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Sculpt Layers (Maya) Aula 4

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  355 Visualizações

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Aula 04 – Ferramentas do Mudbox

Sculpt Layers

Sculpt Layers são camadas no Mudbox que funcionam semelhantes às que já vimos no

Maya ou Photoshop. Podemos esculpir detalhes nestas camadas de forma não

destrutiva onde o que é feito em uma camada não produz alterações definitivas na

mesh base. Sculpt Layers guardam edições e ferramentas enquanto estão ativas e é

possível mesclar detalhes de várias ferramentas utilizando layers sobrepostas.

Para trabalhar com as layers, olhe para o item Layers ao lado direito: Vá em New Layer

para criar uma nova camada. Clique duas vezes com LMB em “Sculpt Layer 1” para

renomear a camada. É recomendável utilizar um nome que facilitar

Assim que criada, a camada está ativa. A partir de agora, qualquer modificação será

salva nela. Para ocultar a camada, clique no círculo ao lado de seu nome, onde há o

ícone de um olho ( ). Ao lado, é possível travar a camada no ícone do cadeado ( ).

Nenhuma modificação será possível enquanto a trava estiver ativa – Isto é útil para

não modificar acidentalmente alguma modificação já feita. Ao lado, no campo ( ) há

um número que indica em qual nível de subdivisão a layer foi criada.

Importante! A camada só irá funcionar no nível que foi criada! Se descer ou subir mais

níveis e tentar editar a camada, o Mudbox irá solicitar que retorne ao nível ao qual ela

foi criada. Por este motivo, recomendamos utilizar a camada quando quiser testar

formas ou adicionar detalhes nos níveis mais altos enquanto altera a forma ou silhueta

do objeto nos níveis mais baixos. Caso contrário, a camada aparecerá com um símbolo

de “não-permitido”.

Crie quantas camada forem necessárias no seu trabalho tendo em mente a

importância dos nível em quais foram criadas.

Ao lado do nome, temos a opacidade da camada.

Clique e deslize o cursor para alterar o modo como esta camada é mesclada com as

outras. Você pode ressaltar ou suavizar os detalhes de um objeto alternando o quanto

eles aparecem nas camadas.

Se houver mais de uma camada, é possível juntá-las em uma só clicando com RMB >

Merge Visible. Faça isso quando estiver satisfeito com o resultado pois não é possível

separá-las depois.

Ferramenta Erase

Esta ferramenta é útil somente em conjunto com a Sculpt Layer. Com ela, podemos

apagar qualquer modificação no objeto levando-o de volta ao estado do objeto

quando a camada foi criada.

Outras ferramentas de escultura do Mudbox

Veremos abaixo ferramentas que nos auxiliam a criar detalhes. Não iremos comentar

de todas elas, já que nem todas serão úteis criando malhas para games.

Knife

Esta ferramenta cria cortes na malha, sendo útil para criar sulcos e depressões finas no

objeto. Utilize em níveis mais altos para ter um efeito interessante e evitar cortes

como o mais a esquerda na imagem abaixo, onde vemos uma grande distorção nos

polígonos. Utilize o Smooth para suavizar este efeito.

Freeze

Essa ferramenta trava a edição de alguma parte do objeto de forma que nenhuma

outra ferramenta possa modificar esta área enquanto estiver congelada. A área ficará

em azul. Uma cor azul mais fraca indica opacidade enquanto azul

Para inverter a seleção, vá em Edit > Invert Freeze ou utilize Shift + I no teclado

Para retirar o freeze do objeto, vá em Edit > Unfreeze All ou utilize o Shift +U no

teclado.

Mask

A ferramenta Mask cria níveis de opacidade de forma não destrutiva que pode ser

utilizada em Sculpt Layers apenas. Use-a para ocultar ou esconder partes da Sculpt

Layers e mesclar detalhes com outras camadas e ferramentas. Inverta seu uso com o

Ctrl pressionado e o que foi oculto será mostrado novamente. Lembre-se que a Mask

não altera nada no objeto, apenas o modo como são mesclados.

Steady Stroke

Às vezes pode ser difícil criar um traço mais reto no Mudbox, assim como desenhar no

papel como um lápis. A ferramenta Steady Stroke nos auxilia a criar traços (conhecidos

como “strokes” no jargão, pinceladas ou “passar” o brush) mais precisos. Isto é muito

útil para cantos, quinas, saliências ou relevos.

Nas propriedades da ferramenta – Sculpt, por exemplo – ative o Steady Stroke clicando

na caixa correspondente.

Quando a ferramenta com a opção ligada, o efeito abaixo irá ocorrer:

Ao arrastar o brush enquanto toca com a stylus, um vetor aparece. A pincelada só terá

efeito quando o cursor for arrastado até o final do vetor (representado por uma

bolinha que se torna verde quanto mais próximo do fim).

...

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