Trabalho De Economia Capitulo 5 E 8
Monografias: Trabalho De Economia Capitulo 5 E 8. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joelmkailer • 5/6/2013 • 939 Palavras (4 Páginas) • 1.378 Visualizações
Atividades do capitulo 5
01- Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar os seus lucros?
R: Mercado Concorrencial são aquelas empresas que fabricam os mesmos produtos e disputam os mesmos clientes.
A regra que o empresário utiliza para maximizar seus lucros é tomar o preço e produzir até o seu preço igualar-se ao custo marginal.
02- Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.
R: Monopólio é a ausência de concorrência onde existe apenas um fornecedor, eles fixam um valor que lhes dará maior lucro, onde eles poderão diminuir a produção e aumentar os preços, por serem os únicos fornecedores. Os Oligopólios já possuem mais de um fornecedor mas mesmo assim são poucos, onde cada um tem uma grande parte do mercado, a alteração na venda de um desses fornecedores afetará a todos. Já os Monopólios não há problema algum, eles estimulam um preço que lhe dará maior lucro, e se aparecer algum concorrente, eles diminuem o preço para desestimular a entrada do concorrente.
03-Quais as estruturas do mercado de fatores? Como elas se caracterizam?
R: - Concorrência Perfeita no Mercado de Fatores: Como os ofertantes são em grande número, não podem elevar o preço de seus serviços, por ser uma produção de mão-de-obra não especializado.
- Monopsônio: Onde há somente um comprador para vários vendedores.
- Oligopsônio: Onde há poucos compradores para muitos vendedores.
- Monopólio Bilateral: Quando há somente um comprador para um vendedor.
04- O que vem a ser o monopólio bilateral?
R: Monopólio Bilateral é quando um só vendedor encontra somente um comprador, onde a permutação de valores dependerá dos dois, um por só ter auele exato comprador, e o comprador por só ter aquele lugar para compra.
5) Defina Mark up. Qual a justificativa para as empresas utilizarem a regra de Mark up para determinação de preços?
Mark-up é a margem de lucro entre a receita e os custos diretos (ou variáveis) de produção. Caracteriza-se quando a empresas tem o monopólio ou oligopólio, que sendo assim tem grande influência na demanda de mercado, aumentando ou baixando o nível de produção e tem poder sobre os preços.
Atividades do capitulo 8
1 – Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos, relacionado os respectivos fatores que a provocam.
Inflação é definida como um aumento contínuo e generalizado no índice de preços. O aumento de um bem ou serviço em particular não constitui inflação, somente ocorre quando há um aumento generalizado da maioria dos bens e serviços.
Inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços.
Inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Com isso, ocorre uma retração da produção, deslocando a curva da oferta do produto para trás, provocando um aumento dos preços de mercado. As causas mais comuns dos aumentos dos custos de produção são:
Aumento do custo de matérias primas;
Aumentos salariais acima da produtividade;
Estrutura de mercado.
2 – Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.
A distorção mais séria provocada por altas taxas de inflação é a piora da distribuição de renda, devido à redução do poder aquisitivo da classe trabalhadora, que dependem de rendimentos fixos, com prazos legais e reajustes (dissídios coletivos). Também deve ser destacado o efeito que altas taxas de
...