Sistemas Mobiles
Por: pauloecriss • 8/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.525 Palavras (11 Páginas) • 202 Visualizações
FAAT – FACULDADES ATIBAIA
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistemas Operacionais MOBILE
Paulo Vitor Brasil da Silva
6313300
ATIBAIA
2013
FAAT – FACULDADES ATIBAIA
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistemas Operacionais MOBILE
Atibaia
2013
SUMÁRIO
Parte I
Introdução 4
A.O que é 5
B.Para o que serve............................................................................................ 5
C.Como utilizo..................................................................................................... 6
D.Benefícios......................................................................................................................7 E.Empecilhos.....................................................................................................................8
Parte II
A.Comentários.................................................................................................... 9
Ios............................................................................................................9
Android....................................................................................................11
Symbian....................................................................................................14
Windows Phone........................................................................................16
B. Conclusões e Recomendações...........................................................................18
Bibliografia...............................................................................................................19
Parte I
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo informar o leitor a respeito dos principais Operacionais disponíveis no mercado, espera-se que após a leitura tenha se adquirido um noção completa de Sistemas operacionais Móveis ou MOBILE’s e assim possa saber quais deles se encaixa em seu perfil de uso e assim quem sabe decidir por um ou outro. Com linguagem simples e objetiva torna-se uma leitura simples e agradável que até leigos no assunto entenderam.
O Trabalho é dividido em Duas Partes, sendo a Primeira focada em explicar o que é exatamente um S.O MOBILE, o que ele faz, pra que serve, o que é bom e o que é ruim.
Já a segunda em Comentários descrevo os principais funcionalidades dos Sistemas atuais e o que está por vir. Faço também recomendações e conclusões sobre qual considero melhor.
- O QUE É?
Diferentemente de Hardware, que é a parte física do computador (peças e componentes em geral), o Software é a parte lógica. Logo podemos dizer que o Sistema operacional é o Software que faz a integração entre Usuário e o Hardware através de uma interface que pode ser gráfica ou não.
Sistema Operacional móvel é aquele que vem embarcado em Dispositivos portáteis tais como: Smartphones, Tablets, SmartTV, Vídeo Games Portáteis etc.
Quando os celulares que antes eram enormes e pesados deixaram de apenas fazer ligações e tiveram alguns recursos adicionais como calculadora, cronometro, câmera e até mesmo acesso à internet nem que seja apenas para ler e-mails em formato texto, surgiram ai os S.O’s Mobile.
Os “tijolões” deixaram de apenas ter um firmware, que nada mais é que um “software controlador” feito a nível de máquina, e começaram a terem diversos tipos de sistemas totalmente personalizáveis e com a possibilidade de ter os recursos que mais se adaptam ao seu modo de vida.
Os principais e mais conhecidos S.O para Smartphones são:
*iOS
*Android
*Windows Phone
*Symbian (defasado)
- PARA QUE SERVE?
Com a chegada do iPhone, em 2007, o mercado que antes era dominado pelo sistema famoso Symbian começou a ganhar concorrência, o iOS, sistema Operacional desenvolvido pela Apple, empresa norte-americana, mudou o modo em que o mundo enxergava os celulares que ganhavam a cada dia novas funcionalidades.
Com um “Sistema Inteligente” é possível um grande leque de possibilidades, que vão desde tirar uma simples foto, fazer uma edição profissional em um cartaz e ao mesmo tempo enviar uma mensagem via rede social.
Logo quando se compra um Dispositivo móvel o sistema vem com apenas alguns aplicativos básicos para que você faça coisas do seu dia-a-dia, como exemplo:
Calendário, Agenda, Calculadora, às vezes alguns jogos, programa para a câmera, mensagens SMS, ,email e etc.
O usuário por sua vez pode entrar em uma loja de App (comumente os aplicativos são chamados assim) e através da Internet escolhe qual ele quer instalar.
As possibilidades são imensas o que faz o seu Gadget (dispositivo eletrônico) se tornar um verdadeiro computador em suas mãos.
- COMO UTILIZO
No começo os celulares tinham uma pequenina tela de led, geralmente sem brilho e que não dava pra enxergar no escuro, já o telhado numérico era enorme com teclas bem espaçadas para disfarçar o enorme tamanho do aparelho.
Hoje a história é outra, as telas superam as 9 polegadas(no caso dos tablets) e os teclados simplesmente sumiram, temos display de led com alto brilho que funcionam em pleno sol e o visor é sensível ao toque, o que torna a interatividade completa para o utilizador.
Qualquer lugar que se toque no visor pode obterá um resultado diferente, os telhados surgem na tela somente quando necessário e não são mais somente numéricos, podem ser desde alfanumérico a telhado de símbolos.
...