Sistema operacional
Seminário: Sistema operacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Michaelsxr • 1/12/2014 • Seminário • 323 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
ETAPA 2
Sistema operacional:
Comando Tempo real de execusão
DIR 00:00.15
TREE 00:05.49
MD 00:00.59
RD 00:00.38
ETAPA 3
Cluster para Computação de Alto Desempenho.
Quando a palavra cluster é pronunciada, a primeira coisa que passa pela cabeça é alto desempenho. De fato, foi buscando alto desempenho que Sterling classificou seu conjunto de computadores de cluster. Desde então, cluster e alto desempenho têm se apresentado em conjunto. Esse tipo de cluster é o mais comum entre as comunidades científicas, sistemas de previsão e simulação, tarefas típicas que exigem alto poder de processamento. Sua função é conceitualmente simples: dado um problema complexo e identificado como “paralelizável”, um servidor (mestre) deve ser responsável por dividir este problema em inúmeros pedaços a serem processados em nodos escravos (nodos dedicados ao processamento). Assim que cada nodo encontrar a sua solução, ele a envia ao servidor para que a solução completa do problema possa ser montada. O grande desafio é encontrar uma solução arquitetural universal para esse tipo de problema, já que cada caso exige um modo de divisão próprio e uma implementação de software de processamento paralelo específica.
Cluster de Alta Disponibilidade.
Este tipo de cluster deve ser utilizado quando, como o próprio nome diz, o sistema precisa estar disponível o maior tempo possível, ou seja, respondendo as solicitações recebidas em 99,9% dos casos, ou mais. A forma para se atingir a alta disponibilidade é fazendo-se uso de técnicas de redundância, em que se busca eliminar os pontos únicos de falha do sistema (SPOF – Single Point Of Failure). Para isso, criam-se réplicas dos serviços ou duplicam-se componentes de hardware como interfaces de rede, discos rígidos, fontes de alimentação e etc. (JALOTE, 1994).
Essa redundância permite que em caso de falha de um componente (software ou hardware) duplicado, o mesmo possa ser substituído por um componente secundário. Uma abordagem é manter os componentes secundários sempre atualizados e ativos, mas em um estado de espera. Assim que o componente principal é detectado como falho, a réplica toma o seu lugar.
...