Projeto de Pesquisa: Sistema Automatizado Separador de Resíduos Recicláveis
Por: DFSDEIVERSON • 22/8/2018 • Projeto de pesquisa • 1.086 Palavras (5 Páginas) • 320 Visualizações
SENAI
Curso de Automação Industrial
Modalidade: EAD
Unidade: Betim
Projeto de Pesquisa
Sistema Automatizado Separador de Resíduos Recicláveis
Betim / MG
2017
SENAI
Curso de Automação Industrial
Modalidade: EAD
Unidade: Betim
Deiverson Fabiano dos Santos
Projeto de Pesquisa
Sistema Automatizado Separador de Resíduos Recicláveis
Projeto pesquisa apresentado ao Curso Técnico em Automação Industrial – SENAI Betim, para fins de nota parcial no módulo I.
Professor Orientador: Maurício Marçal da Silva Silva
Betim / MG
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................04
JUSTIFICATIVA----------------------------------------------------------------------------05
CONTEXTO HISTÓRICO DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL---------------------06
TIPOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL-----------------------------------------------06
SISTEMA AUTOMATIZADO SEPARADOR DE RECICLÁVEIS-----------------07
CONSIDERAÇÕES FINAIS----------------------------------------------------------------08
REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------09
INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa foi desenvolvido pelo aluno do 1º módulo do Curso Técnico de automação industrial, na unidade Betim. Tem como objetivo apresentar um tema muito prático, importante e inovador: O Sistema Automatizado Separador de Resíduos Recicláveis.
Cabe ressaltar, que a reciclagem promove muitos benefícios tanto para o meio ambiente, quanto para as pessoas (únicas responsáveis pelo acúmulo de lixo no planeta). Dentre eles podemos citar: a prevenção e a diminuição de risco na saúde, nos impactos ambientais e na exploração de recursos naturais. Além disso, possui como vantagens econômicas a economia de recursos naturais, a diminuição de gastos, na limpeza urbana, no tratamento de doenças, no controle da poluição, na construção de aterros santários, na remediação de áreas degradadas, com a energia elétrica e a geração de empregos, tanto para a população não – qualificada, quanto para o setor industrial.
A metodologia utilizada deu-se por meio de pesquisa bibliográfica e conhecimento empírico da questão em pauta.
JUSTIFICATIVA
O Sistema Automatizado Separador de Resíduos Recicláveis é uma máquina de extrema importância, e porque não dizer uma das mais relevantes. Seu funcionamento é totalmente automatizado, ela realiza a separação dos resíduos por meio do controlador lógico programável (CLP).
O sistema utiliza eletroímã [1]e sensores para identificação de diversos materiais tais como: papel, metal, vidro, plástico, alumínio e tretra pak. Sendo que o equipamento é capaz de separar os resíduos sem que haja a interferência do ser humano, evitando assim que o mesmo fique exposto aos riscos biológicos, doenças e ferimentos. Além disso, ela realiza todo o processo de forma rápida e eficiente com redução de custos para a empresa.
O técnico de automação coloca informações no painel de comando para realizar a separação de determinado material e a máquina separa os resíduos e os conduz para os espaços pré-definidos, nos quais os mesmos serão realocados para empresas de beneficiamento dos materiais.
CONTEXTO HISTÓRICO DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
A automação industrial proporcionou ao mundo ótimos resultados, sendo que mais evidentes nas linhas de produção industrial e uma maneira mais ágil de solucionar os problemas enfrentados nas mesmas.
O surgimento da automação no Brasil é recente em comparação com outros países desenvolvidos. Um grande impulsionador foi a implantação dos Controladores Lógicos Programáveis (CLP), que substituíram centenas de relés[2]. Os CLP tem a função de absorver as informações dos sensores, os quais convertem sinais físicos, como nível de água, pressão, velocidade em sinais analógicos ou digitais, além de gerenciamento de atuadores, como partida e parada de motores ou fechamento de válvula.
TIPOS DE AUTOMAÇÃO
A automação rígida consiste em uma linha de produção fixa, na qual é necessária remodelar todo o sistema produtivo quando se deseja alterar o produto na linha de produção, sendo indicado para a produção em larga escala de determinado produto.
No que diz respeito a automação flexível, ela é utililizada em linhas de produção que necessitam da fabricação de diversos produtos, no mesmo processo produtivo, porém em uma escala menor em relação a automação rígida.
Por último, a automação programável é empregada em pequenos volumes que necessitam de constantes mudanças na linha de produção que demanda apenas a repogramação dos equipamentos para a produção de um novo produto.
...