Teste de integração
Por: thiago.chiarelot • 17/11/2015 • Projeto de pesquisa • 1.170 Palavras (5 Páginas) • 208 Visualizações
1. UNIFIED MODELING LANGUAGE (UML)
1.1. CONCEITO DE ORIENTAÇÃO A OBJETO
Em meados da década de 70 houve significativas mudanças na área de informática, entre essas, encontra-se a Orientação a Objeto (OO), um novo paradigma de desenvolvimento de sistemas.
Os métodos de desenvolvimento adotado na época eram isento de regras, feitos basicamente por textos e em linguagem natural, exceto pelo uso de fluxogramas. A derivação da modelagem da fase de análise e ainda a fase de projeto, até então, não teria critério especifico.
O ano de 1968 foi especial, pois importantes marcos foras fixados na história da Informática. O conceito de Engenharia de Software surge em repulsa à crise se software. Dijkstra escreve sobre a programação estruturada, que deu a devida importância à complexidade dos sistemas. (MELO, 2010, pag. 7).
Deste momento em diante houve vários outros marcos até chegarmos à análise estruturada e finalmente à análise orientada a objetos, o que transformou a forma de desenvolver sistemas com a uniformização de modelos em todas suas etapas e facilitando o entendimento entre usuários e desenvolvedores. Na linguagem tradicional o foco era o programa em si que poderia se perder no contexto, enquanto na linguagem orientada a objeto, os dados ficam protegidos por cápsulas que apenas se tem acesso através de métodos.
Surgiram inúmeras linguagens que permitiam a manipulação desse novo paradigma de desenvolvimento, tais como: Eiffel, C++, Objetive-C, Object Pascal e Java, que vieram após a primeira linguagem totalmente OO SmallTalk, que consolidou os conceitos desse novo modelo como: classe, objeto, atributo, método, entre outros.
O objeto é qualquer coisa que exista no mundo real, físico ou conceitualmente. Os atributos são basicamente a estrutura de dados que vai representar a classe, são as características do objeto. As operações são utilizadas para modificar o estado do objeto. Os métodos são representações de uma operação em código. O método modifica os atributos apenas de sua classe, mas não tem conhecimento sobre a estrutura das outras classes. Para isso é necessário o uso da Mensagem. Mensagem é quando o método solicita a execução de uma operação em outra classe. A identidade do objeto indica que cada objeto é tratado independente mesmo que tenha as mesmas características.
A classe representa um conjunto de objetos com características afins. Já, o encapsulamento é utilizado para impedir acesso direto aos atributos do objeto, sendo assim, o acesso se dá por meio de operações. A herança é mecanismo utilizado para evitar redundância de dados. Nesse caso, uma classe reutiliza alguns dados de outra, a classe que herda é chamada subclasse e a que disponibiliza esses dados chama-se superclasse. É na herança que temos a representação dos conceitos de generalização e especialização.
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Existe também a herança múltipla, esta permite que uma subclasse possa ter várias superclasses, herdando características de todas.
O polimorfismo ocorre quando uma herança é modificada. Uma operação pode ter diferentes práticas em diferentes pontos da subclasse. Assim, o que prevalece são as operações da subclasse sobre a superclasse.
1.2. VISÃO GERAL DA UML
A Unified Modeling Language, ou simplesmente UML, trata-se de uma linguagem de modelagem. É através de sua composição que é feito a criação e leitura de modelos de sistemas, mas é a parte do processo de desenvolvimento que decide a quantidade e quando esses modelos são criados, pois esse padrão é totalmente independente do processo, o que facilita sua aplicação. É uma “linguagem para especificação, visualização, construção e documentação de artefatos de sistemas de software”. (MELO, 2010, pág. 35).
Sobre a especialização ajuda no que diz respeito às decisões para desenvolver e implantar um sistema. Por ter um padrão bem definido não deixa margens para equívocos, assim os desenvolvedores fazem uma visualização do modelo sem maiores dificuldades ou qualquer ambigüidade. A UML permite mapear os modelos para a linguagem de programação, possibilitando criar um código a partir deste modelo ou criar um modelo a partir do código e dar suporte a geração documentos de códigos fontes, testes, requisitos, entre outros artefatos, durante o desenvolvimento de um sistema.
A UML eliminou as diferenças existentes entre os métodos de modelagem – chegavam a ser mais de 50 métodos diferentes -, e unificou sistemas de tipos diferentes. Além disso, buscou desenvolver uma linguagem de modelagem que pudesse fornecer uma linguagem de modelagem visual expressiva que possibilitava desenvolver e trocar modelos significativos e uma base padrão para entendimento dessa linguagem, equipar com extensibilidade e mecanismos de especialização para aumentar os conceitos centrais, agregar melhores práticas, suportar especificações independentemente de linguagens de programação particulares, processos de desenvolvimento e o alto nível de conceitos de desenvolvimento tais como colaborações, padrões, estruturas e componentes.
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