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Resumo do Sistema Android

Por:   •  8/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  254 Visualizações

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Resumo Android

  • Android é um sistema operacional (SO) aberto criado pelo Google.
  • Android roda sobre o Linux e utiliza como linguagem de programação o Java.
  • O Android é utilizado em celulares e tablets.
  • Android é um SO "leve" e com muitos recursos devido a sua rica biblioteca de classes.
  • Assim como o Windows nos microcomputadores, o Android é o responsável por gerenciar todas as tarefas e recursos de um Smartphone ou Tablet.
  • O Android é baseado em um framework contendo mais de 3.000 classes contendo métodos para as mais variadas tarefas, desde leitura de arquivos até recursos de GPS, mapas, áudio e vídeo.

Principais Funcionalidades

Além do framework, que facilita o desenvolvimento o Android tem as seguintes Funcionalidades:

  • Máquina virtual Dalvik que é otimizada para dispositivos móveis;
  • Browser integrado;
  • Gráficos 2D e 3D otimizados;
  • SQLite para armazenamento de dados;
  • Suporte para áudio, vídeo e vários formatos de imagem (MPEG4, H.264, MP3, AAC, AMR,JPG, PNG, GIF);
  • GSM, Bluetooth, EDGE, 3G, e WiFi;
  • Câmera, GPS, compasso, e acelerômetro;
  • Rico ambiente de desenvolvimento, incluindo emulador, ferramentas para debug performance além do plugin para o Eclipse.

Open Handset Alliance

  • É formada por um grupo de aproximadamente 80 empresas ligadas a área de tecnologia para acelerar o desenvolvimento na área de dispositivos móveis.
  • Atualmente esta aliança é a responsável pelo desenvolvimento do Android.

Google Play /Android Market

  • O site Android Market foi criado para facilitar a distribuição de aplicativos Android.
  • Neste site você pode obter mais de 30.000 aplicativos para o seu dispositivo Android (gratuitos e pagos).

Google Play

  • Neste site você pode se registrar e publicar os seus aplicativos os quais estarão disponíveis para mais de 10 milhões de usuários Android e este número tende a crescer muito nos próximos anos criando uma excelente oportunidade de negócios para o desenvolvedor Android.

Android Developers

  • O site Android Developers foi criado para facilitar a distribuição plataformas, recursos e tutoriais voltados para o desenvolvedor.
  • Neste site você pode obter informações sobre as últimas novidades para o desenvolvimento nesta plataforma.

Arquitetura

  • A arquitetura da plataforma é bem complexa se levar em conta que é voltada para dispositivos móveis.
  • Entretanto é simples de utilizar criando aplicações leves e com muitos recursos.

  • Camada Applications

 Nesta camada encontram-se algumas aplicações fundamentais como, por exemplo, email, SMS, calendário, mapas, browser entre outras.

  • Camada Application Framework

 Nesta camada encontram-se os principais recursos para facilitar a criação de aplicativos Android (como por exemplo botões e caixas de texto)

  • Camada Libraries

 O Android tem uma série de bibliotecas, criadas em C/C++ que são utilizadas nos componentes da camada Application Framework. 

  • Camada Android Runtime

 Nesta camada se destaca o ambiente de execução ou virtual machine no caso o Dalvik.

O Dalvik é responsável pela execução das classes em Java da sua aplicação

  • Camada Linux Kernel

O Android é baseado no Linux versão 2.6 para a execução dos serviços básicos, como por exemplo, segurança, gerenciamento de memória e de processos.

Esta camada é que faz a "ponte" entre o hardware e as diversas camadas da sua aplicação.

Ambiente de Desenvolvimento

  • Para desenvolver aplicações Android utilizamos como linguagem de programação o Java. Em teoria podemos utilizar qualquer editor (até o bloco de notas e compilando na linha de comando do SO), mas utilizaremos o Eclipse (que é a IDE recomendada pelo Google).
  • Além dos diversos recursos do Eclipse, temos um plugin específico para o desenvolvimento Android o que aumenta muito a produtividade no desenvolvimento.

Conhecendo os arquivos do nosso Projeto

  • Pasta SRC

Nesta pasta ficam contidas as classes em Java. Observe que várias informações contidas na imagem acima foram definidas quando você criou o projeto:

  1. Application name : P3_1
  2. Package name: br.com.exercicio.aula3
  3. Create Activity: Tela1 
  4. Através desta pasta você tem acesso à fonte das classes.
  5. Observe que é uma classe como qualquer outra do Java estendendo a classe Activity.

