TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMINAIS DE AUTO ATENDIMENTO NOS EVENTOS COPA 2014 & JOGOS OLÍMPICOS 2016.

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.585 Palavras (11 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar I – PIM I

Cursos Superiores de Tecnologia

TERMINAIS DE AUTO ATENDIMENTO NOS EVENTOS COPA 2014 & JOGOS OLÍMPICOS 2016.

Polo Freguesia do Ó

UNIP INTERATIVA


UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar I – PIM I

Cursos Superiores de Tecnologia

TERMINAIS DE AUTO ATENDIMENTO NOS EVENTOS COPA 2014 & JOGOS OLÍMPICOS 2016.

Carla Fabiana Rocha Matos    RA: 1140231

Gestão de Tecnologia da Informação

Polo Freguesia do Ó

UNIP INTERATIVA

Sumário

Introdução6

Terminais de auto atendimento7

Totens, Locais e Sistema Operacional7

Terminais de auto atendimento e seu uso9

Sustentabilidade15

Conclusão17

Bibliografia18


RESUMO

O projeto Copa 2014/Olimpíadas 2016 tem como objetivo disponibilizar um guia fácil, rápido e prático para turistas e visitantes de todo país. Para tanto, o projeto prevê a instalação de terminais pelos pontos mais visitados das cidades que sediarão os jogos da copa e olímpiadas, disponibilizando informações sobre os principais jogos e eventos, bem como programação adjacente, opcional, direcionada àqueles que planejaram alternativamente sua estadia no país.

Os terminais escolhidos para suportar esse projeto atenderam alguns critérios interessantes, tais como economia de energia e redução de resíduos. Eles exibirão tecnologia de ponta, tais como tela de LED sensível ao toque e também informações disponíveis em áudio. Os terminais serão instalados na altura padrão recomendada pelo fabricante, entretanto, em cada local terá pelo menos um terminal com altura adequada aos cadeirantes.

Como a função dos terminais é informar de forma abrangente, possuirão em seu banco de dados informações sobre os eventos que acontecerão nas cidades, mas também com informações comerciais, de lazer, culturais e de apoio aos turistas.

Palavras chave:  Eventos, Turistas, Informações, Terminais, Lazer, Tecnologia.

ABSTRACT

The project Cup 2014/ Olympics 2016 aims to provide an easy guide, quick and convenient for tourists and visitors from all over the country. Therefore, the project provides the installation of terminal points of the most visited places where the games are going to be, providing information on major games and events as well as programming adjoining, optional or alternative events directed at those who planned their stay in the country for more fun.

The terminals chosen to support this project have some interesting features, such as energy saving and waste reduction. They display technology, such as LED screen touch and also information available in audio. The terminals will be installed in a standard height as manufacturer recommended, however, each site will have at least one terminal with appropriate height for wheelchair users.

Since the function of the terminals is to inform, has in its database the events that happen around major cities too, with business information leisure, cultural and attraction to tourists.

Keywords: Events, Tourists Information, Terminals, Leisure, Technology.

INTRODUÇÃO

Os anos de 2014 e 2016 serão de grande importância para o Brasil. Respectivamente a realização da Copa do Mundo e das Olímpiadas colocarão o país em evidência mundialmente. Toda vez que esse tipo de evento é sediado por um país, tem-se a chance de mostrar ao mundo as boas coisas que pode-se oferecer. Isso, naturalmente, abre portas para o bom turismo, movimentando a economia nacional.

Para que isso aconteça de forma excelente é preciso ter um bom planejamento e investimento adequado. Como o número de pessoas recebidas nessas ocasiões é muito grande, é preciso pensar na infraestrutura dos principais pontos em que as pessoas terão acesso. É preciso pensar desde a estrutura e comportamento dos aeroportos até hospitais, hotéis, segurança, alimentação, etc. Mais do que isso, deve-se planejar como essas pessoas poderão obter essas facilidades sem complicações, com tranquilidade e segurança.

  1. TERMINAIS DE AUTO ATENDIMENTO
  1. TOTENS, LOCAIS E SISTEMA OPERACIONAL

O primeiro passo será fazer a escolha do Totem que, conectado à internet atenderá ao usuário final. Este software permite ao usuário carregar fotos, vídeos e textos dos produtos de forma remota, pela internet, em qualquer estação com total segurança.

Em Tecnologia da Informação, a palavra ACESSABILIDADE possui um importante significado. Podemos verificar que o acesso à Internet nada mais é do que a flexibilidade das informações coletadas e interação dessas com o usuário. Dessa acessabilidade podemos destacar três pontos: utilizadores, situação e ambiente.

- Utilizadores: de frente as suas capacidades funcionais e sensoriais, nenhuma barreira é imposta ao usuário;

- Situação: o acesso deve ser possível e útil em diversas situações, independente do software, equipamentos e comunicações;

- Ambiente: essa ferramenta permite o acesso através de vários equipamentos ou navegadores, em diferentes ambientes, não estando portanto, condicionado ao ambiente físico envolvente, exterior ou interior.

Serão instalados em locais com alto fluxo de pessoas como metrôs, shoppings, terminais rodoviários, bancos, hotéis, grandes hospitais, aeroportos, etc. Seguem alguns modelos de equipamentos:

  • VS ADAPT: versátil, possui design slim e ainda permite o aproveitamento de CPUs;
  • VS SLIM: Terminal com gabinete interno que armazena a CPU de forma compacta, garantindo o design slim;
  • VS PNE: Terminal desenvolvido para facilitar o acesso dos portadores de necessidades especiais;
  • VS WINDOWS: Terminal com estrutura própria para a fixação em paredes, ideal para ambientes compactos;
  • VS DISPLAY VERTICAL: Terminal multifuncional, perfeito para representar a sua empresa de forma moderna e inovadora;
  • VS DISPLAY: Sofisticado e com design diferenciado, esse modelo causa excelente impacto visual;
  • VS BOX: Terminal robusto, que comporta equipamentos de grande porte e gera economia para as empresas;
  • VS BASIC: Modelo versátil, que possui design slim e ainda permite o aproveitamento de CPUs de tamanho padrão.

[pic 1]

Figura 1: Modelos de terminais Totem.

Fonte: http://www.provecta.com.br/

[pic 2]

Figura 2: Terminal visão frontal e lateral.

Fonte: http://www.provecta.com.br/terminais/vs-adapt

        Para funcionamento dos terminais totens será instalado o sistema operacional LINUX. O sistema operacional é o responsável por fazer a interface entre usuário e máquina. No caso do LINUX – que pode ter seu código fonte modificado de acordo com as necessidades do projeto, já que é um software livre – ajudará a diminuir custos.         O Linux é um software livre. Todos podem usá-lo, alterá-lo e redistribuí-lo, através de compilação de seu Kernel. Foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix, e como já mencionado, seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença. Para o projeto contabilizaremos os gastos apenas com o pessoal técnico (instalação e suporte).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (446 Kb)   docx (952.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com