Sistemas de Informações Executivas (SIE)
Por: Eduardo Bibiano • 12/7/2016 • Artigo • 1.893 Palavras (8 Páginas) • 695 Visualizações
Sistemas de informações executivas (SIE)
Eduardo Venicius Bibiano Dos Santos, Fortunato Martins Neto, Lucas Campelo Vieira, Luiz Willian da Silva Junior, Ivael Pereira Moreira
Curso de Sistemas de Informação – Universidade Federal do Acre (UFAC) - BR 364, Km 04 - Distrito industrial - CEP: 69.920-900 - Rio Branco - Acre.
eduardovenicius.tc@gmail.com, fortunatoneto@outlook.com, lucas_campelo@live.com, luizwillianjunior@gmail.com, ivaelmoreira@hotmail.com,
Abstract.
1. Introdução
Sistema de Informação Executiva é um acrônimo do termo (SIE), que foi criado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) na década de 1970. São sistemas que combinam inúmeras informações dos sistemas de apoio gerencial e dos sistemas de apoio à decisão, atuando de certa forma, como este último. Esses sistemas surgiram com o objetivo de auxiliar e otimizar as tarefas nas grandes corporações ao redor do mundo, os softwares desenvolvidos recebem informações à todo o momento sobre as atividades das empresas, processam os dados e geram novas informações que auxiliam às tomadas de decisão, à informatização de todo o processo permite o ganho de tempo para o desenvolvimento de novas atividades e novas estratégias que venham ser de interesse da empresa, a partir dos dados recebidos pelos SIE. Os SIE caracterizam-se por serem uma mistura de softwares, hardwares e meios de comunicação, seu gerenciamento por usuários das empresas são de fácil uso, permitindo acesso às informações compactas e manejáveis.
2. Conceituação de SIE
Existem inúmeros conceitos para os Sistemas de Informação Executiva, mas citaremos os principais em nosso estudo. Segundo [Pozzebon e Freitas 1996, p.29], o SIE “é uma informação que em termos de informática disponibiliza informações corporativas e estratégicas para os decisores de uma organização, de forma a otimizar suas atividades habilidade para tomar decisões de negócios importantes”.
[Mcleod 1993, p,586] define que “um sistema de informações executivas é um sistema que provê informações para o executivo do desempenho global da firma”. Já para [Alter 1992, p.136], um sistema de informações executivas é “um sistema altamente interativo provendo os dirigentes e executivos com acesso flexível a informação para monitorar resultados das operações e condições gerais do negócio”.
3. Surgimento e Desenvolvimento
O período da última metade do Século XX caracterizou-se por um momento histórico de inovações tecnológicas em que uma série de inventos aqueceu setores diferentes da indústria, comunicação e empresas. A Internet surgiu e trouxe com ela a grande valorização de uma característica de todo o mundo: informação. Esta por sua vez, sempre foi de grande valia para o relacionamento do ser-humano ao redor do mundo, principalmente no mundo dos negócios, porém suas formas de processamento e de comunicação sempre foram limitados. As informações em empresas, por exemplo, sempre foram caracterizadas por um lento processo de análise que retardavam ações posteriores aos resultados.
Com o desenvolvimento dos Sistemas de Informação e a internet, ambos proporcionaram e induziram uma extraordinária valorização das informações em todos os âmbitos, visto que com os sistemas as atividades se tornaram mais simples e as informações se desprendem mais rápido com a internet. Através disso, empresas especializadas no desenvolvimento de sistemas, perceberam a necessidade das grandes corporações para com a análise, processamentos e resultados de suas ações então surgem os Sistemas de Informações Executivas.
4. Pirâmide dos sistemas de informação
O Sistema de Informações Executivas (SIE) são uma das partes integrante de todos os sistemas existentes em uma organização que faz o uso massivo de softwares, neste contexto, em análise da Pirâmide dos Sistemas de Informação, podemos notar que este por sua vez está na principal fonte de informação e pré-gerenciamento de uma empresa (figura 1).
[pic 1]
Figura 1. Representação da pirâmide dos sistemas de informações.
Abaixo do SIE, estão os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) e os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG), ambos fazem o uso dos resultados obtidos em seu auxiliador superior, o executivo, destaca-se o papel dos SADs, este por sua vez possui um papel fundamental nas empresas, por meio dele que o departamento de gerência e marketing decidem as próximas ações a serem tomadas nas organizações a partir dos resultados obtidos no SIE, então o SIG coloca tudo em evidência e funcionamento.
Em sequência no esquema piramidal, entra em foco os sistemas operacionais, como o Sistemas de Processamento e Transação (SPT) que fazem o processamento de todos os processos de faturamento, folha de pagamento, contas a receber e pagar, tesouraria e contábil. Na base piramidal, está os Sistemas de Automação (SA) que dizem à respeito aos sistemas de automação industrial, comercial, bancária e de escritórios.
Logo, a base vital das empresas que fazem o uso de sistemas de informação hoje em dia é o Sistema de Informações Executivas, que servem de entrada de dados e processamento, fornecendo informações para os outros setores e para que as corporações venham ter resultados satisfatórios com todo o processo dos sistemas incorporados nelas.
5. Características dos SIE
Com a evolução dos sistemas de informação ao longo do tempo, é possível analisar uma série de características que se diz a respeito dos Sistemas de Informações Executivas e outras que venham se incorporar devido as mudanças correntes e pontuais dos setores de administração das empresas, que buscam melhores resultados. Vejamos a figura 2 a seguir:
[pic 2]
Figura 2. Quadro mostrando as características de um SIE.
Nota-se que os Sistemas de Informações Executivas quanto a qualidade de informação, estes geram informações precisas e extremamente confiáveis aos seus usuários e empresas. Em sua relação com o usuário, requerem uma facilidade para o seu uso com ferramentas que venham ajudar a utilização por parte de pessoas que possuam conhecimento avançado e ou iniciante, além de serem sistemas seguros aos locais que estão alocados.
...