Software
Tese: Software. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nyna2175 • 28/10/2014 • Tese • 1.451 Palavras (6 Páginas) • 240 Visualizações
SOFTWARE LIVRE
Software Livre, ou Free Software, conforme a definição do software livre é criada pelo Free Software Foudantion , é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.
Software Livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante os direitos autorais do programador/organização. O segundo caso acontece quando o autor do software renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum.
O Software Livre como movimento organizado teve início em 1983, quando Richard Stallman (foto acima) deu início ao Projeto GNU e, posteriormente, à Free Software Foundation.
Software Livre se refere à existência simultânea de quatro tipos de liberdades para os usuários do software, definidas pela Free Software Foundation. Veja abaixo uma explicação sobre as 4 liberdades, baseada no texto em português da Definição de Software Livre publicada pela FSF:
As 4 liberdades básicas associadas ao software livre são:
• A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
• A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
• A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
• A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Um programa é software livre se os usuários tem todas essas liberdades. Portanto, você deve ser livre para redistribuir cópias, seja com ou sem modificações, seja de graça ou cobrando uma taxa pela distribuição, para qualquer um em qualquer lugar. Ser livre para fazer essas coisas significa (entre outras coisas) que você não tem que pedir ou pegar permissaõ , uma vez que esteja de posse do programa.
Você deve também ter a liberdade de fazer modifcações e usá-las privativamente no seu trabalho ou lazer, sem nem mesmo mencionar que elas existem. Se você publicar as modificações, você não deve ser obrigado a avisar a ninguém em particular, ou de nenhum modo em especial.
A liberdade de utilizar um programa significa a liberdade para qualquer tipo de pessoa física ou jurídica utilizar o software em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem que seja necessário comunicar ao desenvolvedor ou a qualquer outra entidade em especial.
A liberdade de redistribuir cópias deve incluir formas binárias ou executáveis do programa, assim como o código-fonte, tanto para as versões originais quanto para as modificadas. De modo que a liberdade de fazer modificações, e de publicar versões aperfeiçoadas, tenha algum significado, deve-se ter acesso ao código-fonte do programa. Portanto,acesso ao codigo-fonte é uma condição necessaria ao software livre.Para que essas liberdades sejam reais, elas tem que ser interregodas desde que você não faça nada errado; caso o desenvolvedor do software tenha o poder de revogar a licença, mesmo que você não tenha dado motivo, o software não é livre.
- Exemplos de softwares livres
Alguns softwares livres notáveis são o Linux, o ambiente gráfico KDE, o compilador GCC, o servidor web Apache, o OpenOffice.org e o navegador web Firefox, entre muitos outros.
AS UTILIZAÇÕES DOS SOFTWARES LIVRES
° Firefox
È um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Moliza Foudantion .o Firefox tornou-se o objetivo principal da Mozilla Foundation. Anteriormente o navegador juntamente com o Mozila Thudhrebid , outro produto da Mozilla Foundation eram os destaques da mesma.Cerca de 40% do código do programa foi totalmente escrito por voluntários.
O Firefox tem suporte à navegação através de abas/separadores, o que possibilita a abertura de várias páginas em uma única janela do navegador. Esta função foi herdada da suíte Mozilla, que por sua vez, emprestou-a de uma extensão conhecida como MultiZilla, a qual foi desenvolvida especialmente para a suíte. O Firefox também está entre os primeiros navegadores a disponibilizar bloqueamento personalizado de janelas pop.
° Linux
Linux é um termo popularmente utilizado para se referir a sistemas operativos ou sistemas operacionais que utilizem o núcleo linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandes Linus tolvadls , inspirado no sistema Minix. O seu codigo de fonte está disponível sob a licença GPL para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.
O Linux é um nucleo monolitico : as funções do núcleo (escalonamento de processos, gereciamento de memorias , operações de entrada/saida , acesso ao sistma de arquivos) são executadas no espaço de nucleo. Uma característica do núcleo Linux é que algumas das funções (drives de dispositivos , suporte à rede, sistema de arquivos, por exemplo) podem ser compiladas e executadas como modulos (em ingles: LKM - loadable kernel modules), que são bibliotecas compiladas separadamente da parte principal do núcleo e podem ser carregadas e descarregadas após o núcleo estar em execução.
° KDE
KDE é uma comunidade internacional de software livre produzindo um conjunto de aplicativos multiplataforma projetados para funcionar em conjunto com sistemas GNU/Linux, FreeBSD,Solaris Microsoft Windows, e Apple Mac OS X. Ela é mais conhecida pela sua área de trabalho plasma, um ambiente de trabalho fornecido como o ambiente padrão em muitas distribuições, como OpenSUSE, MandrivaLinux, Kubunutun , Sabayon e Chakra GNU/Linux.
O gerenciador de janelas disponibilizado (KWin) é responsável por fornecer
...