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SENAI - LOGIC OF PROGRAMMING

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Por:   •  2/12/2014  •  Tese  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  567 Visualizações

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SENAI – LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

O que é algoritmo?

• Um algoritmo é uma sequência de instruções que utilizamos para solucionar um ou vários problemas, ou até mesmo realizar tarefas do dia a dia.

• Um algoritmo não é necessariamente um programa computacional, pode ser passos que iremos tomar para realizar determinada tarefa.

• O algoritmo deve sempre chegar ao resultado final esperado, caso não chegue, o mesmo não pode ser considerado finalizado.

Algoritmos

Mediante a estrutura apresentada anteriormente, fica mais fácil compreender a definição de um algoritmo, caracterizando-se por ser um conjunto de instruções objetivas.

Embora a palavra algoritmo nos remeta a pensar em uma infinidade de coisas complexas, o mesmo se trata de um conjunto de instruções que tem como objetivo resolver um problema. Não quer dizer que não tenhamos algoritmos complexos, isso irá depender da complexidade do problema em questão.

Todos os exemplos vistos anteriormente fazem parte do nosso dia a dia, são algoritmos que executamos sempre que precisamos. Deixando um pouco o cotidiano de lado, iremos agora entrar de cabeça no mundo computacional.

Representações de um algoritmo

Agora que tivemos uma introdução do que se trata os algoritmos, iremos entender como eles podem ser representados.

Temos várias formas de representar algoritmos, desde a mais simples, representada por formas, até as mais detalhistas, contendo regras de implementação.

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Representações de um algoritmo

Abaixo, conheceremos os dois tipos mais utilizados: representados por formas que fazem alusão a tomadas de decisões (fluxograma) e por meio do pseudocódigo, sendo este mais utilizado para o ensino de lógica de programação; por meio de linguagem de máquina criamos nossos algoritmos para os computadores processarem e resolverem os problemas.

FLUXOGRAMA

PSEUDOCÓDIGO

Fluxograma

• Representado por formas, tornam o entendimento de determinado algoritmo mais simples, pois uma figura é mais clara que várias palavras.

• É definido por uma série de símbolos, em conjunto com desenhos geométricos que representam os passos do algoritmo,

• Tais como: início, entrada e saída de dados, tomada de decisões, estruturas de repetição e final do algoritmo.

Símbolo Descrição

O círculo alongado é utilizado para dar início ou terminar um fluxograma.

O retângulo é utilizado para fazer uma ação ou uma instrução no fluxograma.

O losango é utilizado para uma decisão em um fluxograma.

Fluxograma

Pseudocódigo

• Diferente do fluxograma, o pseudocódigo, também conhecido como portugol ou português estruturado, utiliza PDL - Program Design Language (Linguagem de Projeto de Programação).

• Ou seja, é uma espécie de narração do que o programa deve fazer. Para isso, utilizaremos o pseudocódigo em um programa chamado VisuAlg, que abordaremos em nossa próxima lição.

• O pseudocódigo é a base que todos devem ter para aprender uma linguagem de programação, pois é ele que intermedia a linguagem falada (humana) para a linguagem de programação (computacional).

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Fluxograma da Calculadora

VisuAlg

Conhecemos os tipos de representações de algoritmos, e, agora, iremos conhecer o programa que executará nossos pseudocódigos.

Os pseudocódigos podem ser escritos facilmente em uma folha de papel ou em um bloco de notas, mas para tornar isso prático vamos adotar o VisuAlg como nossosoftware para escrever nossos algoritmos na forma de pseudocódigo e ver na hora o seu resultado.

O que é o VisuAlg?

É um software criado na Universidade de Caxias do Sul no estado do Rio Grande do Sul, com a finalidade de oferecer aos alunos uma forma de exercitar o conhecimento adquirido.

Para utilizá-lo é necessário fazer o download do programa.

VisuAlg

Entendendo um pouco melhor

Para a criação de um algoritmo, é necessária a utilização de palavras-chave. Abaixo, seguem as três principais para o funcionamento:

algoritmo: comando que irá definir o nome do programa; deve ser feito em aspas duplas;

var: comando que especifica a área em que as variáveis serão declaradas. É aqui que colocaremos as variáveis que iremos utilizar;

inicio: comando que informa o início do programa; é nesse bloco que ficarão os comandos e a lógica que utilizaremos para criar nosso algoritmo.

fimalgoritmo: comando que informa que é o final do algoritmo.

VisuAlg

Dentro do nosso algoritmo utilizaremos palavras-chave que irão ler o que for digitado e escrever na tela para informar algo ao usuário.

escreva: esse comando irá escrever na tela alguma informação ao usuário. Ex.: Escreva("Digite seu nome").

Leia: esse comando irá ler o que foi digitado pelo usuário. Ex.: Leia(nome). Esse nome entre parênteses é uma das variáveis que deve estar declarada no bloco var que vimos anteriormente.

Escreval: esse comando é idêntico ao escreva, a não ser pelo fato de

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