  • Pasta gen
  1. Nesta pasta ficam contidas as classes em Java contendo as constantes referentes aos recursos da sua aplicação.
  2. Esta pasta, também criada pelo template que não deve ser alterada manualmente.
  3. As alterações são feitas automaticamente pelo plugin do android sempre que você adicionar algum recurso (imagem, por exemplo) ao seu projeto (recurso será abordado mais a frente).
  4. Por enquanto basta visualizar o conteúdo do arquivo R.java

  • Pasta Assets
  1. Esta pasta pode conter recursos adicionais ao seu projeto, nesta pasta não são gerenciados automaticamente (não é criado uma constante para os mesmos) e você é quem deve fornecer um nome e o caminho de cada recurso.
  • Pasta res
  1. Esta pasta contem os recursos da aplicação para resolução de tela. Por exemplo o icon.png se refere a imagem.
  2. Observe que há 3 pastas drawable:
  • drawable-ldpi
  • drawable-mdpi
  • drawable-hdpi

Pasta res/layout

  1. Pasta que contém os arquivos de layout
  2. Dentro desta pasta “layout” tem o arquivo main.xml, que é criado com esse nome padrão, nesse arquivo é onde é feito o layout do projeto, através de códigos ou gráficos.
  3. Para abrir de um duplo clique neste arquivo.
  4. Será aberta uma área preta (que representa a tela do projeto) e a esquerda a paleta com os objetos que podem ser desenhados na tela.
  5. Esta tela pode ser editada graficamente ou através de códigos no main.xml.
  6. Na parte inferior que há 2 abas: main.xml e TextView.

Pasta res/values

  1. Pasta que contém os arquivos de recursos para Strings.
  2. Dentro desta pasta tem o arquivo strings.xml, que especifica os valores das constantes de textos que serão utilizadas no código.

Arquivo AndroidManifest.xml

  • Este arquivo, criado automaticamente define as configurações do projeto.

 

Arquivo default.properties

  • Este arquivo, criado automaticamente define a versão do seu projeto.

Arquivo proguard.cfg

  • É criado automaticamente define como será otimizado e obfuscado seu código. O resultado será um arquivo .apk (arquivo de distribuição do seu projeto) menor e bem mais difícil de se aplicar uma engenharia reversa (descompilar e visualizar seus fontes).
  • Desta forma seu aplicativo será mais eficiente e o código fonte estará mais protegido.

Obfuscação: criar um arquivo compilado que inviabiliza uma engenharia reversa (normalmente substituindo palavras e ou nome de variáveis dificultando a descompilação do mesmo).

Pastas do projeto

  • Abra o Windows Explorer e localize a pasta do seu projeto;c:\curso\br.com.exercicio
  • Observe que além das pastas e arquivos apresentados dentro do Package Explorer do Eclipse existem outras pastas.
  • Pasta bin ficam as classes compiladas (por default o Eclipse compila as classes sempre que os arquivos são salvos).
  • Pasta metadata que é utilizada pelo Eclipse para armazena uma série de informações necessárias para o próprio Eclipse (por exemplo, plugins utilizados).
  • Classe Java que estende a classe Activity (uma activity é uma tela, equivale ao frame do swing ou uma janela do Windows ).
  • O método onCreate é executado automaticamente assim que esta atividade for carregada para a memória.
  • onCreate() É a primeira função a ser executada quando uma Activity é lançada. Geralmente é a responsável por carregar os layouts XML e outras operações de inicialização. É executada somente uma vez durante a “vida útil” da Activity.
  • O método setContentView que efetivamente vai criar a apresentação da tela, é o que faz a ligação entre a Activity e a View, que recebe como parâmetro R.layout.main (responsável pelo conteúdo da tela) que nada mais é do que o arquivo main.xml.
  • O TextView permite apresentar um texto na tela. A TextView tem a propriedade text esta sendo atribuído o valor de @string/hello
  • O valor de @string/hello tambem esta vindo de outro arquivo de recurso, no caso o arquivostrings.xml.
  • Vale lembrar que as palavras em português estão sublinhadas, isto ocorre porque o Eclipse tem um corretor ortográfico padrão para o idioma inglês.

Conceitos Fundamentais do Android

  • Activity : basicamente uma tela da aplicação. Dentro da Activity estão os vários elementos visuais, como botões, caixas de texto, imagens.
  • Toda activity é derivada da classe Activity como, por exemplo, a nossa classe criada:

[pic 1]

Service 

  • É que uma aplicação que roda em segundo plano, por exemplo, enquanto você navega na Internet pode haver uma música rodando como um serviço em segundo plano.
  • Todo service é derivado da classe Service.

Intents

  • O Android trata todas as requisições ou solicitações como intents ( intenções ou tarefas que a aplicação deve executar).
  • Como exemplo de tarefas podemos citar uma ligação telefônica ou um envio de SMS.
  • Podemos dizer que uma intenção é uma descrição abstrata de uma operação a ser executada.

Adicionando Recursos a uma Aplicação

  • Recursos são imagens ou textos que podem ser utilizados pela sua aplicação. Como podemos ver, temos o arquivo strings.xml dentro da pasta res/values .

[pic 2]

  • Para abrir basta dar um duplo clique neste arquivo.
  • O arquivo strings.xml abrirá na forma gráfica conforme a imagem abaixo:

[pic 3]

Basta definir o name e o value de cada recurso conforme a imagem abaixo:

[pic 4]

Cada recurso do tipo String é composto por um par chave/valor onde a chave é o Name e valor é Value.

...

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