SCRUM E XP: AGILIDADE NO GERENCIAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Por: Sandro Stéfano Sá Azevedo • 26/4/2015 • Monografia • 7.514 Palavras (31 Páginas) • 316 Visualizações
ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SISTEMAS
SANDRO STÉFANO SÁ AZEVEDO
SCRUM E XP: AGILIDADE NO GERENCIAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
VILA VELHA (ES)
2013
SANDRO STÉFANO SÁ AZEVEDO
SCRUM E XP: AGILIDADE NO GERENCIAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas da Escola Superior Aberta do Brasil como requisito para obtenção do título de Especialista em Engenharia de Sistemas, sob orientação da Profª. Me. Janaina Costa Binda.
VILA VELHA (ES)
2013
SANDRO STÉFANO SÁ AZEVEDO
SCRUM E XP: AGILIDADE NO GERENCIAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Monografia aprovada em ... de ... de 2013.
Banca Examinadora
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VILA VELHA (ES)
2013
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho à minha esposa Nívea por ter aparecido na minha vida há nove anos e desde lá, me proporcionado muitas alegrias e crescimento pessoal e profissional. Seu amor e companheirismo são fundamentais para que eu alcance meus objetivos de vida.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus por me prover de inteligência e sabedoria necessárias para o sucesso desta jornada, à minha esposa Nívea pelo incentivo e companheirismo nas horas mais difíceis e aos meus Pais, fonte eterna de amor e carinho, sentimentos estes que servem de combustível para que eu alcance os meus objetivos.
Think you know where you are on your well-formed plan and discover that you are very wrong, very much later.
Ken Schwaber
RESUMO
Desde os primórdios da computação, as empresas de desenvolvimento de software enfrentam problemas recorrentes. Atraso na entrega de projetos, aumentos intermináveis de escopo e custo, projetos com baixa qualidade ou projetos que não entregam as funcionalidades prometidas. Estes problemas são encontrados em grande parte dos projetos de software, o que causa grande insatisfação dos clientes e dos gerentes das empresas. Para tentar diminuir a ocorrência de tais problemas surgiram os métodos ágeis que vem com a promessa de aumentar a produtividade das empresas, trazendo princípios que visam flexibilizar o desenvolvimento e aumentar a satisfação do cliente com entregas constantes de partes utilizáveis do software que está sendo construído. De forma elucidativa, este estudo bibliográfico de caráter exploratório-descritivo tem como objetivo, mostrar, a partir de pesquisa documental da literatura e de referenciais bibliográficos, como os métodos ágeis surgem como uma solução bastante efetiva para a resolução de problemas históricos sofridos pelas metodologias tradicionais no gerenciamento e desenvolvimento de software em qualquer tipo de organização sem prejudicar a qualidade, como exemplo as mudanças constantes de requisitos, problemas de comunicação, insatisfação do cliente em relação à qualidade do produto, atraso na entrega, entre outros, através do uso de novas práticas, métodos e mudança de comportamento por parte dos envolvidos em todo o processo de produção de software.
Palavras-chave: Desenvolvimento de Software. Gerenciamento de Software. Escopo. Custo. Qualidade. Requisitos. Métodos ágeis. Metodologias tradicionais.
LISTA DE QUADROS
Quadro 1: Perspectiva estática do RUP ................................................................... 21
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Ciclo de vida clássico ................................................................................ 13
Figura 2: Modelo incremental ................................................................................... 15
Figura 3: Modelo de prototipação ............................................................................. 17
Figura 4: Modelo espiral ........................................................................................... 18
Figura 5: Fases do processo unificado ..................................................................... 20
Figura 6: Ciclo de desenvolvimento XP .................................................................... 27
Figura 7: Sprint no Scrum ......................................................................................... 31
Figura 8: Ciclo de desenvolvimento Scrum .............................................................. 31
Figura 9: Exemplo de Product Backlog do Scrum .................................................... 35
Figura 10: Exemplo de Sprint Backlog do Scrum ..................................................... 36
Figura 11: Gráfico burndown .................................................................................... 36
Figura 12: Ciclo de desenvolvimento ASD ............................................................... 39
Figura 13: Ciclo de desenvolvimento FDD ............................................................... 40
Figura 14: Análise comparativa entre os métodos ágeis ... ...................................... 42
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 10
2 REVISÃO DE LITERATURA ................................................................................ 12
2.1 METODOLOGIAS TRADICIONAIS DE DESENVOLV. DE SOFTWARE .......... 12
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