UNIVERSIDADE PAULISTA PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Por: LadyAsuna • 8/10/2019 • Resenha • 2.388 Palavras (10 Páginas) • 263 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Curso Superior em Gestão Pública
PIM I Projeto Multidisciplinar
Magazine Luiza S.A
Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção de título de graduação em Gestão Pública, apresentado à Universidade Paulista, Unip EaD.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 3
2.1 O Magazine Luiza 3
2.2 Modelo de Gestão 4
2.3 Responsabilidade Social e Ambiental 5
3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6
3.1 Magazine Luiza: Comunicação Externa 6
3.2 Magazine Luiza: Comunicação Interna 7
4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo apresentar de forma sucinta um levantamento das características e práticas organizacionais da empresa Magazine Luiza S.A, por meio de pesquisa e análise de informações. Os temas analisados são os das disciplinas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.
Em Fundamentos da Administração, será analisado o modelo de administração vigente na empresa escolhida, a existência ou não de Responsabilidade Social e Ambiental, preocupação com o ser humano e com o meio ambiente, projetos sociais e visão da empresa.
Em Comunicação Empresarial, serão analisadas as formas como a empresa se comunica com seus diversos públicos. A comunicação interna, externa ou mercadológica, institucional e administrativa; além das ferramentas de comunicação externa (propaganda, redes sociais, etc.) e interna (TV e Rádio corporativa, comunicados, etc.).
Em Técnicas de Informática, será analisada a importância da Tecnologia da Informação (TI), peça fundamental para o sucesso das organizações contemporâneas e como tal, seu uso inadequado, se vista como gasto e não investimento, por exemplo, pode levar a ruína financeira da organização.
2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
2.1 O Magazine Luiza
O Magazine Luiza foi fundado em 16 de novembro de 1957, em Franca- SP. No final de 2018, o Magazine Luiza S.A contava com mais de 27 mil colaboradores, 954 lojas (sendo 791 convencionais, 162 virtuais e o site), doze centros de distribuição e três escritórios, espalhados por 16 estados brasileiros, a companhia figura entre as maiores varejistas do país, competindo no e-commerce com os gigantes Amazon, Submarino e Mercado Livre.
Os principais produtos comercializados pela empresa estão nos setores de telefonia, informática, eletrodomésticos, móveis, eletroeletrônicos, presentes, brinquedos, hobby e lazer. No site há um quadro de produtos maior do que nas lojas físicas, contando com aproximadamente 230 mil itens.
A organização tem capital aberto, todos os interessados em investir podem acessar informações importantes relacionadas á governança empresarial e balancetes financeiros da empresa com facilidade. O Magazine Luiza é uma S.A (SOCIEDADE ANÔNIMA), que de acordo com a Lei 6.404/76, são sociedades cujo capital não é atribuído a uma pessoa especifica, é dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas.
O Magazine Luiza tem como missão “ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada que visa sempre o bem-estar comum”. Missão que é complementada pela Visão da organização:
Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.
2.2 Modelo de Gestão
De acordo com a pesquisa realizada, é possível notar que a empresa tem grande influência da Teoria das Relações Humanas, teoria que propõe o aumento da eficiência através da compreensão do trabalhador e não do trabalho.
Com as experiências feitas por Elton Mayo (1880‑1949) na fabrica de reles Hawthorne, da Western Electric Company, em Chicago, em 1927, concluiu-se que o nível de produção é resultante da integração social e não da capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a Teoria Clássica), mas por normas sociais e expectativas grupais, descobriu-se a organização informal e a necessidade da comunicação e da participação.
Embora a realidade de trabalhadores de uma fábrica seja diferente da dos vendedores do Magazine Luiza (que são mais da metade do quadro de colaboradores), as duas mantém um mesmo princípio: as pessoas. Nos dois casos os funcionários passam muito tempo juntos, formando naturalmente as chamadas ‘organizações informais’, a qualidade e tipo de interação nessas organizações interferem na produtividade.
Segundo Dubin (1998, apud SANTOS, [s.d.], p. 51), a organização informal surge das relações humanas. Basta a existência de duas pessoas para formar um grupo social e estabelecer as relações interpessoais de associação e cooperação, bem como de conflitos e antagonismos.
A criação de uma cultura na empresa, com a presença de valores, ética e princípios é importantíssima, pois “[...] os grupos sociais desenvolvem padrões de comportamento aceitos e assimilados pelos membros, por traduzirem os valores e expectativas do grupo.” (SANTOS, 2014, p.51).
Os trabalhadores do Magazine Luiza são constantemente convidados a participar, integrar e socializar para fortalecer os vínculos com a empresa e os colegas. A Reunião Matinal realizada diariamente em todas as unidades e o Conselho de Colaboradores, eleito anualmente, em cada uma das unidades, com o objetivo de ajudar o gerente da loja em decisões importantes.
Medidas como estas só foram possíveis graças à liderança de Luiza Helena Trajano que, em 1991 ao assumir a superintendência da empresa, colocou fim aos processos burocráticos, horizontalizando a estrutura, dando mais liberdade aos colaboradores e incentivando a gestão participativa. Chiavenato (2014, p. 119) pontua que o comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança, a liderança eficaz obtém lealdade, elevado desempenho e alto compromisso com os objetivos da organização.
...