Trabalho Sobre MSI
Por: José10 • 3/4/2019 • Artigo • 1.228 Palavras (5 Páginas) • 184 Visualizações
Aula não presencial 07/08/19
- Os componentes básicos de um computador são cinco, a placa mãe, o processador, as memórias, a unidade de armazenamento, e os dispositivos de entrada e saída.
- A energia elétrica é a base para que tudo funcione, como a computação, sem a energia os aparelhos e praticamente tudo relacionado a computação não funciona.
- Ela se apresenta nas formas contínua e alternada.
Corrente contínua: Corrente contínuo é o fluxo ordenado de elétrons sempre numa direção. Esse tipo de corrente é fornecido por baterias de automóveis ou de motos (6, 12 ou 24 v), pequenas baterias (geralmente de 9 v), pilhas (1,2V e 1,5V), dínamos, célula solares e fontes de alimentação de várias tecnologias, que retificam a corrente alternada para produzir corrente contínua. Normalmente é utilizada para alimentar aparelhos eletrônicos (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamento de informática (computadores, modems, hubs, etc.). Além disso, pode-se utilizado para transmissão de energia elétrica em grandes distâncias devido às vantagens, em circunstâncias muito específicas, comparada a transmissão CA convencional. Este tipo de circuito possui um polo negativo e outro positivo.
Corrente alternada: A corrente alternada, é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal. Por ser uma forma de transmissão de energia mais eficiente, normalmente a CA é o tipo de corrente que chega às residências. Entretanto, em certas aplicações, diferentes formas de ondas são utilizadas, tais como triangular ou ondas quadradas. Enquanto a fonte de corrente contínua é constituída pelos polos positivo e negativo, a de corrente alternada é composta por fases (e, muitas vezes, pelo fio neutro).
- A forma da tensão é baixa. O tipo da tensão é alternada. A voltagem necessária é de 110V.
- A função das fontes de alimentação é transformar a corrente alternada em contínua.
- é a quantidade de ciclos de onda gerados em um espaço de tempo. Quanto mais rápida for a oscilação entre a fase positiva e a negativa, maior será a frequência da onda. Unidade de frequência é Hz (Hertz).
- A frequência utilizada no Brasil é a de 60HZ.
- Os campos eletromagnéticos estão presentes em todos os lugares no ambiente que nos rodeia e causam impactos nas propriedades de condução elétrica dos condutores. Sua presença com intensidades fortes e polaridades opostas (alinhamentos) frequentemente causam uma alteração na taxa normal do fluxo de corrente nos condutores elétricos. Esse feito é também conhecido como magnetorresistência, uma vez que contribui na variação da resistência nos condutores elétricos através de campos magnéticos intensos no entorno. Embora os condutores elétricos também criem campos magnéticos quando conduzem corrente, os componentes elétricos e magnéticos desses campos são alinhados perpendicularmente uns aos outros, por isso não causam problema para o fluxo de corrente. Por outro lado, campos eletromagnéticos externos são independentes e têm o potencial de interromper o fluxo da corrente através desses condutores.
- Como sabemos, os computadores são compostos por circuitos eletrônicos que exigem cuidado ao serem tocados. O corpo humano produz eletricidade estática e é justamente esse tipo de condução de energia que compromete as peças do seu computador. Por isso, é importantíssimo que você procure sempre fazer descargas estáticas em objetos que não sejam os componentes do seu PC. Uma boa maneira de você se livrar da eletricidade estática, para operar no PC "desligado" é fazê-lo de pés descalços, em chãos de tábua, laminado pisos frios, etc,
- Não terá por onde a energia estática se dissipar.
- Os condutores da eletricidade quando submetidos a uma diferença de potencial acabam gerando em sua volta um campo magnético, esse campo pode variar sua intensidade de acordo com o fluxo de corrente que existe naquele conjunto de condutores dentro de uma tubulação. Campos magnéticos podem ser captados por qualquer outro condutor de eletricidade e isso inclui os cabos de comunicação. Por mais que cabos de comunicação sejam fabricados para transmitir dadas e baixas tensões em correntes contínuas, esses cabos também são condutores de eletricidade e com isso podem facilmente interromper qualquer fluxo magnético.
- Chamamos de aterramento a ligação e instalação de um corpo condutor com o planeta terra que é uma fonte inesgotável de elétrons. A rede elétrica é formada por dois fios, uma chamada FASE e outro chamado NEUTRO. O fio neutro possui potencial zero e o fio fase é por onde a tensão elétrica é transmitida. Como haverá diferença de potencial entre a fase e o neutro, haverá tensão elétrica. Acontece que o fio neutro pode ficar "sujo" devido a fugas apresentadas pelos equipamentos elétricos de sua casa ou trabalho. Se sua instalação tiver um sistema de aterramento este pegará o excesso de tensão e encaminhará para a terra, mantendo o potencial elétrico sempre em zero.
- O aterramento e a equipotencialização são ações fundamentais para garantir o funcionamento adequado dos sistemas de proteção contra choques elétricos, sobretensões, descargas atmosféricas e descargas eletrostáticas. Ele serve tanto para a proteção da pessoa quanto a proteção para os elementos elétricos para que não queimem.
- O aterramento funciona da seguinte forma: Os circuitos computacionais são equipamentos muito sensíveis à variação de tensão. O próprio corpo humano pode estar carregado positivamente com este tipo de energia. Ela é chamada de "Energia Estática". Quando você está carregado de energia estática e toca em algum componente ou até mesmo no gabinete do computador você pode descarregar esta energia no equipamento. Você já ouviu alguém falando que tomou choque quando foi fechar a porta do carro? Pois é exatamente a mesma coisa. Quando você está carregado positivamente e encontra uma fonte onde possa descarregar essa energia ela com certeza é descarregada. Caso você tenha o costume de abrir seu PC e estar em contato com as placas de circuito do PC, é recomendado que você aterrasse para não descarregar esta energia nele. transferindo a energia estática para o solo e não para seu PC.
- Ele serve para se descarregar o excedente de energia gerado pelo circuito em cada campo magnético de cada componente, para não deixar satura os mesmo e vir a causar um dano maior. Resumindo serve para dispersar energia no solo, energia prejudicial ao sistema.
- Pode acontecer de cair uma descarga elétrica durante o uso do computador que irá fazer algo queimar caso a pessoa não tenha nenhum sistema de aterramento confiável ou algum filtro de linha ou nobreak.
- O senhor não colocou.
- O senhor não colocou.
- Os nobreaks servem para que quando dê uma queda de energia a pessoa possa salvar algum arquivo sem que ela perca naquele momento. Os estabilizadores servem para manter sempre a mesma tensão elétrica e os filtros de linha para garantir que não passará nenhuma carga maior do que o necessário.
- Quando vamos comprar um nobreak, a primeira pergunta que devemos nos fazer é quais equipamentos serão ligados ao nobreak e qual a corrente elétrica que cada um necessita. Esse questionamento nos leva à potência do nobreak, medida em volt-ampère (VA). Quanto maior a potência, mais equipamentos podem ser conectados e por maior tempo o nobreak alimentará esses aparelhos em caso de interrupção de energia.
- 1.Quais os equipamentos você precisa proteger/ Qual a carga total dos equipamentos que você precisa conectar ao nobreak/ Qual a tensão de entrada e saída necessária/ Por quanto tempo você precisa que seus equipamentos continuem funcionando/ Onde você irá instalar o nobreak.
- Sim isso pode ocorrer.
- ...
...