TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do sistema Ênfase na rede informática

Trabalho acadêmico: Segurança do sistema Ênfase na rede informática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  9.745 Palavras (39 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 39

Segurança de sistemas

Ênfase em rede de computadores

Disciplina: Redes de Computadores I

Professor: Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte

Aluno: Marcelo Vicente Vianna Magalhães

Período: 2002/01

Índice:

1 - Introdução

1.1 - História da Segurança

1.2 - O ambiente doméstico

1.3 - O ambiente corporativo

1.4 - A necessidade de segurança

2 - Os riscos da falta de segurança em sistemas

2.1 - Vírus e “Cavalos de Tróia”

2.2 - Hackers

2.3 - Tipos de ataque

3 - Políticas de segurança

3.1 - Senhas

3.2 - Administração de pessoal

3.3 - Segurança física de sistemas

3.4 - Tipo de sistemas de segurança

4 - Software de segurança

4.1 - Firewall

4.2 - Sistemas Open Source (Linux / Free BSD)

5 - Hardware de segurança

5.1 - Firewall

5.2 - Roteadores

5.3 - Switch

6 - Sistemas de detecção de intrusões (IDS)

7 - Criptografia e Public Key Infrastructure (PKI)

7.1 - Introdução

7.2 - Método simétrico e assimétrico

7.3 - Técnicas conhecidas

7.4 - Tipos de cifragem de blocos

7.5 - Tipos de ataques

7.6 - PKI

7.7 - Assinatura digital

8 - Rede privada virtual (VPN)

8.1 - Introdução

8.2 - Aplicação para redes privadas virtuais

9 - Conclusão

10 - Bibliografia

Prefácio

Neste trabalho irei falar sobre segurança de sistemas, em específico, sistemas de computadores ligados em rede ou a Internet. Com o advento das redes de computadores e as conexões “caseiras” de banda larga, ADSL, ISDN, Rádio, Cabo, HomePNA, etc, temos cada vez mais computadores ligados em redes e à Internet executando transações importantes, desde uma simples consulta de saldo bancário de um usuário até transações entre bancos envolvendo bilhões de dólares.

É neste cenário que este trabalho se desenvolverá, cobrindo desde sistemas do-mésticos e suas diversas falhas de segurança até sistemas de grande porte, passando al-gumas noções de hardware e software a fim de evitar ser pego de surpresa por uma in-vasão em seu sistema. Irei comentar também sobre segurança físicas dos aparelhos bem com políticas de segurança e de senha.

Falarei de alguns dos muitos softwares utilizados para tentativas de invasões e um pouco sobre vírus e suas “aplicações”. Comentarei sobre as leis atuais que enquadram as invasões à sistemas de informação, bem como o que se pode ser feito para um futuro e o que pode ser feito no caso de uma detecção de invasão.

Por fim falarei de algumas técnicas que minimizam as falhas de segurança em computadores tais como criptografia, PKI e VPN. Darei noções também de sistemas de detecção de intrusões e como utiliza-los.

Sendo assim ao final do trabalho terei tentado passar algumas noções básicas de segurança de sistemas e algumas soluções, contudo isto é um assunto extremamente complexo e extenso onde a cada dia ou até mesmo a cada hora surgem novas variantes.

1 - Introdução

1.1 - História da Segurança

Para falar de segurança de dados e informações temos que começar com uma frase muito estranha para um profissional de TI. “Não existem sistemas 100% seguros!!! Isto é um fato.” Pode parecer absurdo uma frase dessa em um trabalho sobre Segurança de dados, mas isso é um verdade, mesmo com a tecnologia atual os profissionais de TI não podem garantir que um sistema ou uma rede de sistemas é 100% segura. O que podemos sim avaliar é o grau de segurança de um sistema.

Em sistemas bancários temos um nível de segurança, já para sistemas domésticos temos outro, com certeza de muito menor eficiência, sem falar dos sistemas militares de onde são controlados os mísseis nucleares, informações de espionagem, até mesmo a rota de aeronaves militares e espaçonaves.

É sabido que o mundo caminha para uma “informatização” total, onde todo tipo de informação estará armazenado em sistemas digital. Quando essa “onda” de evolução tecnológica inicio-se, a uns 50 anos atrás, a necessidade de uma atuação na área da se-gurança dos dados contidos nos sistemas não era levada muito a sério. Inicialmente os sistemas eram puramente de processamento, onde entravam dados e saíam dados pro-cessados não havia nenhum tipo de retenção permanente dos dados.

Com a evolução da tecnologia de informação foram sendo criados novos mode-los de processamento, de armazenamento, de transmissão, de integração, enfim tudo o que hoje em dia nos é mais natural, o computador. Com isso informações e dados co-meçaram a trafegar entre sistemas sendo processados e armazenados, bem agora temos “algo dentro” dos computadores, sendo assim, temos que nos certificar que estas infor-mações fiquem disponíveis somente para que é de direito.

Hoje em dia vemos bilhões de dólares trafegando entre paises e bancos, mas não da forma antiga, em moeda corrente, mas sim em bits (!), dinheiro “virtual”, hoje temos milhões em um banco em ilha na Ásia e daqui a quinze minutos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com