Um sistema computacional
Resenha: Um sistema computacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ANDRESSA • 5/11/2012 • Resenha • 665 Palavras (3 Páginas) • 954 Visualizações
Um sistema computacional consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um programa (software). O software mais importante é o sistema operacional, porque ele fornece as bases para a execução das aplicações, às quais o usuário deseja executar. Exemplos de sistemas operacionais são o Windows, o Macintosh e o Linux, dentre outros. Um dos mais utilizados por usuários domésticos hoje é o Windows, produzido pela Microsoft.
Um sistema computacional pode ser composto de rede de computadores, servidores e cluster, dependendo da situação e das necessidades.
Um sistema computacional (ou baseado em computador) é aquele que automatiza ou apóia a realização de atividades humanas através do processamento de informações.
Um sistema baseado em computador é caracterizado por alguns elementos fundamentais.
• Hardware
• Software
• Informações
• Usuários
• Procedimentos ou Tarefas
• Documentação
O hardware corresponde às partes eletrônicas e mecânicas (rígidas) que possibilitam a existência do software, o armazenamento de informações e a interação com o usuário. A CPU, as memórias primária e secundária, os periféricos, os componentes de redes de computadores, são exemplos de elementos de hardware. Um único computador pode possibilitar a existência de diversos sistemas e um sistema pode requisitar diversos computadores.
O software é a parte abstrata do sistema computacional que funciona num hardware a partir de instruções codificadas numa linguagem de programação. Estas instruções permitem o processamento e armazenamento de informações na forma de dados codificados e podem ser controladas pelo usuário. Este controle, bem como a troca de informações entre o usuário e o sistema é feita através da interface de usuário, composta por hardware e software.
Histórico dos sistema computacionais
Se separarmos os fatos cronologicamente, e segundo seus componentes básicos, podemos obter a seguinte ordem.
1. A era dos dispositivos mecânicos.
Durou de 3000 a.C. até 1880, e começou com o desenvolvimento, por parte dos chineses, de um equipamento chamado ábaco. Este equipamento foi posteriormente usado por babilônios e romanos e há registro de seu uso até os dias de hoje na China rural. A primeira evolução de um sistema de calcular surgiu em 1500, quando Leonardo da Vinci inventou um calculador mecânico; Em 1621 surgiu outra evolução, a régua de cálculo.
1. A era dos dispositivos eletromecânicos.
Surgiu com a invenção do motor elétrico e durou de 1880 a 1930, quando surgiu uma grande quantidade de máquinas de somar acionadas por motores elétricos. Estas máquinas ainda eram baseadas nos princípios da Pascalina e tornaram-se dispositivos comuns em escritórios até o advento das calculadoras de bolso em 1970.
1. A era dos dispositivos eletrônicos.
Em 1935 um estudante de engenharia alemão chamado
...