Um ambiente m-learning de ensino/aprendizagem de conceitos avançados de banco de dados
Por: Gabriel Eduardo • 31/10/2016 • Monografia • 6.399 Palavras (26 Páginas) • 504 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE RIO PARANAÍBA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GABRIEL EDUARDO CAMPOS DO ESPÍRITO SANTO
UM AMBIENTE M-LEARNING PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE BANCO DE DADOS
RIO PARANAÍBA
2016
GABRIEL EDUARDO CAMPOS DO ESPÍRITO SANTO
UM AMBIENTE M-LEARNING PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE BANCO DE DADOS
Monografia apresentada à Universidade Fe- deral de Viçosa, como parte das exigências para a a aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I
Orientador: Adriana Zanella Martinhago
RIO PARANAÍBA
2016
No aprendizado, o papel do professor é mobilizar inúmeras estratégias pedagógicas para desempenhar sua prática docente e associá-las aos recursos disponíveis. O professor não deve ser mais aquele que apenas transmite, repassa conhecimentos e informações ao aluno, mas o que é capaz de criar um ambiente de aprendizagem que facilite e estimule o aluno a construir o conhecimento. Um meio de conseguir atingir esses objetivos é tentar novas formas de ensino para proporcionar ao aluno uma maior facilidade no aprendizado. De forma paralela, as tecnologias de computação móvel encontram-se atualmente em franca evolução. A utilização de dispositivos móveis na educação criou um novo conceito, cha- mado Mobile Learning ou m-Learning. Seu grande potencial encontra-se na utilização de tecnologia móvel como parte de um modelo de aprendizado integrado. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um ambiente m-learning de perguntas e respostas. Para o desenvolvimento do ambiente foi utilizada a metodologia Web Modeling Learning (WebML) modificada com as seguintes etapas: (1) especificação de requisitos; (2) mo- delagem e prototipação do sistema; (3) implementação utilizando a ferramenta Android Studio; (4) testes e evolução e (5) manutenção. Com este projeto pretende-se auxiliar os alunos de graduação na compreensão e fixação de conceitos teóricos da disciplina e posteriormente transformá-lo em uma plataforma multidisciplinar.
Palavras-chaves: dispositivos móveis, tecnologia de computação móvel Web Modeling
Learning, m-learning, Android Studio.
In learning, the teacher’s role is to mobilize numerous teaching strategies to perform their teaching practice and associate them with available resources. The teacher should not be one that only transmits, passes on knowledge and information to the student, but which is able to create a learning environment that facilitates and encourages students to build knowledge. One means of achieving achieve these goals is to try new ways of teaching to provide students with greater ease in learning. In parallel, the mobile computing technolo- gies currently are in frank evolution. The use of mobile devices in education has created a new concept, called Mobile Learning or m-Learning. Their great potential lies in the use of mobile technology as part of an integrated learning model. In this context, the ob- jective of this work is to develop an environment m-learning questions and answers. For the development environment was used Web Modeling Learning methodology (webml) modified with the following steps: (1) requirements specification; (2) modeling and pro- totyping system; (3) implementation using Android Studio tool; (4) Tests and evolution, (5) maintenance. This project aims to assist graduate students in the understanding and assessment of theoretical concepts of discipline and then turn it into a multidisciplinary platform.
Keywords: mobile devices, mobile computing technologies Web Modeling Learning, m- learning, Android Studio.
Figura 1 – Figura da Estrutura do WebML adaptada . . . . . . . . . . . . . . . . 17
Figura 2 – Divisão do ambiente desenvolvido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18
Tabela 1 – Cronograma de tarefas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21
1 | Introdução . . . . . . . . . . . . . . | . | . | . | . . . . . . . . . . . . . . . . . . . | . | 7 |
2 | Objetivos . . . . . . . . . . . . . . | . | . | . | . . . . . . . . . . . . . . . . . . . | . | 8 |
2.1 Objetivos Específicos . . . . . . | . | . | . | . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . | . | 8 | |
3 | Referencial Teórico . . . . . . . . . | . | . | . | . . . . . . . . . . . . . . . . . . . | . | 9 |
3.1 Computação Móvel . . . . . . . | . | . | . | . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . | . | 9 | |
3.2 Dispositivos Móveis e Educação | . | . | . | . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . | . | 10 | |
3.3 Mobile Learning . . . . . . . . . | . | . | . | . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . | . | 11 | |
3.4 Sistema Operacional Android . | . | . | . | . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . | . | 13 | |
3.4.1 Android Studio . . . . . | . | . | . | . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . | . | 13 |
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