TÉCNICAS DE USABILIDADE APLICADAS AO SISTEMA DE FORMATAÇÃO DE ARTIGOS ACADEMICOS
Por: Hardel • 26/4/2017 • Trabalho acadêmico • 7.392 Palavras (30 Páginas) • 402 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
TÉCNICAS DE USABILIDADE APLICADAS AO SISTEMA DE FORMATAÇÃO DE ARTIGOS ACADEMICOS
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
TÉCNICAS DE USABILIDADE APLICADAS AO SISTEMA DE FORMATAÇÃO DE ARTIGOS ACADEMICOS
NOME: BRUNO ALVES FERREIRA ARDEL
RA: 1138392
NOME: INGRID DA SILVA GONSALVES
RA:1643117
NOME: JOSÉ HILDEGARDO DE MACEDO
RA: 1640670
NOME: JUNIO RICARDO DE OLIVEIRA SILVA
RA:1528830
NOME: MICHAEL SHAYRON S PARREIRA
RA: 1633785
NOME: TOBIAS THOMAZ DE OLIVEIRA
RA: 1540178
CURSO: ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
3º SEMESTRE
RESUMO
Neste trabalho, o objetivo foi realizar os testes de caixa preta em cada caso de teste no sistema de formatação de artigos acadêmicos, apresentado pelo Departamento de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (DEPP) de uma universidade. Após o sistema ser testado, será realizada a inspeção de usabilidade aplicando a técnica de avaliação das 10 heurísticas de Jakob Nielsen. Serão utilizados os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Engenharia de Software II e Projeto de Interface com o Usuário. Com os resultados obtidos em cada técnica, foi possível identificar os problemas de interação usuário-sistema e fazer recomendações para possibilitar uma melhor usabilidade do sistema.
Palavras-chave: interfaces humano-computador, avaliação de interfaces, usabilidade.
ABSTRACT
In this work, the objective was to carry out the black box tests in each test case in the system of formatting academic articles, presented by the Department of Extension, Research and Graduate Studies (DEPP) of a university. After the system is tested, the usability inspection will be performed applying the evaluation technique of the 10 heuristics of Jakob Nielsen. It will be used the knowledge acquired in the disciplines Software Engineering II and Design of Interface with the User. With the results obtained in each technique, it was possible to identify the problems of user-system interaction and make recommendations to enable a better usability of the system.
Keywords: human-computer interfaces, interface evaluation, usability.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2.
8. CONCLUSÃO 00
9. REFERÊNCIAS 00
INTRODUÇÃO
A interface é um dos elementos mais importantes para se obter um programa de qualidade, pois o usuário qualifica-o de acordo com a parte visível do programa e com a qual ele interage, ou seja, a interface. A área de Interação Humano Computador (IHC) preocupa-se com a interação usuário-sistema e seus resultados práticos para o projeto de interfaces humano-computador. Essa área busca o desenvolvimento de interfaces de qualidade, bem como a avaliação da sua usabilidade.
A usabilidade é sinônimo de facilidade de uso. Se a utilização de determinado produto é fácil, o usuário aprende mais rápido a utilizá-lo, memoriza as operações, comete menos e erros tem maior produtividade.
A avaliação de usabilidade deve ocorrer durante todo o desenvolvimento do software, assim, quanto mais cedo o problema é descoberto e reparado, menor será o custo das alterações necessárias ao sistema, e consequentemente, oferece ao usuário uma interação de qualidade.
Para realizar uma avaliação de usabilidade existem várias técnicas. Elas são escolhidas de acordo com a etapa de desenvolvimento do software, mas também dependem de alguns fatores, como por exemplo: quem vai avaliar; o que avaliar; e qual o objetivo da avaliação.
No presente trabalho, o objetivo principal foi avaliar a usabilidade do programa de formatação de artigos acadêmicos, o qual terá como principal função a formatação dos artigos acadêmicos que serão enviados, pelos autores, aos congressos e revistas científicas da universidade. Um artigo somente poderá ser submetido se estiver dentro das normas de formatação definidas pelo Departamento de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (DEPP), baseadas nestes 10 casos de teste:
- Caso de teste 1: Gerar um artigo completo com um autor cadastrado com sucesso (nenhum campo pode ser branco).
- Caso de teste 2: Gerar um artigo para submissão com um autor cadastrado com sucesso (nenhum campo pode ser branco).
- Caso de teste 3: Gerar um artigo completo com três autores cadastrados com sucesso (nenhum campo pode ser branco).
- Caso de teste 4: Gerar um artigo completo com três autores com e-mails inválidos (nenhum campo pode ser branco).
- Caso de teste 5: Gerar um artigo completo com três autores com os campos de autor em branco.
- Caso de teste 6: Gerar um artigo completo com um autor cadastrado com sucesso (nenhum campo pode ser branco) e limpar os dados sem gerar o artigo.
- Caso de teste 7: Gerar um artigo completo com um autor cadastrado com sucesso (nenhum campo pode ser branco), criando no campo “corpo do texto” um texto com formatação em negrito, itálico, subscrito e sobrescrito com texto justificado com sucesso.
- Caso de teste 8: Gerar um artigo completo com um autor cadastrado com sucesso (nenhum campo pode ser branco), anexando no campo “corpo do texto” uma imagem de um arquivo com sucesso.
- Caso de teste 9: Gerar um artigo completo com um autor cadastrado com sucesso (nenhum campo pode ser branco), anexando no campo “Notas” uma URL de um arquivo com sucesso e criando um texto formato à esquerda e em negrito.
- Caso de teste 10: Testes de Interface Além dos casos de testes relacionados às regras de negócio será necessário criar os testes relativos ao comportamento técnico da tela do sistema.
A técnica escolhida para realizar a avaliação de usabilidade no sistema foi: avaliação heurística, as heurísticas utilizadas foram as de Nielsen (ROCHA, 2003). Neste texto, inicialmente, é introduzida a área de Interfaces Humano-Computador e o conceito de usabilidade. Após, cada técnica citada é descrita, bem como os resultados obtidos pela avaliação da usabilidade do programa da Universidade. Por fim, algumas conclusões são apresentadas.
...