Software 5S
Tese: Software 5S. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marianatarliene • 14/2/2014 • Tese • 1.116 Palavras (5 Páginas) • 268 Visualizações
Introdução
O novo cenário econômico mundial, incluindo a crescente conscientização do povo brasileiro tem motivado as empresas a reverem a postura frente o consumidor, ao empregado, ao acionista e à sociedade em geral.
Qualidade, custo, atendimento e inovação são fatores importantes para a sobrevivência das empresas frente a esse novo cenário. Para alcançar esses requisitos, a Gerência da Qualidade Total no estilo japonês incorpora todos os pontos acima almejados, sendo que para iniciar o processo, recomenda-se pelo programa 5S, isto é, fazendo uma grande faxina no sentido físico e moral.
1. Conceito
O 5S é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a idade adulta, constitui um programa de educação e treinamento que busca a Qualidade Total, de modo simples, através do aperfeiçoamento constante, da prática de bons hábitos, procedimentos, comportamentos etc.
É uma técnica utilizada em Programas de Gestão da Qualidade com as seguintes características:
Em cinco passos;
Simples (mas de ação);
Não tem pré-requisito;
Fácil de transmitir.
2. Origem
Este método foi concebido por Kaoru Ishikawa, em 1950, no Japão do pós-guerra, inspirado na necessidade que havia de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzida o país após a derrota na Segunda Guerra Mundial.
O método demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país.
A palavra senso significa entendimento, capacidade de apreciar e julgar.
O nome é devido às iniciais das cinco palavras japonesas que intitulam as cinco etapas do processo. O programa vem sendo adaptado e praticado com sucesso em todo o mundo, levando em consideração as diferenças de cultura de cada povo.
Portanto não pode ser apenas traduzido, é muito importante serem interpretados e entendidos. Cada S, no Japão, corresponde a um ideograma que é a forma japonesa de reunir várias características para exprimir uma ideia.
Podemos dizer que os senso é algo que se aprende e se desenvolve o entendimento dos conceitos de utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina.
Os nossos ambientes não poderiam ser ainda mais agradáveis?
Os nossos ambientes são realmente limpos?
E os nossos materiais, objetos, enfim, nossas vidas, estão sendo cuidados da melhor forma possível?
Será que podemos tornar mais simples as nossas vidas, as nossas atividades diárias em casa e no trabalho?
3.Objetivos
O programa 5S visa melhorar a qualidade de vida, através da pratica de ações consideradas simples, e que nos possibilitarão mudar para melhor a nossa vida em todos ambientes que freqüentamos.
O programa possui o objetivo de elevar o patamar de competitividade incluindo assim:
Mudanças comportamentais, incorporando à cultura existente novos hábitos, valores e costumes;
Melhorias na qualidade de vida dos empregados;
Ganhos de produtividade e de qualidade dos produtos; e
Facilitador da obtenção das certificações ISO.
4. 5 S
4.1 Senso de utilização
Guardar coisas é do instinto do homem. Todo mundo tem seu espaço em casa e/ou no trabalho em que se coloca tudo que se acha que vai precisar um dia, no entanto, guardar coisas desnecessárias no trabalho é prejuízo para a empresa.
Saber utilizar é, saber arrumar, separar o que é útil e manter apenas o que realmente precisamos e usamos no nosso dia-dia.
O senso de utilização implica em decretar guerra contra todos os tipos de desperdício.
4.2 Senso de ordenação
O senso de ordenação significa determinar o melhor local para guardar os materiais e objetos de forma que possam se localizados fácil e rapidamente quando precisamos usá-los.
Ordenar significa identificar o item necessário, padronizar o seu uso e sua guarda para que todos sigam o procedimento, sabendo usar quando necessário e guardar no mesmo local, da mesma forma que encontrou e nas mesmas condições de uso.
Deve-se fazer uso de vários tipos de controle visual, como por exemplo,
Rótulos, Cores visíveis, facilitando a identificação e reposição no local de guarda dos objetos.
A comunicação visual deve ser fácil e rápida.
Não escreva frases longas, comunique apenas a ideia chave por painel, ilustre a ideia com um desenho.
Mude o lay-out do seu ambiente de trabalho, se necessário! Torne-o agradável em todos os sentidos!
BENEFICIOS DO SENSO DE ORDENAÇÃO
Menos acidentes
Rapidez na localização de materiais
Melhoria no visual do local de trabalho
Estimulo a criatividade
UM LUGAR PARA CADA COISA, CADA COISA EM SEU LUGAR!
...