TIPOS DE PLACAS MÃES E SUAS CARACTERÍSTICAS
Por: valter-39 • 17/11/2018 • Relatório de pesquisa • 774 Palavras (4 Páginas) • 242 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OURINHOS
JOSÉ VALTER BIANCÃO
1ADS-NOTURNO
Laboratório de Hardware
Professor: Adalberto
“TIPOS DE PLACAS MÃES E SUAS CARACTERISTICAS”
OURINHOS
2018
- PLACA‐MÃE
Placa‐mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador.
- TIPOS DE PLACA-MÃE
- AT – ADVANCED TECHNOLOGY
Seu uso foi constante de 1983 até 1996. Um dos fatores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado foi o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos de alimentação do computador que dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento, além disso, seu conector de alimentação da fonte AT, que é ligado à placa-mãe, que é composto por dois plugs semelhantes que devem ser encaixados lado a lado, dificultavam sua identificação, na instalação, podendo ser invertidos e causar a queima da placa.
Com o padrão AT, era necessário desligar o computador pelo sistema operacional, aguardando um aviso de que o computador pode ser desligado pelo seu botão "Power" presente na parte frontal do gabinete. Somente assim o equipamento é desligado. Isso se deve a uma limitação das fontes AT, que não foram projetadas com o recurso de desligamento automático.
- BABY- AT
Introduzidas no mercado em 1986, vêem para reduzir o tamanho das placas AT que eram caras e foram produzidas até o ano de 2002. Suas principais características era que tudo era ligada a ela por cabos flats, tornando-se um amontoado de cabo e prejudicando a ventilação interna e sua montagem era muita trabalhosa.
- ATX - Advanced Technology Extended
Pelo nome, é possível notar que é o aperfeiçoamento do padrão AT, tendo seu objetivo solucionar os problemas da AT. O padrão apresenta uma série de melhorias em relação à AT, e atualmente a maioria dos computadores novos vem baseada neste padrão. Entre as principais características do ATX estão o maior espaço interno, proporcionando uma ventilação adequada, os conectores de teclado e mouse no formato mini-DIM PS/2 (conectores menores), os conectores seriais e paralelos ligados diretamente na placa-mãe, sem a necessidade de cabos, o melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impeça a instalação de placas de expansão por falta de espaço, não é possível encaixar o plug de energia de forma invertida, pois seu formado dificulta o encaixe de forma errada evitando danos à placa, possui gerenciamento de energia para desligar o micro, permitindo o desligamento automático do mesmo sem o uso da chave de desligamento encontrada no gabinete e também podendo ser desligado o computador utilizando um sinal externo como, por exemplo, uma chamada telefônica recebida pelo modem instalado.
...