Sistemas Operacionais Modernos - Resumo 1o Capítulo
Por: Marcus Vinicius de Jesus • 8/9/2017 • Resenha • 1.573 Palavras (7 Páginas) • 3.124 Visualizações
SISTEMAS OPERACIONAIS
Resumo do capitulo um do livro Sistemas Operacionais Modernos (A. Tanenbaum) apresentado no Curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Bragança Paulista, como requisito da disciplina Sistemas Operacionais sob a orientação do Prof. Rosalvo Soares Cavalcante Filho.
2017
- Sistemas Operacionais
Um sistema operacional consiste em um ou mais processadores, memória, disco, impressoras, teclado, monitor, interface de rede e outros dispositivos. É um sistema complexo. Por isso o computador tem um dispositivo chamado Sistema Operacional (que se trata de um gerenciador geral de hardware e processos). Este que uma de suas principais funcionalidades possui o Shell, um interpretador de programas.
A arquitetura da maioria dos computadores em nível de linguagem de máquina é primitiva e de difícil programação. Para tornar isso mais concreto, examinamos como é feita a E/S da unidade de disco flexível (Floppy Disk) como o chip NEC_PD765, usado na maioria dos computadores pessoais baseados em processadores Intel da época.
A abstração oferecida pelo sistema operacional é mais simples e fácil de usar que a oferecida pelo hardware, portanto, a função do sistema operacional é apresentar ao usuário o equivalente a uma máquina estendida ou máquina virtual, mais fácil de programar do que no hardware em si, ou seja os SO são os responsáveis pela criação de abstrações para facilitar o trabalho dos aplicativos e dos programadores. Ao invés de programadores precisarem se preocupar com questões de hardware, como por exemplo, na gravação de uma informação numa unidade de disco, como motor, posição de gravação e etc., caberia ao SO estas preocupações. O programador lidaria unicamente com os arquivos que devem ser gravados ou lidos, não em como o hardware fará para realizar essas funções.
- O sistema operacional como um gerenciador de recursos.
Além de facilitar o trabalho de programadores e a execução de aplicativos, o sistema operacional precisa ser capaz de controlar as ações dos programas conforme a disponibilidade de recursos físicos, como espaço em memória, quantidade de processadores, requisições de impressões de arquivos, e assim por diante. Para isto, se faz necessário, no gerenciamento de recursos, o compartilhamento, tanto de tempo como de espaço. Ou seja, os processos revezam seu uso do processador, e a memória aloca vários programas. Desta maneira é possível que o usuário (e os aplicativos) realize várias ações ao mesmo tempo.
O gerenciamento de recursos realiza o compartilhamento (ou multiplexação) desses recursos de duas maneiras: no tempo e no espaço. Quando um recurso é compartilhado no tempo, diferentes programas ou usuários aguardam sua vez de usá-lo.
Compartilhamento de espaço, cada um ocupa uma parte do recurso, assim, cada um pode residir do mesmo tempo de memória.
- História dos Sistemas Operacionais
De uma maneira geral, os sistemas operacionais evoluíram juntos com as arquiteturas de computador, que desde os primórdios já revelavam a existência de certa estrutura. O primeiro computador projetado, embora nunca tenha funcionado apropriadamente, foi o do matemático Charles Babbage. Babbage já havia percebido que seria necessário um software para gerenciar sua máquina, e foi Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo, que desenvolveu este software para ele.A primeira geração (1945-1955) — válvulas.
Após a Segunda Guerra Mundial, houve a construção de vários computadores que utilizavam de válvulas, sendo extremamente grandes. Todos eram muito primitivos e levavam segundos para executar cálculos simples. Toda a programação era realizada em código de máquina absoluto, nem a linguagem assembly havido sido criada. E os sistemas operacionais ainda não haviam sequer sido inventados.
- Estrutura de um Computador
De maneira geral, um computador pessoal simples possui CPU, memória e os dispositivos de E/S todos conectados por um barramento, que permite a comunicação entre eles.
Processadores
A CPU é o cérebro do computador, e é responsável pela execução das instruções de um programa, desde a busca, decodificação e execução. Uma CPU, de maneira geral, apresenta duas formas de funcionamento: modo núcleo e o modo usuário. No modo núcleo, a CPU pode executar todo seu conjunto de instruções e atributos de seu hardware. No modo usuário estas instruções são limitadas.
Memória
A Memória é responsável pelo armazenamento de informações. Ela dividida em camadas, de forma que a primeira é mais veloz e possui menor capacidade que a camada seguinte e assim por diante. O tipo de memória mais rápida é a memória cache, que fica próxima ao processador e permite uma comunicação sem atrasos entre os dois.
Discos
São os discos que armazenam informações de forma duradoura. No entanto, são bem mais lentos que a memória, porem armazenam muito mais dados do que ela.
Dispositivos de E/S
Os dispositivos de E/S interagem de forma intensa com o SO. Geralmente estes dispositivos são constituídos de duas partes: o controlador e o dispositivo em sim. O controlador nada mais é do que um chip, ou um conjunto deles, em uma placa que controla o dispositivo fisicamente. O controlador recebe comandos do sistema operacional para executar funções como ler e enviar dados para os dispositivos.
Barramentos
Os Barramentos são os responsáveis pela comunicação entre os componentes do computador (CPU, memória, disco rígido, dispositivos de E/S).
Todo computador pessoal possui uma placa mãe que tem um programa chamado BIOS que é responsável por coletar alguns dados do computador, como quantidade de memória, de dispositivos conectados e se estes estão funcionando corretamente. Então o BIOS determina por qual dispositivo deve-se dar o boot.
- Conceitos de um Sistema Operacional
Processos
Um processo é basicamente um programa em execução e associado a cada processo está seu espaço de endereçamento. Para entender processos precisamos pensar em sistemas compartilhados. O Sistema Operacional decide parar um processo e inicia outro porque seu tempo de compartilhamento de CPU excede, o processo foi suspenso e deverá ser reiniciado ais tarde, exatamente do ponto em que parou.
...