Trabalho VT – Economia Digital: E-commerce
Por: Leonardo Fernandes de Andrade • 22/9/2019 • Tese • 504 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
Universidade Salgado de Oliveira
Disciplina: Economia Digital e Finanças
VT – Economia Digital: E-commerce
Introduzir uma nova marca no mercado pode ser complicado a princípio, mas após um bom planejamento estratégico acerca dos fatores chaves em torno dos processos de criação do mercado em questão, pode tornar a situação bem mais favorável e sucessível ao sucesso. Estudamos formas de introduzir uma nova loja inteiramente digital, a principio por conter menos gastos, mas posteriormente entende-se que há muitas outras vantagens a cerca desse método de negócio.
As primeiras pesquisas indicam que o crescimento do mercado digital aumentou muito em pouco tempo nos últimos anos, e como a quantidade de usuários conectados á internet vem aumentando de forma estrondosa, torna-se um nicho excelente para ser explorado pelas empresas e serviços. O mercado escolhido para nossa pesquisa foi o de roupas, pois apesar do produto simples, pode ser sempre inovado por um pequeno custo de produção no caso de produtos originais. Uma loja focada no mercado têxtil pode ser uma faca de dois gumes, pois apesar de ser relativamente barato para se produzir, é necessário um marketing agressivo para manter a loja em funcionamento, mantendo uma qualidade alta para fidelizar os clientes que já efetuaram alguma compra, e poder atrair novos através de seu desempenho no mercado.
Por não possuirmos gastos com uma loja física, podemos repassar isso para a nossa clientela através de preços mais baixos e produtos com boa qualidade. Como toda empresa, possuímos nossas regras de negócio. Como uma de nossas principais vantagens sobre nossas concorrentes que possuem lojas físicas é o preço mais em conta, resolvemos aplicar isso também as nossas regras de negócio, facilitando mais ainda a vida de nossos clientes.
Nossa loja trabalha com um sistema de pagamento que funciona como um carnê digital, fazendo com o que o cliente não “gaste” o limite do seu cartão crédito ao fazer compras em nossa loja. Possuímos também um prazo máximo para a entrega da encomenda, caso o prazo se esgote, oferecemos 80% de reembolso do valor do produto adquirido. Fora isso possuímos outros benefícios, como compras com valor acima de 1000 reais podendo ser parceladas em 12x sem juros.
Uma das maiores diferenças entre as lojas virtuais e as físicas, é a falta de atendentes, por isso elaboramos um sistema de chat-box que atende o cliente de forma semelhante a um vendedor, mostrando-lhe itens de seu interesse e que combinem com o seu perfil.
Com tudo que foi explanado, podemos chegar à conclusão de que as lojas virtuais estão um passo a frente das lojas físicas em relação a preços e em comodidade, pois não é necessário sair de casa para ir as compras, mas pecam em não possibilitar que o cliente experimente a roupa antes de compra-la e ainda falta ganhar a total confiança da clientela, pois ainda é um modelo de negócio relativamente novo. Porém, acreditamos que num futuro próximo, lojas virtuais serão mais populares que as antiquadas lojas físicas.
...