VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MODELO CASCATA
Por: Andreia Kurovski • 3/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.132 Palavras (5 Páginas) • 6.627 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 MODELO CASCATA
3.2 EVOLUÇÃO DO MODELO EM CASCATA
3.2.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MODELO CASCATA
3.3 EXEMPLO DO MODELO EM CASCATA
3.3.1.1 C# (Sharp)
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Existem vários modelos de processo de software, neste trabalho apresentarei um modelo, falando de sua evolução e de suas vantagens e desvantagens e também indicarei uma linguagem de programação atual e os motivos da escolha desse modelo em particular.
O modelo de Processo de Software mais tradicional é o em Cascata, ou Clássico, que descreve um método linear e sequencial. Onde só é iniciada uma fase quando a anterior estiver terminada. Falarei mais desse modelo no decorrer deste trabalho.
- OBJETIVO
O objetivo desse trabalho é a obtenção de conhecimento em engenharia de software e em engenharia de requisitos, fazendo uma pesquisa sobre modelos de Processos de Software, descrevendo o Modelo em Cascata. E também apresentar uma linguagem de programação atual.
- DESENVOLVIMENTO
- MODELO CASCATA
O modelo cascata é o mais tradicional, por parecer ser mais simples e organizado, porém durante o desenvolvimento do projeto pode ocorrer inúmeras falhas decorrentes desse modelo cascata, por isso surgiram os métodos Interativo e Incremental, com a ideia de substituir o modelo Cascata e acabar com as falhas, mas como nada é perfeito eles também tem suas falhas.
Esse modelo descreve um método que é linear e sequencial. Quando uma fase de desenvolvimento é completada, o desenvolvimento segue para a próxima fase. Por exemplo, a análise de requisitos deve ser completada antes que o desenho do sistema possa ser iniciado. Os nomes dados a cada passo variam, assim como varia a definição exata de cada um deles, mas basicamente o ciclo de vida começa com a análise de requisitos movendo-se em seguida para a fase de desenho, codificação, implementação, teste e finalmente manutenção do sistema.
Cada fase resulta em um ou mais documentos que deve ser aprovado; Existe uma consequência nas fases; Às vezes o processo atrasa a necessidade de uma suspensão dos requisitos. E esse modelo é recomendado para projetos maiores de sistemas;
PRINCIPAIS ESTÁGIOS:
- Análise e Definições de Requisitos: as funções, as restrições e os objetivos do sistema são estabelecidos por meio de consulta aos usuários do sistema. Em seguida são estabelecidos e servem como uma especificação do sistema.
- Projeto de Sistemas e Software: o processo de projeto de sistemas agrupa os requisitos em sistemas de hardware e software. Envolve a identificação e a descrição das abstrações fundamentais do sistema de software e suas relações.
- Implementação e Testes de Unidade: durante este estágio, o projeto do software é compreendido como um conjunto de programas ou unidades de programa. O teste de unidade envolve verificar se cada uma a das unidades atende à sua especificação.
- Integração e Teste de Sistemas: as unidades de programa ou programas individuais são integrados e testados como um sistema completo a fim de garantir que os requisitos de software foram atendidos. Depois do teste, o software é entregue ao cliente.
- Operação e Manutenção: O sistema é instalado e colocado em operação. Envolve corrigir erros que não foram descobertos em estágios anteriores, melhorando a implementação e descobrindo novos requisitos.
- EVOLUÇÃO DO MODELO CASCATA
Em 1960 Royce propôs o que é agora popularmente designado no modelo cascata como um conceito inicial, um modelo que ele argumentava ser defeituoso. Seu trabalho então explorou como o modelo inicial poderia ser desenvolvido em um modelo iterativo, com feedback de cada fase influenciando as próximas, de modo similar a muitos métodos amplamente utilizados hoje.
O modelo em cascata rapidamente não se tornou o que Royce pretendia, um projeto interativo, mas ao invés disto um modelo puramente sequencialmente ordenado.
...