Sistemas Em Redes
Trabalho Universitário: Sistemas Em Redes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: reginaSpimpolo • 24/5/2013 • 507 Palavras (3 Páginas) • 610 Visualizações
Sistema Operacional de Redes.
Definição:
Um Sistema Operacional de Redes é um conjunto de módulos que amplíam os sistemas operacionais, complementando-os com um conjunto de funções básicas, e de uso geral, que tornam transparente o uso de recursos compartilhados da rede.
O computador tem, então, o Sistema Operacional Local (SOL) interagindo com o Sistema Operacional de Redes (SOR), para que possam ser utilizados os recursos de rede tão facilmente quanto os recursos na máquina local.
Em efeito, o SOR coloca um redirecionador entre o aplicativo do cliente e o Sistema Operacional Local para redirecionar solicitações de recursos da rede para o programa de comunicação que vai buscar os recursos na própria rede.
O Modêlo de Operação do Sistema Operacional de Rede é o modêlo Cliente / Servidor:
Ambiente onde o processamento da aplicação é partilhado entre um outro cliente (solicita serviço) e um ou mais servidores (prestam serviços).
Os módulos do SOR podem ser:
Módulo Cliente do Sistema Operacional (SORC)
Módulo Servidor do Sistema Operacional (SORS)
Os tipos de arquiteturas para Sistemas Operacionais de Rede são:
Peer-to-Peer
Cliente-Servidor:
Servidor Dedicado
Servidor não Dedicado
Na arquitetura Peer-to-Peer temos várias máquinas interligadas, cada uma com serviços de Servidor e de Cliente na mesma máquina junto com o Sistema Operacional Local.
Na arquitetura Cliente-Servidor com Servidor Dedicado, temos uma máquina servidora que não executa aplicativos locais.
Na arquitetura Cliente-Servidor com Servidor não Dedicado, temos uma máquina servidora que executa aplicativos locais, além de prover os serviços de Servidor.
Ainda podemos definir alguns tipos diferentes de servidores:
Servidor de Arquivos.
Servidor de Banco de Dados.
Servidor de Impressão.
Servidor de Comunicação.
Servidor de Gerenciamento.
Servidores de Arquivos são usados para distribuir arquivos (de dados e/ou programas executáveis) em uma rede local. No passado eram usados para "hospedar" os programas executáveis para uso por sistemas "diskless" (sem disco rígido) ou com disco rígido pequeno. Servem tambem para manter uma versão de um arquivo de dados para ser consultado por todos os usuários na rede local.
Servidores de Banco de Dados são usados para consulta e/ou cadastro de dados. A interface de visualização pode ser proprietária, ou pode ser via interface web. Os bancos de dados são de preferência tipo cliente/servidor.
Servidores de Impressão, são máquinas ligadas na rede para gerenciar impressoras (lazer, jato de tinta, matricial,
...