Trabalho Sobre DesignSprint
Por: Paulo Sisti • 4/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.718 Palavras (7 Páginas) • 83 Visualizações
Classificacao da informacao: Uso Interno
DESIGN SPRINT
DESIGN SPRINT
Classificacao da informacao: Uso Interno
O QUE É DESIGN SPRINT?
DESIGN SPRINT
O Design Sprint é uma metodologia ágil para
solucionar problemas, em um curto período de
tempo, tendo como premissa apenas cinco dias para
seu desenvolvimento, o Designer Sprint não foca no
desenvolvimento em si do produto, mas na
apresentação e prototipação de um produto, para
saber se o mesmo seria bem recebido.
O método tem como objetivo ajudar a definir um
produto final, levantando seus requisitos, ideias,
apresentando em forma de um protótipo, que possa
ser validado pelos usuários e aí aprovado.
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HISTÓRIA
DESIGN SPRINT
“Mais horas não equivalem a melhores resultados. Reunindo as
pessoas certas, estruturando as atividades e eliminando a
distração, descobrimos que é possível progredir rapidamente ao
trabalhar com um cronograma razoável.”
A técnica foi criada na Google Ventures pelo design parceiro Jake Knapp.
Segundo Jake, ele costumava fazer brainstorms com sua equipe na
Google, para gerar ideias e soluções para determinados problemas.
Apesar de serem divertidos e gerarem diversas ideias boas, elas
dificilmente são colocadas em prática realmente.
A ideia é simples dividida em cinco dias, sendo o primeiro dia,
entender o problema, levantar requisitos, o segundo dia é coletar
ideias da equipe, e planejar uma solução, o terceiro dia escolher uma
ideia, seria a tomada de decisão, qual ideia será levada para o
protótipo, o quarto dia é transformar esta ideia em um protótipo
testável, o mais próximo possível do resultado final, e por fim o quinto
dia testar o protótipo com possíveis usuários, e validar a ideia, agora
com o opinião de quem irá usar o produto.
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COMO FUNCIONA?
A metodologia é dividida em cinco dias de
trabalho:
➔ Na segunda-feira é feito um mapa do problema.
➔ Na terça-feira cada indivíduo esboça
soluções.
➔ Na quarta-feira é decidido quais esboços são
mais fortes.
➔ Na quinta-feira um protótipo realista é
construído.
➔ Na sexta-feira o protótipo é testado com alguns
clientes-alvo.
DESIGN SPRINT
Obs.: Limitado a sete colaboradores. Obrigatória a presença de
um definidor e um facilitador.
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SEGUNDA-FEIRA: MAPEAMENTO
O primeiro dia do Design Sprint inicia com uma série de
conversas estruturadas para construir uma base para a
semana de trabalho. O objetivo é que a equipe inicie
com o máximo de informações e o mais rápido
possível.
Pela manhã, são definidas as principais perguntas e um
objetivo de longo prazo, em seguida, cria-se um mapa
simples do seu produto ou serviço. Já na parte da tarde,
você pede aos especialistas da sua equipe que
compartilhem o que sabem usando métodos de
Lightning Talks (apresentações relâmpago). Por fim,
mas não menos importante, é escolhido um alvo: o
ponto no mapa que representa o maior risco e/ou
oportunidade
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TERÇA-FEIRA: ESBOÇO
Na terça-feira é dia de resolver o problema. A equipe
avalia tudo o que aprendeu no dia anterior para
estabelecer o foco. Define-se o contexto específico e os
resultados desejados de soluções potenciais. A definição
termina escolhendo um foco específico para o Sprint,
bem como metas, métricas de sucesso e sinais.
Inicia-se o esboço: Isso é feito com um método
otimizado para o pensamento profundo. Em vez de um
típico brainstorming em grupo, cada indivíduo esboça
suas próprias soluções detalhadas e opinativas,
seguindo um processo que enfatiza o pensamento crítico
da equipe.
Assim, todos podem visualizar os pensamentos de cada
um de forma rápida e clara. É importante
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