Seis sigmas
Resenha: Seis sigmas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaisafonso30 • 18/4/2013 • Resenha • 298 Palavras (2 Páginas) • 884 Visualizações
Seis sigmas é um conjunto de praticas que visa melhorar processos para que sejam eliminados defeitos. O princípio fundamental dos Seis Sigmas é o de reduzir de forma contínua a variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços.
Sigma é uma letra grega utilizada pela estatística para medir o desvio-padrão de uma população. Em qualidade, o sigma é uma medida de variabilidade usada para indicar quanto dos dados insere-se nos requisitos do cliente. Quanto maior os sigmas do processo melhorem os produtos ou serviços ou menor o número de defeitos.
O inicio da utilização da estratégia de Seis Sigmas foi em 1987 na Motorola e logo foi adotada por Jack Welch em 1995, quando dirigia a GE.
Existem algumas definições de autores para os Seis Sigmas;
Para Welch (2001):
[...] “o grande engano é supor que os Seis Sigmas trate de controle de qualidade e de fórmulas estatísticas. Em parte é isso, mas não fica só nisso. Vai muitíssimo além. Em última instância, impulsiona a melhoria da liderança, ao fornecer instrumentos para que se raciocine sobre assuntos difíceis. No âmago do Seis Sigma, agita-se uma idéia capaz de virar uma empresa pelo avesso, deslocando o foco da organização para fora de si própria e convergindo-o no cliente.”.
Para Pande, Neuman e Cavanagh (2001), Seis Sigma é:
[...] um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial. Seis Sigmas são singularmente impulsionados por uma estreita compreensão das necessidades dos clientes, pelo uso disciplinado dos fatos, dados e análise estatística e pela atenção diligente à gestão, melhoria e reinvenção dos processos do negócio.
Segundo PANDE, NEUMAN, CAVANAGH (2001) o Seis Sigma conta com duas metodologias de máxima eficiência que são DFSS (Design For Six Sigma) que é utilizado quando precisamos desenvolver um produto ou
...