e intenso consumo, sendo conhecida desde remota antigüidade em diversos países do mundo, principalmente nos Estados Unidos, Alemanha e a China. Tem como principal mercado consumidor a Europa, sendo que a Alemanha e a Dinamarca possuem o maior consumo per capto em litros por ano”. “A legislação brasileira (Decreto n° 2.314, de setembro de 1997) define cerveja como sendo a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto cervejeiro oriundo de malte de cevada e água potável, por ação da levedura, com adição de lúpulo”
Em seu processo, temos como matéria prima:
1. Água
2. Malte
3. Lúpulo
4. Antioxidantes – estabilizantes, acidulantes, leveduras-
Processo (clássico):
É o processo mais utilizado pelo mercado industrial, pois fabrica cervejas pouco fermentadas, para a realização deste processo é deve existir perfeito controle de temperatura e fatores externos.
Malteacao:
É a primeira etapa para a produção de uma cerveja. A etapa consiste em iniciar o processo de germinação dos grãos de cereais. Para germinar os grãos, eles são umedecidos, no inicio do processo, os grãos são secos e torrados. Nesta etapa que surge a separação e a diferenciação entre os grãos. A escolha do grãos definira o aroma e cor da cerveja. Por exemplo: um malte mais torrado deixará a cerveja mais escura, já um menos torrado, deixará a cerveja mais clara.
Moagem:
Uma vez com a malteação completa(grãos separados e escolhidos, quantidade e tipo.) É necessário moer. A moagem consiste em quebrar a casca para liberar o endosperma do grão. O ideal é remover a casca inteira e quebrar o interior da casca. Este processo influencia na quantidade de cerveja a ser produzida.
Brasagem:
Com o grão aberto é necessário fazer com que as enzimas presentes transformem os açúcares não fermentáveis em açúcares fermentáveis. Cada enzima tem uma faixa ideal de ph, de acordo com o ph, é feita a brassagem na temperatura necessária.
Clarificação:
Durante a clarificação circula-se o mosto, retirando-o do fundo da panela e é necessário fazê-lo percorrer pelas cascas do malte. Fazendo deste modo as inpurezas presente no mosto ficam nas cascas, e os açúcares não extraídos acabam sendo extraídos. Também é realizada uma lavagem do mosto, que é apenas feita circulando mais água.
Fervura:
A etapa onde se ferve, durante ela ocorre a evaporação de substancias não desejáveis a cerveja. Tambem é adicionado o lúpulo, que mata qualquer bactéria ou micro organismo presente. O lúpulo, além de fazer está “limpeza”adere sabor a cerveja “regulando”o doce do malte.
Resfriamento:
Está etapa é realizada com a maior rapidez possível, para que o mosto tenha contato com o exterior o menos possível, para evitar contaminações.
Fermentação:
O mosto é colocado no fermentador e é inoculado a levedura. A levedura irá consumir os acucares e produzira o álcool e gás carbônico
Envase:
Cerveja completa, é engarrafada, enlatada, guardada em barril.
Referencia:
http://www.engenhariadacerveja.com.br/2013/processo-de-producao-de-cerveja/
...