Sistemas de produção automatizados
Tese: Sistemas de produção automatizados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: malaquiassl • 30/11/2014 • Tese • 356 Palavras (2 Páginas) • 381 Visualizações
Pro1 INTRODUÇÃO
Com o avanço da tecnologia, que é impulsionado pela exigência dos consumidores e necessidades das industrias de produzirem peças complexas e com tolerâncias pequenas, para atender a normas técnicas e ainda terem competitividade para atender e sobreviver num mercado cada dia mais competitivo. O setor de usinagem também teve grandes avanços.
Os primeiros sistemas automáticos de produção para grandes volumes tinham sua tecnologia dedicada e baseada em hardware. Neste caso para cada tipo ou modelo de peças a ser produzido a máquina precisava passar por alterações físicas. No caso do setor de usinagem as máquinas ferramentas tradicionais foram projetadas para executarem basicamente um tipo de operação, assim uma peça que necessita de uma variedade de operações como: fresamento, faceamento, furação, rosqueamento, alargamento e mandrilamento, precisam de passar por diferentes tipos de máquinas ferramentas até que a usinagem seja completa, este tipo de manufatura pode ser automatizado, montando-se várias máquinas ferramentas em sequência para produção em larga escala.
Porém existem situações em que essas linhas de transferência não são viáveis, principalmente quando os tipos de produtos a serem usinados mudam rapidamente. Esse é um dos fatores que fazem com que os Centros de Usinagem sejam mais indicados no processo de fabricação dessas peças.
Com o avanço da eletrônica e da informática foi possível desenvolver máquinas ferramentas com alta tecnologia embutida, como vemos hoje os Centros de Usinagem que são máquinas ferramentas controladas por computador, são conhecidos também como Centros de Torneamento ou máquinas CNC ( Computer Numeric Control ), Controle Numérico Computadorizado. Com essa tecnologia foram também desenvolvidas as tecnologias de CAD ( Desenho Assistido por Computador ) e CAM ( Manufatura Assistida por Computador ), que promovem fabricação de peças complexas com grande precisão e agilidade com pouca interferência de mão de obra.
2 OBJETIVOS
• Visualizar o funcionamento de um torno CNC e ter uma noção de todas as operações que esta máquina pode realizar;
• Acompanhar a usinagem de uma peça de aço conforme a programação feita com base no desenho;
• Os alunos deverão observar todo o processo de preparação da máquina; Conhecer as ferramentas utilizadas nesta prática, assim como a sequência de operações destacando o processcesso de Usinagem em Torno CNC
...